O Fantastic Televisão esteve, em exclusivo, nos Bastidores da SIC Porto, com Pedro Cruz, o Coordenador da delegação no Norte. Pedro, sempre sonhou ser jornalista, mas não necessariamente em televisão. O destino simplesmente levou o jornalista até ao pequeno ecrã.
Foi Pedro que nos mostrou os cantos da casa da informação nortenha. É importante referir que, as atuais instalações estão recentes. ''As instalações melhoraram para melhor'', disse o jornalista que já está há 15 anos na estação. ''Nós estávamos antes num apartamento, uns em cima dos outros, e ao mudar de instalações foi melhor. Foi uma mudança estratégica, porque não só reunimos algumas das empresas do grupo Impresa [são estas o semanário Expresso, a Visão, a Info Portugal] como também temos melhores condições.
As instalações do grupo Impresa no Porto localizam-se no antigo Matadouro Municipal de Matosinhos. Estão distribuídas por várias áreas, onde estão os trabalhadores das várias empresas Expresso, a Visão, a Info Portugal e (claro) a SIC. Na área da SIC é possível ver algo muito semelhante à redação localizada em Carnaxide. São 36, no total, os que trabalham na SIC Porto: 14 jornalistas, 9 repórteres de imagem, 5 editores, 4 produtores e 4 técnicos de satélite.
Apenas existe um estúdio, o estúdio de informação. O estúdio foi inaugurado no 19º aniversário da SIC, com a apresentação do Primeiro Jornal e do Diário da Noite por Bento Rodrigues e por Clara de Sousa, repetivamente. ''O estúdio está preparado para programas ou debates de informação, que podem ser emitidos a partir do Porto'', afirma o coordenador da SIC Porto. Possui material operacional, uma régie [que irá ser referida mais à frente] mas não é emitido mais nenhum programa.
Na imagem: Na mesa do pivot é possível ter acesso ao computador e também ver ou os três canais ou até mesmo os repórteres em directo. |
Pedro Cruz não pode garantir nenhuma informação, mas: “…tenho a previsão de que poderão vir a ser realizados debates políticos com as eleições para as autarquias''. Além disso, o dia anterior ao dia em que a equipa do site esteve nas instalações, foi feito um direto para Lisboa, em que a partir de Carnaxide entrevistaram um convidado presente no estúdio.
Na foto: Pedro Cruz no estúdio de informação |
Na zona perto da redação, pudemos ver as salas de edição, assim como a régie. Mas, para que as diferentes reportagens sejam tratadas, a SIC Porto possui um sistema com a SIC Carnaxide, que consiste na colocação de umas cassetes tipo CD’s num equipamento que permite que toda a informação fique disponível online em todos os postos de edição (Porto e Carnaxide) para que assim sejam montadas as diferentes Peças que vão para o ar nos diferentes canais da SIC.
Nas fotografias podemos ver o processo em que estava a ser editada uma peça relativa a futebol. É aqui que um dos 5 editores trabalham em conjunto com o jornalista a peça.
Na fotografia podemos ver um dos responsáveis pela régie a preparam e a mostrar como funcionavam os conteúdos. A partir desta régie, é possível fazer a mistura de audio e video dos programas de informação que podem ser transmitidos a partir da SIC Porto, que possui condições para que tal aconteça.
O Fantastic pôde ainda ver os equipamentos que a SIC Porto dispõe para fazer a cobertura de todos os acontecimentos do Norte do país, de entre os quais os carros de exterior, para as reportagens, e as carrinhas satélite, utilizadas para a comunicação em direto.
Nas fotos acima podemos ver um dos carros de exterior. A partir de lá, um dos 4 técnicos do carro de satélite comanda as emissões em direto para os diversos espaços informativos. A carrinha permite efetuar uma emissão com 3 câmaras [multicamera].
A SIC dispõe de vários equipamentos para as diversas reportagens. Como diz Pedro Cruz: ''A SIC do Porto faz notícias''.