Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

Segunda Opinião | Nunca Digas Nunca

$
0
0

A TVI estreou no dia 18 de novembro a sua nova aposta das tardes de sábado. Nunca Digas Nunca é o nome do formato que prometia pôr à prova os medos dos portugueses. Mas de assustador teve muito pouco.

O programa começa por pecar na sua excessiva duração. Nunca Digas Nunca é emitido entre as 16h15 e as 20h00, quatro horas em direto que em nada ajudam na mecânica. A duração ideal passaria pelas duas horas, começando pelas 18h e concentrando-se mais nos jogos com os concorrentes.

Em vez disso, Nunca Digas Nunca acaba por ser uma mistura pouco conseguida – mas que ainda vai a tempo de ser corrigida. Os jogos não põem à prova as fobias dos concorrentes, são sim jogos engraçados ou de destreza, muitos deles semelhantes a outros formatos da concorrência – como é o caso do Vale Tudo ou Cante se Puder, da SIC. 

Quando se poderia esperar um programa que fizesse lembrar o mítico Agora ou Nunca, da SIC, apresentado por Jorge Gabriel nos anos 90, a TVI optou por ir pelo caminho mais fácil. A maratona televisiva é ocupada por convidados musicais e as chamadas do 760. Para além das provas físicas, existem ainda perguntas sobre o universo TVI ou de cultura geral. Um quiz que gerou uma certa confusão, pois as regras não foram bem explicadas pelos apresentadores.

Ana Sofia Martins e Pedro Teixeira conduzem o formato e, tendo em conta a duração e a exigência do mesmo, podemos considerar que estiveram bem. Ainda assim, o nervosismo e o formato inédito fez com que a dupla se perdesse em alguns momentos – sobretudo Ana Sofia Martins, menos habituada a este tipo de programas. 

Se à primeira vista a aposta na apresentadora e atriz poderá não parecer a melhor - sobretudo quando existiam outra opções mais viáveis, como Leonor Poeiras (que já provou ter uma química especial com Pedro Teixeira) ou até Isabel Silva - o facto é que resulta. A ideia de trazer para este formato uma dupla jovem e diferente compensa o risco.

Não deixa de ser notório o esforço da TVI para apresentar um formato diferente nas tardes de sábado. Do grafismo ao cenário, passando pelo conceito e até nas escolhas musicais, Nunca Digas Nunca é realmente diferente do que a estação nos habitou no horário. 

Ainda assim, Nunca Digas Nunca tem um longo caminho a percorrer para se tornar num formato mais coerente e verdadeiramente desafiante. Para já, estreou a liderar e parece ter conquistado os portugueses.

Segunda Opinião - 105ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/

"Cosido à Mão". Concorrentes trabalham com lingerie numa prova surpreendente

$
0
0

No próximo dia 25 de novembro é emitido o quinto programa do Cosido à Mão. Em prova estão onze costureiros amadores e o desafio continua. Depois da saída de Sara, os concorrentes têm agora uma nova prova pela frente.

Na emissão desta semana, os aspirantes a melhor costureiro amador do país enfrentam uma prova muito especial, trabalhando pela primeira vez com lingerie. Para inspirar os costureiros amadores, o atelier recebe a visita de Inês Basek, representante da Dama de Copas, que conhece como ninguém as maravilhas do Bra Fitting e será uma mais-valia na avaliação da peça de molde.

A transformação é a mais surpreendente de sempre: tem como ponto de partida um simples roupão, mas este esconde uma grande surpresa que irá deixar todos à beira de um ataque de nervos. Para ver este sábado, pelas 21h00, na RTP1.

"Patriots Day - Unidos Por Boston" estreia no TV Cine 1

$
0
0

O ataque com duas bombas artesanais na meta da Maratona de Boston a 15 de abril de 2013 é o ponto de partida para Patriots Day - Unidos Por Boston. 

A Maratona de Boston é uma das mais famosas e reputadas do mundo, com milhares de corredores a celebrarem a magia do desporto. Mas a edição de 2013, a 15 de abril, foi assombrada pelo rebentamento de duas bombas artesanais na meta da corrida. 

Uma equipa especial foi logo designada para o apuramento do que se terá passado e se estaríamos perante mais um caso de terrorismo. O Presidente da Câmara de Boston deu a missão aos Sargentos Tommy Saunders (Mark Wahlberg) e Jeffrey Pugliese (J. K. Simmons)  e ao agente do FBI Richard DesLauriers  (Kevin Bacon)  de descobrirem a verdade, para que os responsáveis não pudessem magoar mais ninguém e para que um ato vil desta dimensão nunca mais se repetisse. 

Patriots Day - Unidos Por Boston estreia a 3 de dezembro, domingo, às 21h30, no TV Cine 1.

Manuela Moura Guedes regressa à televisão na SIC | ▷ Veja o vídeo

$
0
0

A jornalista está de volta à televisão portuguesa no próximo domingo. Será na SIC que os telespetadores poderão voltar a ver Manuela Moura Guedes, uma vez que esta será uma das convidadas do próximo D'Improviso.

No formato conduzido por César Mourão, a pivot volta a conduzir um noticiário, mas desta vez improvisado. "Boa noite, eu sou a Manuela Moura Guedes e este é o Jornal D'Improviso", poderá ouvir-se na próxima edição do programa, que vai para o ar a 26 de novembro.

Para além da jornalista e do brasileiro Marco Gonçalves, que estará no programa todas as semanas, o próximo D'Improviso conta também com a fadista Raquel Tavares, o apresentador Júlio Isidro e a atriz Leonor Seixas, que serão desafiados por César Mourão.

Veja a promo que já passa nos ecrãs da SIC:

Fora de Casa | 23 a 29 de Novembro

$
0
0


Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para a semana de 23 a 29 de Novembro.



(imagem C. Gonçalves)

"PARA ALÉM DO IMPOSSÍVEL" | LISBOA

A autora C. Gonçalves irá apresentar, no próximo domingo, 26 de novembro, pelas 14.30 horas, no CHIADO Café Literário, em Lisboa, o seu primeiro romance "Para Além do Impossível".
Este é um livro que retrata a forma como as mulheres de hoje tomam as rédeas da sua própria vida e decidem a forma como vivem, cada uma à sua maneira, e como, por vezes, o amor pode interferir nesses planos e vir a deitar por terra tudo aquilo que tinham delineado. 
Poderá o amor vencer preconceitos e obstáculos, sobretudo aqueles que apenas existem na nossa cabeça? 
Se gosta do género, é uma boa oportunidade para adquirir esta magnífica obra, e conhecer a autora que lhe deu vida.




Resultado de imagem para SUPER CIRCO COIMBRA
(imagem Super Circo)

SUPER CIRCO | COIMBRA
 
Se gosta de circo, não perca a oportunidade de assitir ao espetáculo daquele que é, atualmente, considerado um dos maiores, melhores e mais modernos circos portugueses.
O Super Circo estará em Coimbra, de 24 de novembro a 3 de dezembro e apresenta, sob um chapiteau gigante, um grandioso desfile com 15 artistas em pista, nas mais diversas modalidades circenses, modernas e tradicionais. 
Do programa de Natal 2017 destaca-se a estreia do duo de ginastas em arco aéreo, a roda gigante da morte ou ainda o equilibrista em mãos sobre rolos, único em Portugal. 
Claro que também os hilariantes palhaços, parodistas e musicais, marcarão presença, nesta que será a grande festa deste Natal.
De 7 a 17 de dezembro, o Super Circo estará em Rio Tinto. Aveiro receberá o espetáculo de 22 de dezembro a 7 de janeiro.




(imagem Livecom)

EXPOSIÇÃO PINTURA XANA ABREU | LISBOA

Xana Abreu, em conjunto com as Publicações Europa-América, convidam para a exposição de pintura que estará patente no Espaço Arte, em Lisboa, até ao próximo dia 15 de janeiro.
Desde pequena que Xana soube que iria ser pintora. Frequentou a Escola António Arroio (Artes Plásticas) e posteriormente a Faculdade de Belas-Artes – Universidade de Lisboa (Artes Plásticas / Pintura). Ilustrou dezenas de livros para Portugal, Brasil e Angola e participou em diversas exposições colectivas e individuais.
A artista é atualmente conhecida do grande público no meio musical e televisão. Depois de anos a explorar diferentes vertentes artísticas, regressa agora à sua principal paixão, a pintura.




Resultado de imagem para lisbon and sintra film festival 2017
(imagem Visit Lisboa)

LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL 2017 | LISBOA/ SINTRA

Já começou a 11ª Edição do LEFFEST - LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL, que decorrerá até ao próximo domingo.
O LEFFEST apresenta mais de 180 filmes, alguns deles premiados nos mais reputados festivais internacionais.
David Cronenberg, Robert Pattinson, Willem Dafoe, João Mário Grilo, José Vieira e Rodrigo Rey Rosa são apenas alguns dos muitos convidados, que protagonizarão encontros com o público.
O LEFFEST’17 prestará ainda homenagem a Isabelle Huppert, com a exibição de uma retrospectiva da sua obra. 
Para além da interligação com o Teatro, o LEFFEST aposta no cruzamento com a Música, a Literatura e as Artes Plásticas. 
Toda a programação em  LEFFEST_programa_2017.




Imagem relacionada
(imagem Mar Shopping)

"ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS NO GELO" | MATOSINHOS

O MAR Shopping (Matosinhos) e a produtora AM Live apresentam, entre 24 de novembro de 2017 e 7 de janeiro de 2018, o musical “Alice e o País das Maravilhas no Gelo”, uma produção baseada na obra de 1865 de Lewis Carroll, e que Nuno Markl, Mafalda Santos e Francisco Martiniano Palma adaptaram.
Do elenco fazem parte nomes como Pedro Górgia, Sandra Celas, e Inês Ramos e Filipa Raquel, ambas no papel de Alice, entre outros.
A tenda está montada no parque de estacionamento exterior.




Festival da Batata-doce de Aljezur
(imagem Viral Agenda)

FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR | ALJEZUR

De 24 a 26 de novembro realiza-se, no Espeço Multiusos de Aljezur, mais uma edição do Festival da Batata-Doce de Aljezur, um evento que visa celebrar a melhor batata-doce do mundo e honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.
Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.
As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos, e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas “embaixadoras” da doçaria local.




Revista à Portuguesa “Que grande caldeirada”
(imagem Wherevent)

"QUE GRANDE CALDEIRADA!" | NAZARÉ

A conceituada atriz Florbela Queiroz regressou ao teatro com a revista à portuguesa “Que Grande Caldeirada!”, uma revista de luxo que se apresentará, no Cineteatro da Nazaré, no próximo dia 24 de novembro, às 21 horas.
Com produção de João Baptista e Ricardo Miguel, a revista conta no seu elenco, para além de Florbela Queiroz, com a participação de Marisa Carvalho, Raquel Caneca, Gonçalo Brandão, Isabel Damatta e Ricardo Miguel.
Reservas: 917 791 497 / 912 948 950
Bilhetes à venda no próprio dia do espetáculo na bilheteira do cineteatro.




Cartaz Almoço net
(imagem Infocul)

"ALMOÇO DE FAMÍLIA" | CARTAXO

A peça “Almoço de Família”, de Frederico Corado e Vânia Calado, vai estrear no Cartaxo, no dia 24 de Novembro, às 21.30 horas, no Centro Cultural do Cartaxo. 

"A Família Vigário reúne-se ao domingo, como habitualmente, para o almoço de família. O que não é habitual é o que se passa essa tarde: entre o montar da árvore de Natal, o vizinho Adelino e a sua tia, o cozido frio, a avó Isabel e os dois Zés, o almoço não corre como seria de esperar porque a família vai ter uma pequena surpresa. Afinal o que é a vida em família senão uma sucessão de pequenas surpresas?"

Esta produção, da Área de Serviço, é a comédia perfeita para a época natalícia que se aproxima, e poderá ser vista nos dias 24 e 25 de Novembro, e 01 e 02 de Dezembro (às 21.30 horas), e no dia 26 de Novembro (às 16 horas).




Foto de Ana Bacalhau.
(imagem Ana Bacalhau)

ANA BACALHAU | VILA DO CONDE

Ana Bacalhau estará no próximo sábado, 25 de novembro, pelas 21.30 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde, para a apresentação do seu primeiro álbum a solo intitulado "Nome Próprio", lançado no passado dia 20 de outubro. 
Este é um trabalho que reflete um pouco da história de Ana Bacalhau, ao mesmo tempo de fala de experiências universais a todos nós, e em que a "procura"é um tema recorrente.
Este espetáculo marcará o arranque da tour de Ana Bacalhau, com o seu "Nome Próprio", que já tem datas agendadas até outubro de 2018.




Resultado de imagem para branca de neve mafra
(imagem Câmara Municipal de Mafra)

MUSICAL INFANTIL "A BRANCA DE NEVE" | MAFRA

A Associação Cultural Rituais dell Art e a APERCIM apresentam, no próximo sábado, no Auditório Beatriz Costa, em Mafra, o musical infantil "A Branca de Neve", um espetáculo assente em dois temas - o poder da fruta e a questão da diferença - em que parte da receita da bilheteira reverterá para a APERCIM.
O espetáculo tem encenação de Tiago da Cruz, e conta com um elenco composto por Ana Lapa, Cristina Miranda, Gonçalo Babo, João Silva, Marta Correia e Rúben Santos.
Haverá 2 sessões, às 15 e às 17 horas.


Fora de Casa - Edição 50
Por Marta Segão

José Carlos Malato ganha novo programa nas manhãs da RTP1

$
0
0


Um ano depois da estreia de A Minha Mãe Cozinha Melhor do Que a Tua, José Carlos Malato  prepara-se para abraçar um novo projeto nas manhãs da RTP. O formato estará também relacionado com cozinha e as gravações arrancam em breve.

Depois das notícias que davam como certa a saída de Malato da RTP1, o apresentador já desmentiu as mesmas à N-TV. "É mentira que vá sair. O programa já tem um ano no ar e vai chegar ao fim. Mas em breve vou começar a gravar um outro, também de cozinha, para o mesmo horário", garantiu José Carlos Malato à N-TV.


De acordo com o apresentador, o formato já foi escolhido e as gravações arrancam em dezembro ou janeiro. "Estou cá há 16 anos e sinto-me muito feliz", adiantando que não recebeu "qualquer convite da SIC, ponto".

"Coco". O novo filme de animação da Pixar já chegou aos cinemas

$
0
0


"Coco",  o mais recente filme de animação da Pixar, que está a ser unanimemente elogiado pela crítica e visto como um dos melhores filmes de animação dos estúdios Pixar, já chegou às salas de cinema em Portugal. 

O filme é uma carta de amor ao México e centra-se no "Dia de los Muertos" ("Dia dos Mortos"), uma das tradições mais importantes do país.

Com realização de Lee Unkrich, e produção de Darla Anderson, "Coco" conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha vir a ser um músico famoso e está obcecado pelo falecido guitarrista mexicano, Ernesto de la Cruz, mas que vive contrariado pela família. Ainda assim, Miguel decide, determinado, tornar o seu sonho real e, pelo caminho, acaba por desencadear uma série de acontecimentos ligados a um mistério de 100 anos.

Anthony Gonzalez, como Miguel, Gael García Bernal, como Hector, e Benjamin Bratt, como Ernesto de la Cruz, lideram o elenco original de vozes. 

"As Mil e Uma Noites: Vol. 3 - O Encantado" estreia hoje na RTP2

$
0
0

O filme realizado por Miguel Gomes, "O Encantado"é o terceiro tomo de uma trilogia que se completa com "O Inquieto" e "O Desolado". A última parte da trilogia "As Mil e Uma Noites" vai para o ar às 00h16 na RTP2, este sábado.

Neste filme, Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. 

O seu pai, o Grão-Vizir marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: "Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa, existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar...". E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

As Mil e uma Noites, cuja estreia aconteceu em maio na Quinzena dos Realizadores de Cannes, tem a duração de seis horas e está dividido em três volumes autónomos. O Inquieto, O Desolado e O Encantado são os títulos dos três filmes em que se divide a trilogia de Miguel Gomes.

"Jogo Duplo". Atores falam da nova novela da TVI

$
0
0
Resultado de imagem para jogo duplo tvi
Fonte: N-TV

Jogo Duplo é a  nova novela da TVI que estreia no próximo dia 4 de dezembro. A apresentação decorreu esta sexta-feira (dia 24), no casino Lisboa, onde todo o elenco esteve reunido. Sara Prata, João Catarré, Fernanda Serrano, Diogo Infante, Nuno Homem de Sá ou Manuela Couto são alguns dos atores da nova trama de Artur Ribeiro.

Diogo Infante vai dar vida ao vilão Manuel Quiang. À Selfie, plataforma digital da TVI, o ator mostra-se entusiasmado e revela que "é um homem que passou a vida toda em Macau, na Ásia, tem um espírito muito asiático e é mau, mas eu acho que ele é fofinho e que apenas faz algumas maldades aos outros. Afirma ainda que lhe está a dar "imenso gozo interpretá-lo pois é uma personagem muito diferente (de si)". 

Depois de ter estado algum tempo em Macau, destaca as dificuldades na língua."Foi preciso passar muito tempo a decorar. O cantonês é uma língua muito complexa e que tem muitos tons. Cada tom significa uma coisa diferente e se nós não aceitarmos no tom podemos estar a mandar alguém para algum lado... [risos]", brincou.

Fernanda Serrano é Maria João Barbosa. A atriz que esteve em A Impostora (atualmente nos ùltimos Episódios) diz que "esta é uma personagem totalmente diferente. É uma lufada de ar fresco. Ela é muito enérgica, muito espevita, muito fogosa, muito cheia de energia e espertalhona. A Maria João é maravilhosa e altamente espirituosa. Gosto muito de pessoas assim", frisa. 

Para concluir, destaca o bom ambiente nas gravações bem como os protagonistas. "A história de amor entre a Sara Prata e o João Catarré vai deliciar os portugueses, que vão ficar, desde logo, a torcer pela história bonita de amor deles".

Rússia vence "Festival Eurovisão da Canção Júnior 2017" e falhas na votação online geram polémica

$
0
0

Decorreu este domingo, na Geórgia, a 15ª edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior, que terminou com a vitória da Rússia. O espectáculo ficou ainda marcada negativamente pelos problemas na votação do público.

A Rússia foi representada por Polina Bogusevich, com o tema "Wings", tendo sido a segunda classificada no voto dos júris nacionais e sexta classificada na votação online. Portugal terminou em 14º lugar, com o tema "Youtuber", interpretado por Mariana Venâncio.

Ao longo da final, foram muitos os espectadores que não conseguiram votar na sua canção favorita. Quem tentou aceder ao sistema de votação online, através do site do JESC, não conseguiu fazê-lo, uma falha que gerou alguma polémica nas redes sociais.

Portugal já confirmou a sua participação na edição de 2018 do JESC. "Sem revelar já tudo o que vai acontecer, vamos estar atentos de norte a sul, leste a oeste do país, não esquecendo as ilhas, à procura do próximo Júnior", revelou Nuno Galopim no programa Agora Nós.

Veja os vídeos com as atuações da Rússia e de Portugal, respetivamente:





Quadro geral de pontuações:

País
Artista
Música
Lugar
Pontos
 Russia
Polina Bogusevich
"Wings"
1
188
 Georgia
Grigol Kipshidze
"Voice of the Heart"
2
185
 Australia
Isabella Clarke
"Speak Up"
3
172
 Netherlands
Fource
"Love Me"
4
156
 Belarus
Helena Meraai
"I Am the One"
5
149
 Armenia
Misha
"Boomerang"
6
148
 Ukraine
Anastasiya Baginska
"Don't Stop"
7
147
 Poland
Alicja Rega
"Mój Dom"
8
138
 Malta
Gianluca Cilia
"Dawra Tond"
9
107
 Serbia
Irina Brodić & Jana Paunović
"Ceo svet je naš"
10
92
 Italy
Maria Iside Fiore
"Scelgo (My Choice)"
11
86
 Macedonia
Mina Blažev
"Dancing Through Life"
12
69
 Albania
Ana Kodra
"Don't Touch My Tree"
13
67
 Portugal
Mariana Venâncio
"Youtuber"
14
54
 Ireland
Muireann McDonnell
"Súile Glasa"
15
54
 Cyprus
Nicole Nicolaou
"I Wanna Be a Star"
16
45


Cinema em Doses Curtas #27 | Fortuito

$
0
0


Nesta edição do Cinema em Doses Curtas, apresentamos Fortuito, um filme de Carlos Pereira e João Alves, realizdo em 2016. 

Fortuito é a história de dois parceiros no crime, que têm para dividir entre eles uma quantidade exorbitante de dinheiro, um verdadeiro teste de lealdade à parceria. 

Esta curta-metragem produzida por João Portela, conta com Daniel Figueiredo e Pedro Sebastião na direção de fotografia e Henrique Mestre na direção de som. 

Com um elenco composto por Pedro Bernardino e Daniel Figueiredo, o filme foi selecionado para o festival Caminhos do Cinema Português e teve uma menção honrosa no Figueira FilmArt .

Veja a curta-metragem na íntegra:


27ª Edição
Por André Pereira

"Masterchef Junior" recupera liderança da TVI nas noites de domingo

$
0
0

A segunda emissão do Masterchef Junior chegou à liderança este domingo. O formato conduzido por Manuel Luís Goucha conquistou 11.3% de audiência e 22.6% de share, ficando à frente do D'Improviso.

O programa de humor da SIC, que na estreia liderou de forma absoluta as audiências, registou na segunda semana uma audiência de 10.2% e um share de 20.1%. Não muito longe, o The Voice Portugal deu à RTP1 10.2% de audiência e 21.7% de share, naquela que foi a última emissão gravada.

A partir da próxima semana o programa de Catarina Furtado e Vasco Palmeirim entra na fase das galas em direto, que irão defrontar os concorrentes da SIC e da TVI - D'Improviso e Masterchef Junior.

Apesar da 'guerra' entre os formatos de entretenimento, foi a informação da TVI que levou a melhor. O Jornal das 8 foi o programa mais visto do dia com 13.0% de audiência e 27.1% de share. 

A estação de Queluz foi líder também ao longo da tarde, com o Somos Portugal a marcar 8.5% de audiência e 24,0% de share, sendo o quinto programa mais visto do dia.

Bruno Nogueira regressa à RTP1 com novo programa em horário nobre

$
0
0


Fugiram de Casa de Seus Pais é o nome do novo formato da RTP1, com estreia marcada para 5 de dezembro, às 22h45. 

Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso, que para além da amizade partilham também o sentido de humor, são os protagonistas. Todas as semanas, os dois juntam-se para conversarem. 

O conteúdo da conversa será aleatório e pode incidir sobre os mais variados temas. Semanalmente, recebem um convidado que irá participar na conversa, discutir e propor novos temas.

Gisela João, José Avillez ou José Pedro Gomes são alguns dos convidados que marcarão presença. O programa é realizado por Sérgio Garciano e contará com 13 episódios de 45 minutos cada.

Saídos da Rádio | João Granola

$
0
0

João Granola é o convidado desta edição do Saídos da Rádio. O cantor, que considera que o seu percurso passa por um "caminho musical de alguém que vê nas árvores a metáfora perfeita para a sobrevivência" e que "a força das suas raízes complementa-se com a flexibilidade dos seus ramos, naquilo a que chamamos de resiliência", esteve à conversa com o Fantastic.

"O Convidado"é o seu primeiro EP, que marca o início de uma carreira a solo. O que podemos esperar deste projecto?
Honestidade e uma constante tentativa de evolução.

Antes de se lançar a solo, colaborou com outros artistas. Consegue destacar alguma dessas experiência?
Prefiro não fazer destaques individuais, até porque na maioria dos casos, colaborei como baixista. Mas posso adiantar que tive desde bandas de punk e rock, a folk e indie.

A resiliência é uma das suas maiores características enquanto artista? Porquê?
Sim. Porquê? Não tenho a certeza. Mas já passei por diversas experiências e nunca pensei em desistir, apesar de vários dissabores. Talvez porque tenha consciência que a resiliência é uma característica que implica memória e, muito concretamente, memória do falhanço. Agora que sei muito bem que quero ser músico e compositor a solo, tenho a consciência do que é não o ser... O que é algo que não quero que volte a acontecer, nem que só faça canções para mim e para a minha mulher. 


Este seu primeiro álbum digital é composto por músicas em português. Nunca pensou em cantar noutras línguas?
Nunca pensei em lançar um álbum noutra língua, embora tenha composto em inglês para outras bandas. 

"Amigo Vaivém" foi o primeiro tema, o single de apresentação deste EP. Porquê esta escolha?
É uma boa pergunta. Hoje teria escolhido outra. Talvez porque como não tinha uma inclinação em particular e queria guardar a música "A Todos (os que deixei na mão)" para o lançamento, escolhi pelo tempo que a canção tem.

O panorama musical português tem ganho, cada vez mais, novos artistas, com sonoridades bastante diferentes entre si. Acha que estamos numa boa fase da nova música em Portugal?
Acho que é uma ótima fase. Temos músicos e projetos interessantíssimos. 

Que artistas, músicos ou não, o inspiram?
O artista plástico Dalmeida e Silva. Na música, os Wilco, a Laura Marling e Andy Shauf.


Depois do lançamento do EP, seguem-se vários concertos pelo país, como é caso dos showcases nas FNAC. Este contacto com o público é importante para si?
É a segunda melhor parte disto tudo, a seguir ao prazer de cantar uma canção que gostamos. 

Como tem sido a recepção do público em relação a este projecto?
Sem falsa modéstia, muito boa. Deixa-me surpreendido a amabilidade das pessoas continua a deixar-me surpreso. Agora quero a chegar a mais pessoas.

Onde e como se imagina daqui a 10 anos, enquanto cantor e artista?
Em Portugal, a promover o meu terceiro LP e sem ter perdido a decisão sobre a minha carreira, sobre a minha música e sobre a minha escrita.

Saídos da Rádio - T4 | Edição 5
Novembro de 2017
Entrevista: André Pereira
Agradecimentos: 13/27

"Teorias da Conspiração"é a nova série da RTP1 onde "tudo é ficção"

$
0
0

Teorias da Conspiração é o nome da nova co-produção da Stopline e da B Creative Media para a RTP1. A estreia da série acontece em 2018.

Escrita por Paulo Pena e Artur Ribeiro, Teorias da Conspiração é realizada por Manuel Pureza, conta com fotografia de Vasco Viana e produção executiva de Maria São José, estando prevista a produção de 12 episódios.

Ana Cristina de Oliveira, Carla Maciel, Gonçalo Waddington, Rui Morisson, Pedro Carmo, João Lagarto, Sinde Filipe, Sandra Celas, João Vicente, Pedro Laginha, André Gago, Luís Gaspar, João Craveiro, Luís Esparteiro, Dinarte Branco, Rita Loureiro, Almeno Gonçalves, Mikaela Lupu, Rúben Gomes e Tobias Monteiro são alguns dos nomes já confirmados no elenco.

"Em Teorias da Conspiração não nos importa a verdade ou a mentira, seguimos a regra base do contador de histórias – podia ter acontecido. Mas é tudo ficção", explica a Stopline na página oficial do projeto. 

"No interior batemos a primeira claquete para a gravação de Teorias da Conspiração. Foi o inicio da construção de uma teia de relações que une o poder, o dinheiro e a corrupção; os banqueiros e os políticos; a investigação jornalística e a judiciária; o crime, a vingança e o amor", continua a produtora. 

Gonçalo Wadigton interpreta um homem "com muitos contactos, facilitador de negócios e amante de guitarras elétricas" chamado Pedro Soares Teixeira. "A teia começou a expandir-se, e entrámos na ficção da realidade. Se hoje estamos no tempo das noticias falsas, que caminho resta à ficção para se afastar da verdade?", remata o texto introdutório deste projeto

Veja as primeiras imagens:







"A Impostora" chega ao fim na quinta-feira

$
0
0


Quinze meses depois da sua estreia, A Impostora chega ao fim na TVI. Dividida em duas temporadas, a trama escrita por António Barreira terá o seu último episódio emitido na quinta-feira, véspera de feriado, logo após A Herdeira.


Protagonizada por Dalila Carmo e Fernanda Serrano, A Impostora promete revelações fortes nos últimos episódios. É na fase final que Verónica (Dalila Carmo) vai descobrir que o responsável pela violação de Vitória foi o seu pai. 


Enojada, a protagonista diz-lhe que Jaiminho (André Carvalho) é seu filho e Jacinto (João Perry) morre depois de o saber. Verónica é acusada pela sua morte. Mais tarde, Matias (Carloto Cotta) acaba por provar a inocência de Verónica, uma vez que foi Maria Amélia (Elisa Lisboa) que matou Jacinto. Verónica termina feliz ao lado de Matias. 

Por outro lado, Diana (Fernanda Serrano) vai fazer a vida negra a Verónica. Antes de ser libertada, a irmã de Vitória irá sofrer quando percebe que os seus filhos estão nas mãos de Diana. A vilã vai tentar matar Jaiminho e Clara, com umas gomas venenosas, mas sem sucesso.

Conheça todos os finais de A Impostora em https://goo.gl/CjWESp 



SIC aposta em 7 filmes no feriado de 1 de dezembro

$
0
0

Animação, ação e comédia são as apostas da SIC para o feriado desta sexta-feira. Ao longo de toda a manhã e tarde do dia 1 de dezembro, a estação emite sete filmes, com destaque para a estreia de Exterminador: Genisys.

A partir das 06h00, os filmes da Barbie preenchem a grelha da SIC. Barbie: A Princesa e a Pop Star, às 06h00,Barbie: Aventura nas Estrelas,às 08h00, e Barbie e as Agentes Secretas,às 09h30, são os filmes de animação que inauguram a maratona de cinema.

Logo depois, as princesas dão lugares aos bonecos de plástico mais famosos do mundo, com a exibição de Lego - O Filme, pelas 11h00. Nesta história, Emmet é uma mini-figura da LEGO, anónima, que é confundida com alguém absolutamente especial e extraordinário, vendo-se recrutada para uma aliança de estranhos, conhecidos como "Os Construtores".


À tarde, pelas 14h15, a animação segue com Idade do Gelo 3: Despertar dos DinossaurosNuma missão para resgatar o desafortunado Sid, o grupo aventura-se num misterioso e estranho mundo, onde têm encontros com dinossauros, debatem-se com a flora e a fauna, correm freneticamente – e encontram uma implacável doninha zarolha, caçadora de dinossauros, chamada Buck.

Às 16h00, a comédia e a ação ficam de mãos dadas, no filme O Chupeta. Um soldado da Marinha, Shane Wolf (Vin Diesel), membro da força de elite mais bem treinada e destemida do mundo pensava estar preparado para qualquer missão, independentemente do grau de perigo e dificuldade... até experimentar a mais arriscada de todas: “baby-sitting”.

Pelas 18h15, a estreia de Exterminador: Genisysencerra o dia de cinema da SIC. Quando John Connor, líder da resistência humana, envia o Sargento Kyle Reese de volta a 1984 para proteger Sarah Connor e salvaguardar o futuro, uma série de eventos inesperados criam uma fratura na linha do tempo. Agora, o Sargento Reese encontra-se numa nova e desconhecida versão do passado, onde se depara com improváveis aliados, como o Guardião, perigosos inimigos e uma inesperada missão: reiniciar o futuro.


"Sob Pressão". 20 anos depois, ficção da Globo regressa à RTP

$
0
0

Estreia dia 1 de dezembro, na RTP1, às 23h30, a série Sob Pressão. A produção brasileira acompanha a agitação que se vive diariamente na urgência de um hospital no Rio de Janeiro e marca o regresso da ficção da Globo à RTP, vinte anos depois.

Nesta série vamos conhecer um serviço de urgência, num hospital dos subúrbios do Rio de Janeiro, que vive num caos e onde falta todo o tipo de recursos. Mas onde uma equipa de médicos dá o seu melhor diariamente, apesar de alguns deles viverem grandes conflitos pessoais e muitas vezes agravados pelas dificuldades da profissão e dos dramas que muitos dos doentes enfrentam. Todos os dias a sua missão é a heroica tentativa de salvar vidas.

A ação centra-se em Evandro e Carolina, dois médicos cirurgiões e parceiros de trabalho, que têm como elemento de união o desejo de salvar vidas e por isso lutam diariamente  para encontrar o equilíbrio, mental e emocional,  da sua equipa médica. 

É neste ambiente que irão enfrentar as inúmeras dificuldades para lidar com histórias tocantes que chegam ao hospital, envolvendo desde o abuso de crianças, o transplante de órgãos, a violência contra as mulheres e a Sida.

Evandro (Júlio Andrade) é o cirurgião-chefe do hospital. Um profissional de talento incomparável, viciado no trabalho e em medicamentos. Deprimido, pois ainda não ultrapassou a morte da mulher Madalena (Natália Lage), que morreu no seu turno numa cirurgia de emergência. 

Frio, objetivo e emocionalmente distante, prioriza a saúde e a vida dos seus pacientes. Carolina (Marjorie Estiano) é o seu oposto. Sensível, religiosa e emotiva, a cirurgiã vive martirizada com os conflitos internos de moral e ética. Mas como Evandro, esconde um segredo.

Sob Pressão conta com 9 episódios e foi gravada em ambiente real, produzida pela Globo e Conspiração, com realização de Andrucha Waddington e Mini Kerti e argumento de Jorge Furtado, Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão. 

No elenco encontramos atores como Júlio Andrade, Marjorie Estiano, Stepan Nercessian, Bruno Garcia, Tatsu Garcia, Orã Figueiredo, entre outros, e com destaque para a participação de dois atores portugueses Isabél Zuaa e Diogo Mesquita.

"Soy Luna Live" anuncia sessão extra em Lisboa

$
0
0

Devido à elevada procura de bilhetes para o espetáculo Soy Luna Live, foi agora anunciada uma sessão extra, no dia 21 de janeiro, às 15 horas. Os bilhetes para a nova sessão já se encontram à venda nos pontos de venda oficiais. 

O espetáculo Soy Luna Live passa, assim, a ser em dose tripla, com dois espetáculos no dia 20 de janeiro, sábado, às 15 e às 19 horas, e um espetáculo extra dia 21 de janeiro, domingo, às 15 horas, no Altice Arena.

Depois do sucesso da série, Soy Luna, no Disney Channel e da tournée Soy Luna Live esgotada na América Latina, o espetáculo passa por várias cidades europeias em 2018, incluindo Lisboa. Este concerto dará aos fãs europeus de Soy Luna a oportunidade de verem Karol Sevilla e Ruggero Pasquarelli (Luna e Matteo) a interpretarem muitos êxitos da série ao vivo.

"Jacinta"é emitido esta sexta-feira à noite na TVI

$
0
0

No ano em que se comemorou o centenário das Aparições de Fátima, a TVI estreou, nos cinemas e em televisão, a produção portuguesa Jacinta. Esta sexta-feira, dia 8 de dezembro, a história volta a ser emitida, pelas 22h45.

O filme que deu origem a uma versão televisiva (uma minissérie composta por dois episódios) é escrito por Manuel Arouca e realizado por Jorge Paixão da Costa.

Em Jacinta, o fenómeno das Aparições de Fátima, em 1917, não nos é dado por uma visão teológica. O importante é o impacto que esse mesmo mistério teve nos 3 pastorinhos, em particular em Jacinta. 

Um ponto de vista essencialmente humano de uma criança que se diz ter sido tocada pelo transcendente. O espetador vai acompanhando, através da série, a forma como a personalidade de Jacinta se vai modificando e tocando os que estão à sua volta.


Também, seguindo a história de Jacinta, temos uma visão do sofrimento que atinge milhares e milhares de crianças por esse mundo fora. Jacinta insere-se numa época rica em acontecimentos históricos como a 1 ª Guerra Mundial e a 1 ª República em Portugal. 

Matilde Serrão, Henrique Melo, Renata Belo, Dalila Carmo, António Pedro Cerdeira, Rita Salema, Almeno Gonçalves, Filipe Vargas, Graciano Dias, Paula Lobo Antunes, Rodrigo Paganelli e Miguel Monteiro são os atores que compõem o elenco principal.

O filme foi a película nacional mais vista nos cinemas em 2017, acumulando 45.561 espectadores. No top dos filmes nacionais mais vistos do ano, segue-se Perdidos, de Sérgio Graciano, com 43.544 espectadores. São Jorge, de Marco Martins, fecha o pódio com 41.970 espectadores.
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live