A RTP2 emite a partir de hoje e até à próxima sexta-feira, sempre às 21h00, a série documental "Sonhar Era Fácil". Com 5 episódios, este trabalho aborda o tema da comédia no cinema português, a partir de uma perspetiva histórica e analítica, através de extratos dos filmes mais significativos e do testemunho dos protagonistas, através de depoimentos filmados ou de arquivo.
Cármen Dolores, Artur Agostinho, Vasco Santana, Ribeirinho, Milú, Laura Alves, Eugénio Salvador ou Raul Solnado são alguns dos nomes a serem recordados. Também serão ouvidos

Hoje vai para o ar o episódio "Os Anos Trinta – Anatomia do Humor". A partir de “A Canção de Lisboa”, de 1933, realizado por Cottinelli Telmo, “Maria Papoila”, de 1937, de Leitão de Barros e “Aldeia da Roupa Branca, realizado em 1938 por Chianca de Garcia, é feita uma análise da génese da comédia no cinema português, da sua inscrição numa tradição do humor português (sobretudo a caricatura e o teatro de revista) e das influências estrangeiras que sofreu.
Neste episódio, mostra-se o que foi a vida e a obra dos realizadores destes três filmes e a sua relação com o regime salazarista, com destaque para Chianca de Garcia, que acabou por abandonar Portugal para se radicar no Brasil, e dos atores que deram corpo aos principais personagens destas comédias (Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva), assim como a aventura que foi produzir o primeiro filme sonoro “na nossa língua feito no nosso país”, “A Canção de Lisboa”.
Ao longo da semana são ainda exibidos os episódios: "Os Anos Quarenta - Os irmãos Ribeiro", "Os Anos Quarenta - O Grande Arthur", "Os Anos Cinquenta - Fim das Ilusões" e finalmente "Públicas Virtudes, Vícios Privados". Para ver, ou rever, na RTP2.