Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

Cinema português em destaque na Semana da Crítica em Cannes

$
0
0
https://www.comunidadeculturaearte.com/wp-content/uploads/2018/04/unnamed-3.jpg

A 57ª Semana da Crítica de Cannes, um dos programas paralelos do festival de cinema francês, decorre de 9 a 17 de maio e contará com dois filmes portugueses.

"Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e "Amor, Avenidas Novas", de Duarte Coimbra, foram selecionados para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, cujo júri é presidido pelo realizador dinamarquês Joachim Trier.

O filme de Gabriel Abrantes, co-realizado por Daniel Schmidt, trata-se de uma longa-metragem centrada num jogador de futebol, protagonizado por Carloto Cotta. Do elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França fazem parte ainda Cleo Tavares e as irmãs Anabela e Margarida Moreira.

Na competição de curtas-metragens estará presente "Amor, Avenidas Novas", ficção de Duarte Coimbra, feita em contexto escolar e produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Esta será a estreia internacional, uma vez que "Amor, Avenidas Novas" será exibido semanas antes no festival IndieLisboa, onde integra em simultâneo as competição nacional e internacional de curta-metragem.

Criada em 1962 para revelar novos talentos, a Semana da Crítica de Cannes é uma iniciativa do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema.

RTP2 exibe "Non ou a Vã Glória de Mandar" de Manoel de Oliveira

$
0
0


A RTP2 exibe no sábado, dia 21 de abril, o filme Non ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira. A obra do cineasta portuguêsé exibida a partir das 23h10.

A história passa-se em África, nos finais da guerra colonial portuguesa, acompanhando um grupo de soldados avança pelo mato. Falam da guerra e da missão histórica do homem em combate. Entre eles encontra-se o alferes Cabrita, licenciado em História, que vai percorrer outras memórias de guerra onde Portugal teve de enfrentar os ventos da derrota e da tragédia.

De Viriato e da luta de resistência ao domínio romano até ao inevitável desastre africano, de que o alferes Cabrita será uma das últimas vítimas, Portugal enfrentou terríveis e devastadoras derrotas militares ao longo da sua História.

O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes em 1990, onde Manoel de Oliveira foi igualmente homenageado. Non ou a Vã Glória de Mandaré considerado "o filme mais ambicioso e de maior envergadura de toda a sua carreira", uma vez que se trata de "uma pessoal e fascinante viagem pela nossa memória histórica que começa e acaba na Guerra Colonial". 

"Festa da Flor". RTP1 viaja até à Madeira este domingo

$
0
0
 https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/32940_39997_41939.png?amp;w=270

No próximo domingo, dia 22 de abril, a RTP1 viaja até à Madeira para a emissão da Festa da Flor. O especial vai para o ar às 16h00.

Esta festa homenageia a Primavera, celebra a metamorfose e o renascimento, a fertilidade e a abundância das flores que pintam, perfumam a ilha da Madeira e levam o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. 

Exposições florais fabulosas, música e um cortejo, admirável, que percorre as ruas da capital madeirense, com carros alegóricos enfeitados com flores naturais e trajes que parecem saídos de um conto de fadas, num dos eventos mais importantes da ilha.

"Sara". Veja o trailer oficial da nova série da RTP

$
0
0
Image may contain: 1 person, closeup

A nova série de Bruno Nogueira para a RTP já tem um trailer e página oficial no Facebook. Sara tem estreia marcada para 7 de outubro, na RTP2.

A história acompanha a vida de uma atriz de cinema, habitualmente convidada para papéis dramáticos e intensos. Um dia, decide largar o que tinha como certo e experimentar o mundo da novela, das redes sociais e daquilo que a tornaria mais leve na vida e na profissão.

Os oito episódios poderão ser vistos na televisão, mas a 3 de maio serão exibidos os dois primeiros, em antestreia, no festival IndieLisboa. A sessão especial acontece na Culturgest às 21h30.

Veja, de seguida, o trailer da série escrita por Bruno Nogueira, Marco Martins e Ricardo Adolfo. Do elenco fazem parte nomes como Beatriz Batarda, Albano Jerónimo, José Raposo, Miguel Guilherme, Nuno Lopes, Rita Blanco, entre outros.

Mariza lança duas novas músicas a 27 de abril

$
0
0

Singles "Quem Me Dera" e "Trigueirinha" marca o regresso da cantora à música.


Mariza está de regresso à musica com dois novos singles, a serem lançados a 27 de Abril: "Quem Me Dera", da autoria de Matias Damásio, e "Trigueirinha", com música de Jorge Fernando e letra de António Vilar da Costa.

Com estas duas novas canções, a cantora quis mostrar os dois lados do seu novo e muito aguardado álbum de estúdio que deverá estar disponível ainda no mês de Maio.

Fora de Casa | 19 a 25 de Abril

$
0
0


Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para a semana de 19 a 25 de abril.



Resultado de imagem para sergio godinho olga cadaval
(imagem Ticketline)

SÉRGIO GODINHO | SINTRA

Sérgio Godinho apresenta-se no próximo dia 20 de abril, pelas 22 horas, no Auditório Jorge Sampaio, do Centro Cultural Olga Cadaval, para um espetáculo onde dará a conhecer o seu novo disco “Nação Valente”.
"Nação Valente" traz-nos de volta ao conforto e à inquietação que Sérgio Godinho nos tem proporcionado ao longo da sua carreira transportando-nos, ao mesmo tempo, para territórios poéticos e musicais inéditos na obra do cantautor.
Às canções que compõem o disco juntar-se-ão outras, menos recentes, que enriquecerão o retrato desta nação valente.




Mar Film Festival 2018
(imagem Viral Agenda)

MAR FILM FESTIVAL | ÍLHAVO

Há um mar de temas para abordar na edição 2018 do Mar Film Festival, que se realiza de 19 a 21 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo. 
Apesar de ter o mar como referência temática nuclear, neste festival de cinema, os filmes exploram assuntos tão diversos como a poluição marítima, a vida das gentes do mar, momentos de perda e de reencontro testemunhados pelo oceano, contos inspirados na magia do mar e a erosão costeira. 
Programa completo em www.marfilmfestival.pt




Suite 647
(imagem Viral Agenda)

"SUITE 647" | LISBOA

Está em cena, no Auditório dos Oceanos, do Casino de Lisboa, a peça "Suite 647", uma comédia com texto de Alan Ayckbourn, tradução e adaptação Fernando Villas-Boas, e encenação de Fernando Gomes.
"Suite 647", uma produção UAU, conta com a participação de Gabriela Barros, Jorge Corrula, Manuela Couto, Ruben Madureira, Sérgio Praia e Sissi Martins, e estará em cena, a partir de dia 20.

"E se, de repente, uma porta se abrisse e pudéssemos viajar no tempo? E se, nessa viagem, nos encontrássemos com pessoas que, só por se cruzarem connosco, teriam o seu destino alterado? Afinal, podemos ou não mudar a nossa sina?
De visita a um cliente num hotel, Poupée teme pela  própria vida e foge pela primeira porta que encontra. Olhando à volta, descobre-se no mesmo quarto de hotel... 20 anos atrás. À sua frente, Renata, uma mulher que morreu há precisamente 20 anos, ou seja, nesse dia.

As viagens continuam, rescrevendo a história de todos os personagens.  Ou não..."




Resultado de imagem para asaf avidan portugal
(imagem Glam Magazine)

ASAF AVIDAN | BRAGA

Amanhã, às 21.30 horas, na Sala Principal do Theatro Circo, em Braga, não perca o concerto de Asaf Avidan.
“The Study on Falling”, o sexto álbum da carreira do cantor israelita, que agora vem apresentar no nosso país, foi produzido por Mark Howard e conta com a participação de músicos como Jim Keltner e Larry Taylor.
Pela primeira vez em Portugal, Asaf Avidan fará as delícias dos muitos fãs, que tem arrecado ao longo destes anos em Portugal, e que nunca tiveram a possibilidade de o ver e ouvir ao vivo.




Resultado de imagem para jantar só para dois serpa
(imagem Alentejo)

"JANTAR SÓ PARA DOIS" | SERPA

Não perca, no dia 21 de abril, às 21.30 horas, no Cineteatro Municipal De Serpa, "Jantar Só Para Dois", um espetáculo comemorativo dos 60 anos de carreira de Victor Espadinha.
“Jantar Só Para Dois é o mote principal de uma comédia genial, escrita por Santiago Moncada, e dirigida por Celso Cleto.
Emília e Berta são duas grandes amigas de infância que sempre partilharam tudo. E Pedro é um cavalheiro distinto, sempre muito disponível… ou talvez nem tanto.
O protagonista desta história será o grande convidado para o jantar desta noite. Um jantar hilariante onde tudo pode acontecer…"




Resultado de imagem para festa da flor 2018 funchal
(imagem Madeira Best)

FESTA DA FLOR | FUNCHAL

A Festa da Flor decorre de 19 de abril a 6 de maio, e tem como objetivo homenagear a Primavera, celebrar a metamorfose e o renascimento, a fertilidade e a abundância das flores que pintam e perfumam a ilha da Madeira, levando o bom nome deste destino turístico além-fronteiras.
A edição deste ano conta com exposições e animação na baixa da cidade do Funchal, com destaque para a Cerimónia do Muro da Esperança, no sábado, e o Grande Cortejo Alegórico, que irá percorrer as ruas da capital madeirense, com carros alegóricos enfeitados com flores naturais e trajes que parecem saídos de um conto de fadas, no domingo.
A Festa da Flor é também um evento cultural, com atuações de grupos folclóricos, e construção dos belos tapetes florais.





Resultado de imagem para festival de letras de santarém
(imagem Eventos)

FESTIVAL DE LETRAS DE SANTARÉM | SANTARÉM

Santarém vai organizar, de 21 a 29 de abril, na Casa do Campino, um Festival de Letras, recuperando a Feira do Livro em tempos realizada no concelho, e juntando-lhe um vasto conjunto de eventos e parceiros.
Além da venda de livros nos 34 stands que serão disponibilizados para as editoras, o Festival de Letras irá proporcionar o contacto de escritores com leitores, e dará destaque a trabalhos de investigação que "possibilitem o diálogo entre a cultura literária e a cultura digital no incentivo à leitura", bem como à reflexão sobre a educação para os meios de comunicação no contexto escolar.




Resultado de imagem para comedia a la carte lagos
(imagem Fnac)

"COMMEDIA A LA CARTE" | LAGOS

No dia 22 de abril, às 17 e às 21.30 horas, no Centro Cultural de Lagos, assista à "Commedia a La Carte".
"Commedia a La Carte" leva o espectáculo “Os Melhores do Mundo” para a estrada, com os melhores improvisadores do mundo. César Mourão e Carlos M. Cunha contam com a presença do melhor improvisador colombiano do mundo, Gustavo Miranda, e juntos farão a melhor seleção de improvisação do mundo.
Dirão eles que "Acabou de ler a melhor sinopse do Mundo. O espetáculo, esse, é fraquinho!".
Mas, o melhor, é conferir em primeira mão, e tirar as próprias conclusões.


Fora de Casa - Edição 73
Por Marta Segão

Isaura revela mais duas músicas do álbum de estreia

$
0
0

“Gone Now” e “Don’t Shoot”, os novos singles da cantora, estão disponíveis em todas as plataformas digitais.


Isaura revelou os seus novos singles do 1º álbum. “Don’t Shoot”, uma co-produção dos Karetus com a própria Isaura e “Gone Now”, produzida por Fred Ferreira, espelham duas formas diferentes de conceção, de interpretação e de narrativa. Uma canção mais sobre o quotidiano, outra mais profundo, mais íntima, sobre o processo inacabado de lidar com a perda de alguém que amamos.

Com estes dois temas fica a descoberto mais um pouco do álbum de estreia de Isaura. De “Human”, previsto editar no dia 8 de junho, já foram também conhecidos os temas “I Need Ya”, “The Crossover” e o mais recente “Busy Tone”. Para além dos Karetus e Fred Ferreira, Isaura trabalha neste disco com KKingKong, Lhast, Cut Slack e Diogo Piçarra.

“Senti uma urgência muito grande em partilhar estas canções com quem me ouve há já algum tempo sem pedir nada em troca. Estas canções são para as pessoas que gostam das minhas músicas e que vão aos concertos, um atrás do outro”, revela Isaura.


Carolina Deslandes “Com a Casa às Costas” pelo país

$
0
0

“Casa”, o novo álbum de Carolina Deslandes, chega hoje, e a artista irá passar o dia a ir ao encontro de quem a segue. 

Num único dia, Lisboa, Coimbra, Aveiro e Porto recebem 4 showcases acústicos, nos quais os fãs, que acolheram o desafio com entusiasmo, poderão ouvir algumas das músicas novas.

Literalmente “Com a Casa às Costas”, Carolina Deslandes estará às 11.30 horas, na Praça Luís de Camões, em Lisboa; às 16.30 horas, na Praça da República, em Coimbra; às 18.45 horas, na Praça Joaquim de Melo, em Aveiro; e às 20.30 horas, na Avenida dos Aliados, no Porto.

Xutos & Pontapés e Valas na Queima das Fitas do Porto

$
0
0

A Academia do Porto anunciou, esta sábado, mais dois nomes que vão subir ao palco da Queima das Fitas do Porto, que decorre de 6 a 12 de maio, no Queimódromo.

Xutos & Pontapés e Valas são as novas confirmações para a Queima das Fitas do Porto. Os dois artistas subirão ao palco 11 de maio (sexta-feira).

"A sexta-feira no Queimódromo vai ter direito a rap e rock! Os Homens do Leme estão de volta à nossa Casinha para um concerto muito especial dos emblemáticos Xutos & Pontapés. O Valas também se vai juntar à festa e carregar o Palco Principal de boas energias", pode ler-se numa nota publicada na página de Facebook da Federação Académica do Porto (FAP).




Recorde-se que o dia 6 de maio (domingo) o Queimódromo recebrá Capitão Fausto, Diogo Piçarra e o brasileiro Seu Jorge e no dia 7 (segunda-feira) atuam Matias Damásio e Blaya. Para o dia 8 (terça-feira), será a vez de Quim Barreiros e Rosinha e, para o dia 9 (quarta-feira), Calema e a cantora brasileira Jojo Maronttinni.

Final de "Espelho D'Água" lidera audiências e chega ao 1 milhão de espetadores

$
0
0

A SIC transmitiu este sábado, dia 21 de abril, o último episódio de Espelho D'Água. A telenovela protagonizada por Mariana Pacheco e Vítor Silva Costa chegou a registar mais de 1 milhão de espetadores no final.

Com início às 22h58, o derradeiro capítulo foi visto, em média, por 996 mil telespetadores, registando 10.3% de audiência média e 27.2% de share. O pico foi conseguido às 23h39, quando 1 067 100 espetadores estavam sintonizados na SIC.

Na TVI, o episódio de Jogo Duplo marcou 7.5% de audiência e 19.2% de share, enquanto a série Capitão Alatriste, na RTP1, marcava 1.4% de audiência e 4.2% de share.

Apesar de este ter sido o capítulo mais visto de Espelho D'Água em 2018, o recorde de audiência da telenovela foi registado a 1 de maio de 2017, dia em que foi para o ar o primeiro episódio. Este capítulo, emitido na faixa das 21h45, conseguiu 1 338 600 espetadores.

TVI aposta em 2ª temporada de "Pesadelo na Cozinha". Inscrições já estão abertas

$
0
0

A TVI vai apostar numa nova temporada de Pesadelo na Cozinha, o programa emitido em 2017 e que se tornou um fenómeno de audiências. O chef Ljubomir Stanisic vai regressar com novos episódios e as inscrições já abriram.

«O chef está de volta e sabe como salvar o seu negócio», revela a TVI numa promo que já passa em antena. Os interessados em participar no programa deverão enviar um e-mail para pesadelonacozinha@tvi.pt, com nome, localidade, contactou e a história do seu restaurante.

Os 13 programas da 1ª temporada, emitidos no horário nobre de domingo, conseguiram uma média de 16.8%de audiência e 34.6% de share. O último episódio ultrapassou, os 20% de audiência e marcou 41.7% de share.


4ª edição do "Mov'ilha" leva curtas-metragens internacionais a Ilha, Pombal

$
0
0
Foto de Mov'ilha.

O Mov'ilha está de volta à freguesia de Ilha, em Pombal. A quarta edição desta amostra  de curtas-metragens nacionais e internacionais acontece a 28 de abril, às 22h00, na Sede da Filarmónica Ilhense.

O compositor digital Ricardo Ferreira será o convidado desta edição. O português ganhou o Óscar de melhores Efeitos Visuais em 2016, pelo seu trabalho no filme Ex Machina, de Alex Garland. Ao Mov'ilha, Ricardo traz a curta-metragem austríaca Lacrimosa, na qual participou também. nos Efeitos Visuais. 

The Mauritania Railway: Backbone of The Sahara, de Macgregor, é outro dos filmes em exibição nesta noite. O documentário terá exibição exclusiva no Mov’ilha, uma vez que está neste momento a estrear mundialmente. Macgregor é um realizador espanhol que vive em Los Angeles e que é conhecido pela direção de fotografia em anúncios publicitários.

O Mov'ilha terá também um filme de terror. Witch's Milk , do alemão Martin Jehle, é inspirado em grandes clássicos do terror. O realizador dá-nos a conhecer um casal que tem um romance depois de um acidente marcante para ambos.

Tambéma a animação Link, de Robert Löbel, será exibida. Esta é mais uma curta alemã, com humor e uma perspetiva interessante para todas as idades, na qual muitos se irão identificar. Foi nomeado para o Monstra.

Para rematar, a 4ª edição do Mov'ilha contará com uma curta-metragem extra, de Gabriela Coughlan. Tritopsis é um filme académico, com uma visão e perspectiva diferentes, que merecem ser vistas.

O Mov'ilha é organizado pela ARCUPS, uma associação sem fins lucrativos formada por um conjunto de jovens com vontade pôr Ilha em movimento.  Com a criação do Mov'ilha, a organização pretende fazer com que a cultura "na área do cinema ou na área da arte visual seja de mais fácil acesso na zona e chegue a todas as pessoas". As entradas são livres.


"IndieLisboa". 15ª edição do festival de cinema decorre de 26 de abril a 6 de maio

$
0
0

O IndieLisboa está de volta para a sua 15ª edição. De 26 de abril a 6 de maio, o festival volta a ocupar várias salas da capital, com a exibição de uma seleção de filmes que promete ser "plural e atual".

Este ano, na categoria de Herói Independente, secção que homenagea figuras cuja obra tenha contribuído de forma significativa para o enriquecimento do cinema contemporâneo, concorrem Lucrecia Martel e Jacques Rozier.

O festival conta com 21 filmes portugueses, que integram a seleção da Competição Nacional. Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, de Paulo Carneiro, é uma viagem documental onde o próprio realizador procura saber quem era, e como era, o seu avô. Já a longa-metragem Tempo Comum, de Susana Nobre, mescla cinema e realidade, retratando intimamente um momento marcante na vida de um casal, o nascimento da sua primeira filha.

Em Our Madness, João Viana prossegue o trabalho da sua primeira longa metragem, A Batalha de Tabatô. Agora, o realizador acompanha Ernania na sua deriva espectral por Moçambique à procura do seu marido e filho. Sandro Aguilar volta ao IndieLisboa com Mariphasa, uma história que volta a ser prova da excelência do seu cinema intrigante com laivos de ficção-científica.  André Gil Mata estreia-se na longa metragem de ficção com A Árvore.

No que toca a curtas metragens de produção portuguesa, fazem parte da seleção filmes como Num País Estrangeiro, de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman, The Great Attractor, de Rita Figueiredo, Histórias de Fantasmas, de Carlos Pereira, Fortuna de Miguel Tavares, Os Mortos, de Gonçalo Robalo ou Mapa-esquisito, de Jorge Vaz Gomes, entre outros.

Self Destructive Boys, de André Santos e Marco Leão, Anjo, de Miguel Nunes, Amor, Avenidas Novas, de Duarte Coimbra, Russa, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., Sleepwalk, de Filipe Melo, A Barriga de Mariana, de Frederico Mesquita, Instruções Para Uma Revolução, de Tiago Rosa-Rosso, Via, de Maria Ferreira e War of the Worlds, de Manuel Brito são outros dos filmes em exibição.

Este ano terá também lugar um filme-concerto da autoria do músico John Parish, Screenplay. Parish apresenta-se pela primeira vez em Portugal. A exibição terá lugar no Hard Club, no Porto, a 3 de maio, pelas 21:30h e em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de maio, à mesma hora, integrado na programação do IndieLisboa. O preço do bilhete é de 15€.

O IndieJunior, o enorme mini-festival para crianças e jovens, tem uma programação adaptadas a todas as idades: pré-escolar (+3 anos); 1º ciclo (+6 anos), 2º ciclo (+9 anos) e 3º ciclo (+12 anos). Os filmes de animação, ficção e documentário são escolhidos de forma a corresponderem aos interesses e problemáticas de cada faixa etária, com o objetivo de estabelecer uma relação de comunicação entre a obra e o aluno, abrindo espaço para o debate e reflexão na escola, em casa e na vida.

Segunda Opinião | Curso de Cultura Geral

$
0
0

São 50 minutos de pura cultura. Esta é a melhor forma de definir o programa de Anabela Mota Ribeiro, que é transmitido pela RTP2 ao domingo, às 23h00.

O formato propõe uma noção do que realmente é a cultura geral e como esta se pode absorver. “Curso de Cultura Geral” promove a conversa entre personalidades de várias áreas, como ciências, literatura, política e religião. A verdade é que estes podem ou não ser caras reconhecidas do grande público, o que torna a conversa ainda mais interessante. O mais importante não é falar de assuntos que mudaram o mundo, mas que mudaram a visão do convidado. 

O programa segue uma linha orientadora diferente dos outros talk shows, uma vez que não impõe um tema para determinada emissão, procurando convidados para falarem sobre ele, mas procura convidados relevantes para nos contemplarem com as suas histórias sobre, por exemplo, um livro ou uma peça de teatro. Outras da peculiaridades deste formato- que à primeira vista não está aos olhos de todos- é o facto de serem convidados tantos homens como mulheres, garantido assim valores como a igualdade de géneros. 

Licenciada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, Anabela Mota Ribeiro é a autora e moderadora deste debate. E não poderia ser de outra forma. A jornalista esteve ligada a vários outros projetos semelhantes, como o colóquio “Nós, a cultura e eu” (2003). O seu trajeto profissional deu-lhe as armas certas para conduzir o “Curso de Cultura Geral”. A anfitriã promove a imparcialidade e respeita o espaço de cada convidado. É quase único em televisão um programa onde os comentadores não se atropelem para falar. 

“Curso de Cultura Geral” é a principal aposta da RTP2 aos domingos e traz o regresso de formatos internos ao horário nobre do canal. É a aposta ideal para uma estação pública que se diz “culta e adulta” e que está a traçar o caminho para recuperar o seu ‘ADN’, perdido por alguns anos. O lado negativo desta aposta é o horário, que se torna tardio para o amantes da cultura geral. A faixa certa seria após o “Jornal 2”, ou seja, pelas 22h, onde canalizaria espectadores vindos do informativo, que mantém o mesmo público alvo. 

As audiências deste género de programas- ainda por cima num canal como a RTP2- nunca são espelho do trabalho realizado. Este “long drink cultural” não chega aos 100 mil espectadores por emissão e não ultrapassa a marca de 1% de share. Fica abaixo da expectativa pela qualidade que têm e fica abaixo dos resultados audiométricos da estação pública. Contudo, o caminho da RTP2 é este e com maior promoção (até pelo “canal mãe”, a RTP1) o “Curso de Cultural Geral” pode atingir mais público. 

Como refere Anabela Morta Ribeiro em muitas emissões: “Não há um limite para definir cultura geral”. Esperemos que “Curso de Cultura Geral” continue a formar cidadãos mais informados, que valorizem a cultura do seu país e, claro, mantenha a RTP2 como uma alternativa a talent shows e reality shows oferecidos pela RTP1, SIC e TVI. A verdade é que “Curso de Cultura Geral” nos dá musica, hipnotiza pelos temas e revela segredos sobre cada convidado.

Por Filipe Vilhena

Segunda Opinião - 119ª Edição
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/

2ª temporada de "The Handmaid's Tale" estreia no NOS Play

$
0
0

A série vencedora dos Emmys e Globos de Ouro é exibida em Portugal em exclusivo no NOS Play. Nos EUA o regresso de ‘The Handmaid’s Tale’ acontece no dia 25 de abril e um dia depois chega a Portugal.

No dia 26 de abril o serviço de séries e filmes em streaming da NOS disponibiliza os primeiros dois episódios da T2 de ‘The Handmaid’s Tale’. A partir daí todas as quintas-feiras o NOS Play estreia um episódio por semana até completar os 13 episódios que compõem esta segunda temporada, acompanhando assim o ritmo dos EUA.

Galardoada nos Emmys com seis estatuetas, entre as quais Melhor Série Dramática e Melhor Atriz de Série Dramática, distinções que acumulou também nos Globos de Ouro, ‘The Handmaid’s Tale’ conta com Elisabeth Moss como protagonista, no papel de Offred/June e um elenco de luxo com Joseph Fiennes, Ann Dowd, Alexis Bledel, Yvonne Strahovski.

Na segunda temporada, Offred está grávida e continua a luta para que o filho seja livre e não sofra os horrores distópicos daquela sociedade. “Gilead está em ti” é uma das frases da Tia Lídia e nesta temporada todos irão lutar contra – ou sucumbir – a esta verdade negra.


TVI aposta em "Somos Portugal" no feriado de 25 de abril

$
0
0

A TVI vai apostar no programa Somos Portugal na tarde do dia 25 de abril. Na próxima quarta-feira, feriado, a estação emite esta maratona televisiva entre as 14h00 e as 20h00.

Com início logo após o Jornal da Uma, o programa promete música, prémios em dinheiro e uma visita às festas e romarias do nosso país. 

Recorde-se que Somos Portugal tem, atualmente,, como principais apresentadores Mónica Jardim, Marisa Cruz, Leonor Poeiras, Isabel Silva, Rúben Rua, João Montez, Alice Alves e Santiago Lagoá. Manuel Melo é o repórter do programa.

O formato estreou em 2011 e ao longo de aproximadamente sete anos tem conquistado os telespetadores, sendo líder regular no seu horário.

Fora de Casa | 26 de Abril e 2 de Maio

$
0
0


Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para a semana de 26 de abril a 2 de maio.



Resultado de imagem para antónio zambujo teatro micaelense
(imagem Radio Lumena)

ANTÓNIO ZAMBUJO | SÃO MIGUEL (AÇORES)

A digressão Açores Tour'18, de António Zambujo, arranca no próximo dia 2 de maio, no Teatro Micaelense, em São Miguel.
Distribuída pelas nove ilhas do arquipélago dos Açores, esta digressão é um objectivo que António Zambujo começou por sonhar sozinho, contagiando muitos pelo caminho e será, em breve, de todos aqueles que assistirem aos concertos. A solo, mas acompanhado pela sua guitarra e pelo seu vasto repertório, que também visita alguns clássicos do cancioneiro açoreano, António Zambujo não será diferente daquilo que sempre é, um cantor e músico de excepção, com uma capacidade única de cativar o público.




Resultado de imagem para indie lisboa 2018
(imagem Cinema 7ª Arte)

INDIELISBOA | LISBOA

O IndieLisboa está de volta, de 26 de abril a 6 de maio, para a sua 15ª edição, ocupando várias salas da capital, com a exibição de uma diversificada seleção de filmes.
Este ano, terá também lugar um filme-concerto, da autoria do músico John Parish, que se apresenta pela primeira vez em Portugal. A exibição terá lugar no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de maio, às 21.30 horas.
Para os mais novos, o IndieJunior, o mini-festival para crianças e jovens, tem uma programação adaptadas a todas as idades. Os filmes de animação, ficção e documentário são escolhidos de forma a corresponderem aos interesses e problemáticas de cada faixa etária, estabelecendo uma relação de comunicação entre a obra e o aluno.




Resultado de imagem para prem todos os relógios, nuno amado
(imagem Allevents)

APRESENTAÇÃO DE "PAREM TODOS OS RELÓGIOS"| AMARANTE

No dia 28 de abril, às 16 horas, no espaço Gatilho/ Porta 43, em Amarante, não perca a apresentação do novo romance de Nuno Amado - "Parem Todos os Relógios", finalista do Prémio LeYa 2017.
Nuno Amado nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Psicologia Social e das Organizações e Psicologia Clínica. É doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Psicologia.
"Parem todos os Relógios"é uma narrativa fluida e aliciante sobre as consequências do amor, que combina magistralmente elementos de thriller policial, história de amor e épico familiar.




Resultado de imagem para fiape 2018
(imagem C.M. Estremoz)

FIAPE 2018 | ESTREMOZ

A 32.ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), irá decorrer de 27 de abril a 1 de maio de 2018, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Eng. André de Brito Tavares.
No que respeita à animação musical, a edição deste ano conta com Piruka e Wet Bed Gang no primeiro dia, seguindo-se Carolina Deslandes, Nelson Freitas, Karetus, Raquel Tavares, HMB, Virgul e Fernando Daniel, entre muitos outros.




(imagem Facebook)

MOV'ILHA | ILHA/ POMBAL

É no próximo sábado, às 22 horas, na Sede da Filarmónica Ilhense, que o Mov'ilha regressa à freguesia de Ilha, Pombal.
O compositor digital Ricardo Ferreira será o convidado desta quarta edição, trazendo a curta-metragem austríaca "Lacrimosa", na qual participou também nos Efeitos Visuais.
"The Mauritania Railway: Backbone of The Sahara", de Macgregor, é outro dos filmes em exibição nesta noite. O documentário terá exibição exclusiva no Mov’ilha, uma vez que está neste momento a estrear mundialmente.
O terror também estará presente, com "Witch's Milk", do alemão Martin Jehle.
No que à nimação diz respeito, esta fica a cargo de "Link", de Robert Löbel.

As entradas são livres.




Resultado de imagem para nilton falta de juizo porto
(imagem Ticketline)

NILTON - "FALTA DE JUÍZO" | PORTO

"Cavalos! Póneis! Bailarinas e fogo de artifício. É tudo o que não vai encontrar neste novo espectáculo de stand-up comedy onde Nilton revela o que o faz rir e algumas das maluquices que se diverte a fazer.
No regresso ao Porto, Nilton mostra que, mais do que um humorista, é na verdade uma pessoa com muita falta de juízo."

A não perder,amanhã às 22 horas, no Coliseu do Porto.




Sophia | A Senhora Do Mar
(imagem Viral Agenda)

"SOPHIA, A SENHORA DO MAR" | LOULÉ

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro convida a uma apresentação da Universidade Sénior de Loulé - "SOPHIA, A SENHORA DO MAR", que estará em cena no dia 28 de abril, às 15 horas.
A peça conta com encenação de José Teiga, e interpretações de António Pinguinha, Ana Texier, Arminda Raposo, Deolinda Santos, Eusébia Gonçalves, Fernanda Andorinha, Maria das Dores, Maria Farinho, Maria José e Vera Vieira.
Entrada gratuita.




Resultado de imagem para festival corpo 2018
(imagem e-cultura)

FESTIVAL CORPO 2018 | SINTRA

Nos dias 28 e 29 de abril, a Quinta da Ribafria, em Sintra, recebe a 7ª edição do Festival Corpo - Encontro Internacional de Dança, que pretende ser uma plataforma de Mostras de Dança, Workshops e Terapias.
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Dança, a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra e o Ai!aDança - Atelier de Produção de Espetáculos, criaram este evento, que pretende reunir o maior número de pessoas ligadas à dança no nosso país.
Entrada livre.

Fora de Casa - Edição 74
Por Marta Segão

TVI exibe filme "Máquina Zero" esta sexta-feira

$
0
0


O filme de Sam Mendes, protagonizado por Jake Gyllenhaal, Scott MacDonald e Lo Ming, é exibido esta sexta-feira, à 01h20, na TVI.

Máquina Zero é um filme de guerra, lançado em 2005, tratando-se de uma adaptação da autobiografia do fuzileiro Anthony Swofford. Acompanha as reflexões de "Swoff" (Jake Gyllenhaal) no acampamento e nas missões durante a Guerra do Golfo - missões em que carrega o equipamento às costas através do deserto do Médio Oriente, sem qualquer protecção contra o calor intolerável e com os soldados iraquianos sempre à espreita no horizonte. 


Swoff e os seus companheiros aguentam-se com humor negro e absurdo no deserto escaldante, num país que não compreendem, enfrentando um inimigo que não conseguem ver, por uma causa que lhes passa ao lado. "

Salvador Sobral e Linda Martini são alguns dos destaques do "Bons Sons 2018"

$
0
0
https://shifter.pt/wp-content/uploads/2018/04/bonssons18cartaz_06.jpg
Imagem: Direitos Reservados
De 9 a 12 de agosto, o festival Bons Sons está de volta à aldeia de Cem Soldos, em Tomar. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão ouvir mais de quarenta bandas e artistas portugueses. Salvador Sobral, Sara Tavares, PAUS e Linda Martini são alguns dos destaques.

O programa foi apresentado à imprensa esta sexta-feira, dia 27 de abril. A essência do festival mantém-se, mas este traz em 2018 muitas novidades, com novas nomenclaturas e novos palcos.

Conheça o cartaz completo do Bons Sons 2018:

9 de Agosto
Salvador Sobral (Palco Lopes-Graça)
Selma Uamusse (Palco Lopes-Graça)
The Lemon Lovers (Palco Zeca Afonso)
Slow J  (Palco Zeca Afonso)
Lince (Palco Giacometti)
Jerónimo (Palco Giacometti)
Xinobi DJ set (Palco Aguardela)
Tia Graça – Toda a gente devia ter uma (Palco Amália)
Fado Violado (Palco Amália)
Palankalama (Palco MPAGDP)
Vozes de Manhouce com Isabel Silvestre (Palco MPAGDP)
Sacro de Sara Anjo (Auditório Agostinho da Silva)

10 de Agosto
Mazgani (Palco Lopes-Graça)
Sara Tavares (Palco Lopes-Graça)
10 000 Russos (Palco Zeca Afonso)
Mirror People (Palco Zeca Afonso)
S. Pedro (Palco Giacometti)
Tomara (Palco Giacometti)
António Bastos (Palco Aguardela)
Norberto Lobo (Palco Amália)
João Afonso (Palco Amália)
Patrícia Costa (Palco MPAGDP)
Meta (Palco MPAGDP)
Curtas em Flagrante (Auditório Agostinho da Silva)

11 de Agosto
Sean Riley & The Slowriders (Palco Lopes-Graça)
Cais Sodré Funk Connection (Palco Lopes-Graça)
Zeca Medeiros (Palco Zeca Afonso)
Paus (Palco Zeca Afonso)
O Gajo (Palco Giacometti)
quartoquarto (Palco Giacometti)
Conan Osiris (Palco Aguardela)
Colorau Som Sistema (Palco Aguardela)
Ela Vaz (Palco Amália)
Miguel Calhaz (Palco Amália)
Homem em Catarse (Palco MPAGDP)
Artesãos de Música (Palco MPAGDP)
UM [unimal, de Cristina Plana Leitão (Auditório Agostinho da Silva)

12 de Agosto
Dead Combo (Palco Lopes-Graça)
Lena d’Água e Primeira Dama com a Banda Xita (Palco Lopes-Graça)
Peltzer (Palco Zeca Afonso)
Linda Martini (Palco Zeca Afonso)
Monday (Palco Giacometti)
Luís Severo (Palco Giacometti)
Festa Encerramento (Palco Aguardela)
Montion Trio (Palco Amália)
Moonshiners (Palco Amália)
Orquestra de Foles (Palco MPAGDP)
Douradas Espigas (Palco MPAGDP)
Filhos do Meio (Auditório Agostinho da Silva)

"O Código Da Vinci"é aposta da RTP1 para a tarde do dia 1 de maio

$
0
0
 https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/G/01/digital/video/hero/Movies/2006/B0068SUMU6_TheDaVinciCode_UXSY1._V144614625_RI_SX940_.jpg

O segredo oculto desde o tempo de Jesus Cristo é o mote de O Código Da Vinci. O filme realizado por Ron Howard a partir do livro de Dan Brown, é exibido esta terça-feira, dia 1 de maio, na RTP1, pelas 15h00.

O conceituado professor de simbologia Robert Langdon e a criptóloga Sophie Neveu estão envolvidos numa investigação contra-relógio. A Igreja terá escondido que Jesus e Maria Madalena casaram e tiveram um filho. 

Um crime no Louvre, em Paris, e algumas pistas nos quadros de Da Vinci conduzem à descoberta desse segredo, protegido por uma sociedade secreta durante mais de dois mil anos.
Audrey Tautou, Jurgen Prochnow, Tom Hanks, Paul Bettany, Jean Reno, Ian McKellen, Alfred Molina são alguns dos atores desta produção de 2006.
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live