A telenovela da autoria de Tozé Martinho e exibida na TVI em 2002, vai ser reposta agora nas madrugadas do canal de Queluz. Protagonizada por Fernanda Serrano e João Reis, a novela substitui assim Mistura Fina na grelha da TVI.
Do elenco fazem parte Bárbara Norton de Matos, Diogo Martins, Estrela Novais, Gracinda Nave, Joaquim Horta, Maria José Paschoal, Ricardo Pereira, Rita Salema, Sara Barradas, Sinde Filipe, Sónia Brazão, Tó Zé Martinho entre outros.
A re-estreia está marcada para a madrugada de hoje para Domingo, pelas 03h46.
SINOPSE:
A história de “Amanhecer” começa num hospital com João (Marco Fernandes), que segura o seu irmão Pedro (Manuel Custódia) ao colo... Está claramente nervoso e apreensivo. Finalmente, surge um médico que lhe diz que a mãe - Clara (Gracinda Nave) - terá que ficar no hospital. João fica sem palavras. O médico pergunta à criança pelo pai e, ao contrário do que seria esperado, João responde que só o viu duas vezes e que não sabe onde ele está mas que, certamente, a mãe terá o contacto. É assim que em Mafra, o professor Luís Carlos (João Reis) recebe o telefonema de um hospital de Lisboa informando-o de que Clara vai ser operada de urgência e que o seu filho João não tem com quem ficar. Um pouco atormentado lá vai, ao encontro de uma grande surpresa... Clara recebe-o já na maca, no Serviço pré-operatório do Hospital. Ela pede-lhe que se ocupe do seu filho pois vai ser operada à cabeça e o pior pode acontecer... Luís Carlos compromete-se a encarregar-se de João, embora mal o conheça... Já no corredor, Clara levanta um braço indicando que pretende ainda falar uma vez mais com o pai do seu filho. Luís Carlos vai ter com ela. Ela agarra-lhe a mão, pede-lhe que jure que se ocupará de facto do filho e nisto surpreende-o ao dizer-lhe: “ Ele não é teu filho!...” Luís Carlos fica atónito. Nessa noite vai falar com Anabela (Fernanda Serrano), uma amiga de Clara que é prostituta... Ao vê-la, Luís Carlos fica claramente perturbado com a sua beleza e logo aí se apaixona por ela! No decorrer da conversa, pergunta-lhe quem é o pai de João e conta-lhe a revelação de Clara. Anabela fica bastante surpresa e diz que não sabe de nada pois Clara sempre lhe disse ser ele o pai de João. Já de saída, Luís Carlos pergunta a Anabela o que é que uma mulher tão bonita faz naquela vida, mas Anabela sai sem lhe responder. No dia seguinte, no hospital, Luís Carlos é informado pelo médico que, depois da operação, Clara entrou em coma. A indefinição do estado de saúde de Clara e a terrível revelação que esta lhe fizera levam Luís Carlos a partir para o Douro, sua terra natal e também a de Clara, em busca do verdadeiro pai de João.... e também de algumas surpresas e alguns segredos!
Ainda se lembra do genérico da novela da TVI?