Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

Fora de Casa | 4 a 10 de Janeiro

$
0
0


Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para a semana de 4 a 10 de janeiro.



Foto de Gustavo Carona - Apenas Um Médico.
(imagem Facebook)

"1001 CARTAS PARA MOSUL" | GUSTAVO CARONA

Gustavo Carona estará presente no próximo dia 11 de janeiro, pelas 21.30 horas, no grande auditório (João Lobo Antunes), no Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, para apresentar o seu livro "1001 Cartas Para Mosul", e falar sobre as suas missões humanitárias. 
A entrada livre e aberta a todos os interessados.
O livro estará à venda, revertendo os lucros, na íntegra, para os Médicos Sem Fronteiras e para a Plataforma de Apoio aos Refugiados.




Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris
(imagem Viral Agenda)

1ª BIENAL INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO SOLIDÁRIA AJUDARIS | PORTO

A Ajudaris, em parceria com a Câmara Municipal de Amarante e a Fundação "Manuel António da Mota" apresentam a 1.ª Bienal de Ilustração Solidária Ajudaris.
A exposição poderá ser visitada a partir de 6 janeiro, às 16 horas, na Casa das Artes, no Porto, e ficará patente ao público até 19 fevereiro.




Fado: Uma forma de vida
(imagem Diário Notícias Madeira)

FADO: UMA FORMA DE VIDA | FUNCHAL

O Teatro Municipal Baltazar Dias apresenta um espectáculo único, que serve de tributo a uma das maiores vozes de Portugal. "Amália Rodrigues Fado: uma forma de vida"  terá lugar no Funchal, no dia 6 de janeiro, às 18 e às 21 horas, e no dia 7 de janeiro às 18 horas.
O espectáculo foi pensado por Andrew dos Santos, no âmbito da sua entrada para o curso profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação, e conta com a participação especial de Vânia Fernandes, bem como de outros artistas regionais.




Histórias e Fantasias - José de Castilho
(imagem Viral Agenda)

"HISTÓRIAS E FANTASIAS", DE JOSÉ DE CASTILHO | CASTELO BRANCO

De 6 a 28 de janeiro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, poderá visitar a exposição "Histórias e Fantasias", de José de Castilho, um economista, investigador, professor catedrático e pintor, sendo que é a esta última atividade que se tem dedicado, em exclusivo, desde 2004.
A exposição “Histórias e Fantasias” é um conjunto de pinturas, a partir das histórias e lendas albicastrenses presentes na memória do pintor. 
A entrada é gratuita.




Resultado de imagem para na Tal Estrela , póvoa de varzim
(imagem Guia do Lazer)

"NA TAL ESTRELA" | PÓVOA DE VARZIM

O Cine-Teatro Garret, na Póvoa de Varzim, apresenta, no dia 6 de janeiro, pelas 16.30 horas, "Na Tal Estrela", uma peça produzida pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, anunciada como "uma ficção quase científica", sobre uma menina que aprende a importância de partilhar, percebendo isso quando conhece os habitantes de um astro distante, que brincam sozinhos e estão proibidos de se entreajudar. Vai ter de ser ela a mostra-lhes que tudo é mais divertido quando feito em conjunto.




Foto de Theatro Circo - Página Oficial.
(imagem Facebook)

MÃO MORTA | BRAGA

No dia 6 de janeiro, pelas 21.30 horas, no Theatro Circo, em Braga, os Mão Morta sobem ao palco, para um concerto de celebração dos 25 anos da edição de "Mutantes S21", um álbum que trouxe a esta banda o conhecimento por um público mais vasto. 
Serão apresentados em concerto todos os temas do álbum, incluindo três nunca tocados ao vivo, tendo por base letras que remetem para ambientes urbanos, relatando estórias de cidades. 
Haverá também lugar a um trabalho de visuais, que poderá ser visto em tempo real com a banda, resultante de ilustrações criadas por 15 ilustradores nacionais, alusivas a cada um dos temas que serão apresentados ao vivo nesta tour. 




SEAT APRESENTA GRANDE CONCERTO DE ANO NOVO
(imagem Altice Arena)

GRANDE CONCERTO DE ANO NOVO | LISBOA

Pelo Segundo ano consecutivo a Orquestra Filarmónica Portuguesa volta à Altice Arena, apresentando numa só noite os clássicos da família Strauss e os mais recordados êxitos de Hollywood.
O "Grande Concerto de Ano Novo" terá lugar no dia 7 de janeiro, pelas 19 horas, na Sala Tejo da Altice Arena, e contará com temas de Johann Strauss, Eduard Strauss, Josef Strauss e Johann Strauss II, pelas mãos de 60 fabulosos músicos, conduzidos pelo maestro Osvaldo Ferreira que, este ano, inova com a apresentação de alguns dos mais recordados êxitos de Hollywood, que ficaram para sempre no nosso imaginário, como é o caso de 007 ou New York, New York entre outros.




(imagem Fnac)

"A BELA ADORMECIDA" | GUIMARÃES

A obra-prima do bailado clássico, “A Bela Adormecida”, chega ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no próximo dia 6 de janeiro, pelas 21.30 horas, interpretada pela prestigiada companhia Russian Classical Ballet, de Moscovo.
Baseado no conto “La Belle au bois Dormant”, de Charles Perrault, “A Bela Adormecida” é considerado um dos bailados que maior interesse desperta no grande público. 
Música e coreografia, numa simbiose genial, fazem com que esta peça seja considerada uma das obras mais emblemáticas da dança clássica.


Fora de Casa - Edição 57
Por Marta Segão


"Vida Inteligente" estreia domingo no TV Cine 1

$
0
0



Esta é a primeira prova de que há vida fora do planeta Terra. Quando os membros da Estação Espacial Internacional acoplaram uma sonda vinda de Marte com uma amostra de solo onde detetaram uma forma de vida, os motivos foram naturalmente de celebração. 

Uma das naturais ambições do Homem na exploração do espaço era a descoberta de vida fora do planeta Terra. Quando a equipa da Estação Espacial Internacional acoplou uma sonda vinda de Marte, as expetativas eram altas. Analisando uma amostra de solo trazida do planeta vermelho, os especialistas detetaram uma forma de vida, o que trouxe grande alegria e festejos aos seis astronautas. 

O que não se esperava é que aquela aparentemente frágil célula esmagasse a mão do Dr. Hugh Derry (Ariyon Bakare) o biólogo que primeiro a analisou. Com este claro manifesto de intenções agressivas, a luta está declarada, seis humanos contra vida extraterrestre, num jogo do gato e do rato numa nave perdida no meio do espaço, um toca e foge potencialmente mortal. 

Vida Inteligente, de Daniel Espinosa estreia a 7 de janeiro, domingo, às 21h30, no TV Cine 1.

"Elementos Secretos" estreia no TV Cine 1

$
0
0

Por vezes é preciso procurar soluções originais e nada óbvias. Mesmo que isso signifique que o sucesso da missão espacial da NASA de colocar um homem no espaço em 1961 dependa de mulheres negras, logo dois grandes obstáculos, que pareciam impossíveis numa sociedade conservadora, machista e racista. 

Na década de 1960, a NASA possuía um departamento especial para as pessoas de cor. Não tinham acesso ao edifício principal, tinham uma casa de banho específica e eram vistos de lado pelos restantes trabalhadores brancos. 

Quando a União Soviética anunciou crescentes sucessos no programa, que visava colocar pela primeira vez um homem no espaço, a pressão aumentou sobre a NASA. 
Al Harrison (Kevin Costner), um dos diretores da agência espacial americana, viu-se obrigado a procurar os melhores dos melhores e foi no departamento das pessoas de cor que encontrou Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, nomeado ao Óscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária) e Mary Jackson, que se revelaram três brilhantes matemáticas e engenheiras que ajudaram ao sucesso da missão. 

Elementos Secretos conta a história verdadeira de como as mulheres, ainda por cima negras, eram segregadas na década de 1960 na NASA: não tinham acesso a reuniões, decisões ou o que quer que fosse, tinham que caminhar centenas de metros só para irem a uma casa-de-banho específica e eram muitas vezes confundidas com as empregadas de limpeza. 

Elementos Secretos estreia a 12 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, no TV Cine 1.

"Lego Batman: O Filme" estreia no TV Cine 1

$
0
0

Já não se fazem super-heróis como antigamente. Isto não quer dizer que sejam menos bravos e salvadores mas os novos tempos implicam que um homem não trabalhe só. Este é o maior receio de Batman  o super-herói solitário que vai ter que aprender a jogar em equipa. 

Batman (voz de Will Arnett/Pedro Bargado) vivia o seu dia-a-dia pacato em Gotham City, a salvar uma situação aqui e outra ali, regressando a casa solitário para a sua solitária Batcaverna, apenas com a presença do sempre fiel mordomo, Alfred Pennyworth (voz de Ralph Fiennes/Diogo Infante). 

Duas coisas vêm mudar a vida do super-herói. O Comissário Gordon resigna como chefe da polícia da cidade, sendo substituído no cargo pela sua filha, Barbara (voz de Rosario Dawson/Benedita Pereira). A nova responsável pela segurança de Gotham City decide que o bem-estar da cidade não pode estar unicamente nas mãos do misterioso Batman e que este deve trabalhar em equipa, algo que manifestamente ele não sabe fazer. 

Por outro lado, Batman comete a pior das ofensas perante Joker, ao dizer que ele não é o seu pior inimigo. Joker (voz de Zach Galifianakis/Luís Franco-Bastos), profundamente sentido e magoado promete vingar-se de forma terrível e provar que Batman está completamente errado. Para manter a segurança de Gotham City face à pior ameaça da sua história o nosso super-herói vai mesmo ter que vencer os seus piores receios e trabalhar em equipa. Mas será que consegue encaixar todas as peças? 

Lego Batman: O Filme, estreia a 14 de janeiro, domingo, às 12h30 (VP) e às 21h30 (VO), no TV Cine 1.

HBO confirma: Temporada final de 'Game of Thrones' chega em 2019

$
0
0

Segundo o comunicado da HBO, a temporada final chegará em 2019 e contará com seis episódios. 


Já é oficial. O regresso de ‘Game of Thrones’, para a sua oitava e última temporada, vai acontecer em 2019, como acaba de confirmar a HBO. Isto porque, já se tinha especulado a possibilidade da temporada final sofrer um atraso, tendo até sido divulgado por Sophie Turner (Sansa Stark) numa entrevista, mas, oficialmente, agora acabou por se confirmar.

A nova temporada terá seis episódios, escritos por David Benioff, D.B. Weiss, Bryan Cogman e Dave Hill, com o autor da história, George R. R. Martin, no papel de co-produtor executivo, como já aconteceu nas temporadas anteriores.

A história é uma incógnita, deverá seguir o seu próprio rumo, como aconteceu com a temporada anterior, uma vez que os livros publicados por George R. R. Martin chegaram apenas até à sexta temporada, não tendo feito mais nenhum lançamento. Ainda assim, o autor contribuirá, naturalmente, para o delinear da trama final.

Liam Cunningham (Davos Seaworth) revelou um pouco sobre a oitava temporada, a mais curta de todas, numa entrevista em outubro passado: “[Os episódios] vão ser definitivamente maiores e, pelo que ouço, mais longos. Vamos filmar mesmo até ao verão”, indicou.

Sete Filmes por Semana | De 8 a 14 de janeiro

$
0
0


Todas as semanas, o Fantastic sugere-lhe uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até si. Aceita o desafio?

Semana 2 - De 8 a 14 de janeiro

01. Drive - Risco Duplo

Realização: Nicoals Winding Refn
Género: Thriller
Ano: 2011
Duração: 100 minutos

No primeiro dia desta segunda semana, trazemos-lhe um filme de Nicoals Winding Refn. O realizador que foi responsável por filmes como Pusher, Só Deus Perdoa ou The Neon Demon traz-nos, em Drive, uma história protagonizada por Ryan Gosling, repleta de ação e mistério.

Driver (Ryan Gosling) é um exímio condutor de automóveis que tem dois trabalhos: durante o dia é duplo de cinema em Hollywood, à noite transforma-se em motorista de um gang. Apesar da sua conivência, tem por regra nunca tomar parte activa nos assaltos reduzindo as suas funções ao simples acto de conduzir.

Ver-se-á, porém, obrigado a ir contra o seu próprio código para ajudar Irene (Carey Mulligan), uma jovem mãe a viver sérias dificuldades, por quem se apaixonou. O marido desta acaba de sair da prisão e tem de participar de um roubo para pagar uma dívida. É então que o protagonista decide ajudá-lo, acabando com a cabeça a prémio.

02. Amigos Improváveis

Realização: Olivier Nakache, Eric Toledano
Género: Drama, Comédia
Ano: 2011
Duração: 112 minutos

Este filme francês realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano é uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico "Le Second Soufflé", escrito por Philippe Pozzo di Borgo. Foi o filme mais visto em França em 2011 e obteve sucesso em muitos outros países europeus.

Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão.

Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia. 

03. Cama de Gato

Realização: Filipa Reis e João Miller Guerra
Género: Documentário
Ano: 2012
Duração: 57 minutos

"As coisas acontecem, sucedem e a gente aproveita ou não. Há um jogo de meninos que, em Portugal, se chama cama de gato: os meninos atam um cordel em círculo, depois fazem assim com a mão, vem outro e faz uma complicação qualquer, mete o dedo faz outra complicação, vem outro ainda e quanto aos dedos faz assim e tira, e forma outra figura.

Este jogo chama-se cama de gato. Então, eu acho que na vida o que há, é um jogo perpétuo de crianças com a cama de gato, que a vida vem de vez em quando e apresenta-nos o problema, olhamos e vemos como é que havemos de tirar, depois metemos os dedos, fazemos assim e sai outra coisa. É que toda a nossa habilidade é tornar a ser crianças para ver como é que sai a cama de gato." Estas são as palavras de Agostinho da Silva que dão o mote a este filme.

Cama de Gato não é um documentário, mas também não é uma ficção. O filme é designado como uma "ficção do real", um género recorrente no trabalho de Filipa Reis e João Miller Guerra. Presente em mais de uma dezena de festivais nacionais e internacionais, a média-metragem acompanha a vida de Joana Santos, uma mãe adolescente que mora no Bairro da Bela Vista, em Setúbal. "A dualidade entre a força e a fragilidade, a liberdade e a prisão, a alegria e a tristeza" da jovem são os pilares deste filme português.

04. Despojos de Inverno

Realização: Debra Granik
Género: Drama
Ano: 2010

Esta é a adaptação do romance homónimo do escritor americano Daniel Woodrell. O filme tem a realização de Debra Granik. A viver nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri, com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de 17 anos, é a alma da família e o único apoio de Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), os seus irmãos mais novos.

O seu pai, depois de dar a casa como fiança num negócio obscuro, desapareceu sem deixar rasto e é procurado pela polícia. Agora, para não perder a casa onde vive, Ree terá de encontrar o pai, nem que para isso tenha de percorrer todos os recantos das montanhas. Nessa busca incessante pelos lugares prováveis e improváveis, todos a tentam dissuadir, mas a rapariga tem um único objectivo em mente: proteger a sua família, custe o que custar. 

05. Serenata à Chuva

Realização: Gene Kelly e Stanley Donen
Género: Musical
Ano: 1952

Serenata à Chuva é considerado por muitos o maior musical da história do cinema. Mas é também uma maravilhosa homenagem à Sétima Arte e à conturbada fase de transição do mudo para o sonoro no final da década de 20, que está na base de alguns dos melhores gags do filme.

E é ainda a antologia das grandes melodias daquele tempo, incluindo a que lhe dá o título e foi das primeiras a ser ouvida no cinema, numa obra de 1929. E é por uma sala de cinema (privada) que entra no filme o sonho e a arte de Cyd Charisse.

Do seu irresistível romantismo à sua evocação nostálgica, passando pelo seu delirante sentido de comédia e sátira, este é um dos mais completos, perfeitos e deslumbrantes musicais da História do Cinema

06. Whiplash 

Realização: Damien Chazelle
Género: Drama, Musical
Ano: 2014

O maior sonho de Andrew, baterista de 19 anos, é fazer carreira no mundo do jazz. Metódico e perfeccionista, desde muito pequeno que está determinado a entrar como aluno no Shaffer Conservatory of Music, uma das mais conceituadas escolas de música do país.

É lá que conhece Fletcher, um professor cuja fama de genialidade apenas se compara ao terror que incute aos alunos. Decidido a mostrar a todos as suas capacidades artísticas, Andrew dá tudo o que pode nas aulas, absorvendo todos os conhecimentos de Fletcher.

Porém, com o passar do tempo, o seu mentor transforma-se no seu mais implacável carrasco. Esta relação transforma-se assim numa ligação de abuso de poder que quase retira ao jovem o que lhe resta da sua humanidade.

07. Toy Story

Realização: 
John Lasseter
Género: Animação
Ano: 1995

No quarto de Andy, Woody (voz de Tom Hanks), o boneco "cowboy", é, desde sempre, o seu brinquedo favorito e o chefe de todos os brinquedos que aí vivem. Até que, no dia do seu aniversário, Andy recebe como presente Buzz Lightyear (voz de Tim Allen), um boneco-astronauta que está convencido estar em plena missão intergaláctica.

Buzz rapidamente se torna o predilecto, ameaçando o longo reinado de Woody. A partir daqui nasce uma rivalidade difícil de conter. Mas, com a ajuda do Dinossauro Rex (Wallace Shawn), do Cabeça de Batata (Don Rickles) e do exército dos Homens Verdes, os dois são empurrados para uma aventura que os obrigará a unir esforços.

"Divorce T2" estreia no TV Séries

$
0
0


Agora que Frances e Robert estão finalmente separados, os dois vão aprender a refazer a vida cada um para o seu lado. 

No final da primeira temporada, o jogo sujo entre Frances (Sarah Jessica Parker) e Robert (Thomas Haden Church) desceu a níveis mesquinhos, a ponto de estarmos já a falar de uma vingança pessoal. Finalmente decididos a estarem juntos separados, ou separados em conjunto, Frances e Robert vão seguir o seu caminho, com desafios ao virar de cada esquina. 

Frances vai voltar ao campo de batalha da sedução, ajudada pelo Tinder, mas nem tudo vai ser fácil. Há ainda que mudar o nome na conservatória ou realizar tarefas aparentemente simples como colocar um prego, sozinha, na parede. Já Robert quer, também, voltar ao mundo maravilhoso dos engates. Agora já sem o farfalhudo bigode, o céu é o limite. 

Divorce T2, da HBO, estreia mundialmente a 14 de janeiro, de domingo para segunda-feira, às 3h, no TV Séries, com exibição em horário nobre às quintas-feiras às 22h30.

Globos de Ouro. "Três Cartazes à Beira da Estrada" e "Big Little Lies" são os grandes vencedores da 75ª. edição

$
0
0

Numa noite marcada pelo protesto contra o assédio e abusos sexuais na indústria, o filme Três Cartazes à Beira da Estrada e a série Big Little Lies foram os grandes vencedores da noite.

Decorreu este domingo, dia 7 de janeiro, a 75ª. edição dos Globos de Ouro, a entrega de prémios americana que destaca o que melhor se faz no cinema e na televisão. A maioria dos convidados presentes no no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, estava vestido de preto e usava os crachás com a frase "Time's Up", em português "O tempo acabou". 


Numa edição considerada histórica, pelo impacto do protesto ao longo da mesma, um dos destaques vai para o discurso de Oprah Winfrey, o mais aplaudido ao longo da noite. A apresentadora de televisão recebeu o Prémio Cecil B. DeMille e foi a primeira mulher negra a vencer este troféu honorário.


Nas várias categorias, o destaque vai para Três Cartazes à Beira da Estrada, um filme que venceu quatro dos seis prémios para os quais estava nomeado. Em televisão, destaque para Big Little Lies, que também arrecadou quatro Globos de Ouro.

A Hora Mais Negra deu a Gary Oldman o prémio de Melhor Ator em Drama, enquanto James Franco conquistou o Globo de Ouro para Melhor Ator em Comédia ou Musical, com o filme Um Desastre de Artista.

Sterling K. Brown (Melhor Ator - Drama), Elisabeth Moss (Melhor Atriz - Drama), Aziz Ansari (Melhor Ator - Comédia), e Rachel Brosnahan (Melhor Atriz - Comédia) foram os grandes vencedores na categoria de Televisão.

Conheça a lista completa dos vencedores dos Globos de ouro 2018:

CINEMA
Melhor Filme - Drama:
Dunkirk
Chama-me Pelo Teu Nome
The Post
A Forma da Água
Três Cartazes à Beira da Estrada
Melhor Filme - Comédia ou Musical:
Lady Bird
Foge
I, Tonya
Um Desastre de Artista
O Grande Showman
Melhor Realizador:
Christopher Nolan – Dunkirk
Steven Spielberg – The Post
Guillermo del Toro – A Forma da Água
Martin McDonagh – Três Cartazes à Beira da Estrada
Ridley Scott – All the Money in the World
Melhor Ator - Drama:
Gary Oldman – A Hora Mais Negra
Timothee Chalamet – Chama-me Pelo Teu Nome
Daniel Day-Lewis – Linha Fantasma
Tom Hanks – The Post
Denzel Washington – Roman J. Israel, Esq.
Melhor Atriz - Drama:
Meryl Streep – The Post
Sally Hawkins – A Forma da Água
Jessica Chastain – Molly’s Game
Frances McDormand – Três Cartazes à Beira da Estrada
Michelle Williams – All the Money in the World
Melhor Ator - Comédia ou Musical:
James Franco – Um Desastre de Artista
Daniel Kaluuya – Foge
Hugh Jackman – O Grande Showman
Steve Carell – Battle of the Sexes
Ansel Elgort – Baby Driver: Alta Velocidade
Melhor Atriz - Comédia ou Musical:
Saoirse Ronan – Lady Bird
Margot Robbie – I, Tonya
Judi Dench – Victoria and Abdul
Emma Stone – Battle of the Sexes
Helen Mirren – The Leisure Seeker
Melhor Ator Secundário:
Armie Hammer – Chama-me Pelo Teu Nome
Richard Jenkins – A Forma da Água
Sam Rockwell – Três Cartazes à Beira da Estrada
Willem Dafoe – The Florida Project
Christopher Plummer – All the Money in the World
Melhor Atriz Secundária:
Laurie Metcalf – Lady Bird
Allison Janney – I, Tonya
Mary J. Blige – Mudbound
Octavia Spencer – A Forma da Água
Hong Chau – Downsizing
Melhor Argumento:
Guillermo del Toro e Vanessa Taylor – A Forma da Água
Greta Gerwig – Lady Bird
Liz Hannah e Josh Singer – The Post
Martin McDonagh – Três Cartazes à Beira da Estrada
Aaron Sorkin – Molly’s Game
Melhor Banda-Sonora Original:
Carter Burwell – Três Cartazes à Beira da Estrada
Alexandre Desplat – A Forma da Água
Johnny Greenwood – Linha Fantasma
John Williams – The Post
Hans Zimmer – Dunkirk
Melhor Canção Original:
“Home” (Ferdinand)
“Mighty River” (Mudbound)
“Remember Me” (Coco)
“The Star” (The Star)
“This is Me” (O Grande Showman)
Melhor Filme de Animação:
The Boss Baby
The Breadwinner
Coco
Ferdinando
A Paixão de Van Gogh
Melhor Filme Estrangeiro:
Uma Mulher Fantástica
First They Killed My Father
Aus dem Nichts
Nelyubov
Rutan
TELEVISÃO

Melhor Série - Drama
The Handmaid’s Tale
Stranger Things
This Is Us
Game of Thrones
The Crown
Melhor Série - Musical ou Comédia
Will & Grace
Master of None
black-ish
SMILF
The Marvelous Mrs. Maisel
Melhor Ator - Drama:
Sterling K. Brown – This Is Us
Freddie Highmore – The Good Doctor
Bob Odenkirk – Better Call Saul
Jason Bateman – Ozark
Liev Schreiber – Ray Donovan
Melhor Atriz - Drama:
Elisabeth Moss – The Handmaid’s Tale
Caitriona Balfe – Outlander
Claire Foy – The Crown
Maggie Gyllenhaal – The Deuce
Katherine Langford – 13 Reasons Why
Melhor Ator - Musical ou Comédia:
Anthony Anderson – black-ish
Aziz Ansari – Master of None
Kevin Bacon – I Love Dick
William H. Macy – Shameless
Eric McCormack – Will & Grace
Melhor Atriz - Musical ou Comédia:
Pamela Adlon – Better Things
Alison Brie – GLOW
Rachel Brosnahan – The Marvelous Mrs. Maisel
Issa Rae – Insecure
Frankie Shaw – SMILF
Melhor Minissérie ou Filme para Televisão:
Big Little Lies
Fargo
Feud: Bette and Joan
The Sinner
Top of the Lake: China Girl
Melhor Ator - Minissérie ou Filme para Televisão:
Robert De Niro – The Wizard of Lies
Jude Law – The Young Pope
Kyle MacLachlan – Twin Peaks
Ewan McGregor – Fargo
Geoffrey Rush – Genius
Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para Televisão:
Jessica Biel – The Sinner
Nicole Kidman – Big Little Lies
Jessica Lange – Feud: Bette and Joan
Susan Sarandon – Feud: Bette and Joan
Reese Witherspoon – Big Little Lies
Melhor Ator Secundário - Minissérie ou Filme para Televisão:
David Harbour – Stranger Things
Alfred Molina – Feud: Bette and Joan
Christian Slater – Mr. Robot
Alexander Skarsgård – Big Little Lies
David Thewlis – Fargo
Melhor Atriz Secundária - Minissérie ou Filme para Televisão:
Laura Dern – Big Little Lies
Ann Dowd – The Handmaid’s Tale
Chrissy Metz – This Is Us
Michelle Pfeiffer – The Wizard of Lies
Shailene Woodley – Big Little Lies

"A Tua Cara Não Me É Estranha". Estes são os 8 concorrentes da nova temporada

$
0
0

A Tua Cara Não Me É Estranha está de volta à TVI em breve. Com estreia prevista para o final de janeiro, ao domingo à noite, as gravações da nova temporada já arrancaram e o elenco já é conhecido.

Ao todo, o formato contará com 8 famosos no elenco residente, que ao longo de 12 galas irão imitar diversos artistas nacionais e internacionais. 

De acordo com a TV7Dias, o youtuber Alexandre Santos, o cantor Carlos Costa, a atriz Catarina Siqueira, a cantora Mónica Sintra, o ator Ricardo Castro, a cantora Nucha, o ator Rúben Madureira e a atriz Sissi Martins foram os escolhidos.

O programa de imitações deverá manter-se no ar até abril, altura em que chega a sétima temporada de Secret Story - Casa dos Segredos. 

Para esta nova temporada de A Tua Cara Não Me É Estranha, a TVI mantém a equipa habitual: Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha assumem a condução, enquanto Alexandra Lencastre, José Carlos Pereira e Luís Jardim mantêm-se como jurados.

Foto: Daily Cristina

Filomena Cautela, Sílvia Alberto, Daniela Ruah e Catarina Furtado apresentam o "Eurovision Song Contest 2018"

$
0
0

Estão escolhidas as quatro apresentadoras que conduzirão a edição de 2018 do Eurovision Song Contest, que se realiza em Lisboa. Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto são as anfitriãs.

Os quatro nomes foram confirmados num anúncio oficial feito pela RTP e pela organização do Eurovision Song Contest, através do Facebook. As apresentadoras estiveram juntas na semana passada, durante a realização da sessão fotográfica oficial.

A escolha de quatro mulheres para apresentar o concurso eurovisivo acontece um ano depois da Ucrânia ter optado por ter apenas homens na condução. A 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Kiev e que terminou com a vitória de Portugal, foi conduzida por Oleksandr Skichko, Volodymyr Ostapchuk e Timur Miroshnychenko, rostos conhecidos da televisão ucraniana.

A 63ª. edição da Eurovisão acontece nos dias 8, 10 e 12 de maio, no palco do Altice Arena, em Lisboa. Estarão presentes 43 países a concurso e Portugal tem lugar assegurado na final. O representante português será escolhido no dia 4 de março, na final do Festival RTP da Canção, que decorre em Guimarães.

"País Irmão" entra na fase final e ganha novo horário na RTP1

$
0
0


A série portuguesa protagonizada por José Raposo e Afonso Pimentel está de volta à grelha da RTP1 esta segunda-feira, dia 8 de janeiro. Depois de uma pausa de duas semanas, devido à programação especial e Natal, País Irmão regressa com um novo horário.

Agora, a produção da Stopline Films é exibida pelas 22h45, às segundas-feiras. Esta semana, vai para o ar o 15º episódio da série, que é composta por 18 episódios. A exibição do último capítulo está, assim, agendada para o dia 29 de janeiro.

No episódio de hoje, dia 8, as filmagens da novela chegam ao fim, sendo a cena final o nascimento do filho do rei.  Em simultâneo, muito coisa acontece: José volta a ser pai, o que o faz debater sobre o rumo da sua vida. Márcio decide abandonar a religião, contando para isso com a ajuda de Thaís.

País Irmão é escrita por Tiago R. Santos, Hugo Gonçalves e João Tordo, sendo realizada por Sérgio Graciano. Estreada a 11 de setembro de 2017, às 21h00, o melhor resultado foi conseguido no primeiro episódio, com 4.5% de audiência e 9.2% de share. Já o episódio exibido a 18 de dezembro alcançou o pior resultado, com 2.5% de share e uma audiência de 114 000 espetadores.

Poderá assistir a todos os episódios da série em https://www.rtp.pt/play/p3846/pais-irmao

"45 Anos", de Andrew Haigh, estreia sexta-feira na RTP2

$
0
0

Dia 12 de janeiro, sexta-feira, pelas 23h15, a RTP2 exibe o filme realizado por Andrew Haigh. 45 Anos é interpretado por Charlotte Rampling e Tom Courtenay, tendo sido premiado com dois Ursos de Prata, no Festival de Berlim, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator


Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e o planeamento da festa está a correr bem. Mas entretanto chega uma carta para o seu marido. O cadáver do seu primeiro amor foi descoberto, congelado e conservado nos glaciares gelados dos Alpes Suíços. Quando chega a altura de celebrar o aniversário de casamento, cinco dias mais tarde, talvez já não haja casamento para festejar...


Casados há 45 anos, sem filhos, Kate e Geoff Mercer preparam-se para celebrar o seu aniversário de casamento com uma festa, quando Geoff recebe uma carta que abala o casal. A carta, vinda da Suíça, informa-o de que foi descoberto um cadáver: o de Katya, a mulher com quem ele namorou antes de Kate, que faleceu ao cair numa fissura de um glaciar, quando o casal andava a caminhar numas férias em 1962. Geoff diz a Kate que ele era considerado o "parente próximo" de Katya, já que eles tinham fingido ser casados. 

Embora Kate continue a preparar a festa e o casal partilhe alguma emoção romântica quanto a isso, ela fica cada vez mais perturbada pela preocupação de Geoff com Katya.  Geoff volta a fumar e medita muito acerca da sua vida despreocupada com o seu amor anterior, procura fotos dela no sótão e queixa-se amargamente da forma como os seus contemporâneos e ex-colegas envelheceram. Interrogado por Kate, Geoff confessa que teria casado com Katya, se ela tivesse sobrevivido. 

Enquanto Geoff está num almoço de trabalho, Kate vasculha o sótão e encontra uns slides de Katya, que mostram que ela estava grávida na altura em que morreu. À medida que se aproxima a data do aniversário de casamento, o casal mergulha cada vez mais no seu passado, pondo o seu futuro em causa.

"O Fim da Inocência", "Jacinta" e "Perdidos" foram os filmes portugueses mais vistos em 2017

$
0
0

O Fim da Inocência é o filme português mais visto de 2017, tendo chegado aos 76.827 espetadores. Jacinta e Perdidos são as produções nacionais que se seguem no top dos mais vistos, ficando acima dos 40 mil espectadores.

O filme de Joaquim Leitão tornou-se a película protuguesa mais visto do ano, mas não conseguiu figurar no top geral dos 40 filmes mais vistos do ano em Portugal, liderado por Velocidade Furiosa 8, com 787.724 espetadores.

No top nacional, o segundo lugar pertence a Jacinta, de Jorge Paixão da Costa, com 45.561 espetadores. Segue-se Perdidos, de Sérgio Graciano, com 43.600 espetadores. Em destaque estão ainda produções como São Jorge (42.249) ou Fátima (24.379), que estando presentes em menos salas de cinema do país, conseguiram figurar no top 5 dos mais vistos.

Já o cinema independente ficou longe de conseguir bons resultados. Verão Danado, Eldorado XXI ou A Floresta das Almas Perdidas, por exemplo, não conseguiram ir além dos 1000 espectadores. A excepção acontece apenas com o premiado A Fábrica de Nada, que chegou aos 7547 espectasores e tornou-se o 12º filme português mais visto.

Conheça o top dos filmes portugueses mais vistos em 2017, divulgados pelo ICA:


Segunda Opinião | 12 personalidades que marcaram a televisão portuguesa em 2017 (Parte 1)

$
0
0

O ano que passou deixou várias marcas no panorama televisivo. Para além dos programas, que já destacamos na edição passada da "Segunda Opinião", também várias personalidades merecem ser exaltadas. 

Em duas edições especiais desta rubrica, destacamos 12 pessoas que marcaram o ano de 2017. Hoje, falamos das primeiras 6 caras que marcaram a televisão nacional.

01. Filomena Cautela

Desde setembro de 2016 que Filomena Cautela apresenta a versão semanal do 5 Para a Meia-Noite. Depois de ter dividido uma última temporada com mais quatro apresentadores - Rui Unas, Nilton, Fernando Alvim e Marta Crawford - a apresentadora assumiu os comandos a solo, à quinta-feira. Assim, após a tomada de posse da nova direção, Filomena passou a ser a única apresentadora do formato.

Para além disso, Filomena Cautela foi repórter do Festival RTP da Canção e do especial Juntos Por Todos. A apresentadora, ao lado da sua colega Inês Lopes Gonçalves e do "5", deu o mote de partida para o novo ano, num especial que atingiu os 14% de share. Se o talento da apresentadora era conhecido, o ano de 2017 provou porque é que Filomena continua a ser uma das grandes caras da televisão em Portugal. E em 2018 volta a estar em grande, na condução do Festival Eurovisão da Canção.

02. Salvador Sobral

O nosso país venceu o Festival Eurovisão da Canção com mais de 700 pontos, reunindo assim milhões de fãs em todos os países. O seu jeito descontraído e a sua voz calma, fizeram de Salvador Sobral o homem de Portugal e a música "Amar Pelos Dois" tornou-se um hino para várias pessoas, que ficaram tocadas com a mensagem contida na letra da música. 

O sucesso foi além do programa de televisão e Salvador tornou-se numa referência internacional. 2017 foi o ano da sua consagração enquanto cantor, mas 2018 promete ser ainda melhor, porque será o ano do grande regresso aos palcos portugueses.

03. Cristina Ferreira

Cristina Ferreira é já um fenómeno de popularidade  Aos 40 anos, a apresentadora atrai milhares de espectadores para os formatos que apresenta e o sucesso acaba por se expandir para fora do ecrã.

Em 2017, o destaque vai para Apanha se Puderes, o formato que conduz ao lado de Pedro Teixeira e que conseguiu, ao fim de uma década,roubar a liderança a O Preço Certo, da RTP1. Por dia, cerca de 1 milhão de espectadores acompanha o concurso, que já foi chamado a horário nobre e fins de semana, sempre com bons números para a TVI. Muito deste sucesso se deve à apresentadora.

04. César Mourão

Foi sem dúvida um dos melhores programas que a SIC emitiu em 2017 e teve a mão de César Mourão.  D' Improviso é um formato que mistura canto, dança, jogos e muitos desafios, mas sempre a improvisar. 

César Mourão conseguiu demonstrar (mais uma vez) que tem talento em diversas áreas. E deu à SIC um dos programas de domingo mais vistos dos últimos anos - roubando, em algumas ocasiões, a liderança da TVI.

05. Pedro Fernandes

Pedro Fernandes ganhou notoriedade este ano na RTP1 devido ao programa Brainstorm, emitido logo após o Telejornal.  Para além das boas audiências, a verdade é que o concurso mostrou o comunicador que Pedro tem dentro de si, escondido muitas vezes no 5 Para a Meia-Noite. 

Logo a seguir, o apresentador esteve ao lado e Sílvia Alberto em Got Talent Portugal. A dupla resultou e trouxe ao formato uma nova frescura. Se dúvidas existissem acerca do talento e versatilidade de Pedro Fernandes, 2017 foi o ano da confirmação.

06. João Manzarra

O ano que passou foi em cheio para o apresentador da SIC! Para além de Just Duet- O Dueto Perfeito e Vale Tudo, João Manzarra conduziu pela primeira vez Globos de Ouro, substituindo Bárbara Guimarães.

Aos 32 anos, o apresentador foi também o rosto principal da estação de Carnaxide na emissão especial "Juntos Por Todos", que apoiava as vitimas dos incêndios. João Manzarra é uma das hipóteses para conduzir "Divertidamente" em 2018 e continuará a ser uma aposta segura da estação de Carnaxide.

__________________________

E assim terminamos a primeira volta ao melhor de 2017, onde destacamos os rostos que marcaram o ano. Para a semana, trazemos-lhe mais seis caras que estiveram em destaque no ano passado. Até lá. Bom ano.

Segunda Opinião - 108ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/

"Crashing T2" estreia no TV Séries

$
0
0

Crashing está de volta para a segunda temporada e Pete é já uma lenda no que toca a dormir nos sofás dos outros, visto que o passa-palavra entre os artistas de stand-up corre depressa. 

Pete (Pete Holmes) está agora entre o grupo de artistas de stand-up mais cool da cidade, mas a sua fama de pedir para dormir nos seus sofás já navega por todos os cantos, o que nem sempre é positivo. 

Neste momento, o rapaz trabalha numa pizzaria, mas o seu sonho de subir a um palco de forma profissional está tão forte como nunca. 
Apesar da entrada mais a sério numa nova vida, Pete continua a ser o inocente e o trapalhão que veio dos subúrbios da grande cidade. Os novos amigos acham que ele não é menino para acompanhá-los à festa de aniversário de um deles numa casa de dança burlesca e Pete começa a recriminar-se por estar a começar uma nova relação e achar que está a trair a sua mulher que apanhou no sofá com outro no início da primeira temporada. 

Crashing T2, da HBO estreia mundialmente a 14 de janeiro, de domingo para segunda-feira, às 3h30, no TV Séries, com exibição em horário nobre, às quintas-feiras, às 22h.

Passes para o primeiro fim de semana do Rock In Rio esgotaram

$
0
0

Neste primeiro fim de semana, dias 23 e 24 de junho, estão confirmadas as presenças de Muse, Bruno Mars, Demi Lovato e Anitta.


“Já se encontram esgotados os passes para o primeiro fim de semana do festival”. Foi esta a comunicação que a organização anunciou, hoje (09), dias em que o Palco Mundo receberá os Muse (23 de junho), Bruno Mars, Demi Lovato, Anitta e Agir (24 de junho).

No entanto, ainda estão disponíveis bilhetes diários para ambos os dias.

No que se refere ao segundo fim de semana do festival no Parque da Bela Vista, em Lisboa, dias 29 e 30 de junho, estão confirmados os The Killers e há ainda passes e bilhetes diários.

Recorde-se que, os passes para cada fim de semana custam 117 euros e os bilhetes diários 69 euros.

A organização, para a 8.ª edição do Rock in Rio Lisboa, promete “transformar a Bela Vista num gigante parque temático da música, com inúmeras experiências e uma programação surpreendente, combinando o melhor do entretenimento”.

Além disso, a edição deste ano “vai contar com mais horas de entretenimento diário - o recinto abrirá portas às 12h00 e encerrará às 2h00” -, bem como de novas áreas, “como o Pop District ou Gormet Square”, e novos palcos, é disso exemplo o Digital Stage.


"Dr. Saúde"é a nova aposta das tardes da SIC

$
0
0

Estreia em março o novo programa das tardes da SIC. Dr. Saúde é o nome do formato que irá para o ar entre as 18h e as 19h. A nova aposta do canal é inspirado no formato americano Dr. Oz, exibido na América há vários anos.

Dr. Saúde tem como principal objetivo alertar e responder às várias questões dos espectadores sobre temas de saúde. A apresentação estará a cargo de Pedro Lopes, o médico que atualmente integra a rubrica "Querida Saúde" no programa Queridas Manhãs. A notícia é avançada pela TV7Dias.

A grelha das tardes da SIC passará, assim, a ser composta por duas telenovelas - exibidas entre as 14h45 e as 18h - e por dois programas de infotainment. Para além de Dr. Saúde, também Linha Aberta continuará no ar, pelas 19h.

Em Portugal, o formato original, Dr. Oz, é transmitido pela SIC Mulher. Apresentado por Mehmet Oz, o programa já esteve nomeado para um Emmy nas catrgorias de "Melhor talk show informativo" e "Melhor Apresentador".

Dr. Saúde surge para substituir Juntos à Tarde na grelha da SIC. O talk-show apresentado por João Baião e Rita Ferro Rodrigues chega ao fim em fevereiro.

"Kong: Ilha da Caveira" estreia no TV Cine 1

$
0
0

Na Ilha da Caveira quem manda é Kong. No filme, de Jordan VogtRoberts, conhecemos a história do macaco monstruoso com mais de 30 metros de altura. 

A Ilha da Caveira, no Pacífico Sul, sempre esteve envolta em grandes mistérios. De acesso difícil, povoada por escarpas avassaladoras e paisagens de tirar a respiração, a ilha permaneceu praticamente inexplorada pelo homem.

Até ao dia em que o veterano explorador William Randa (John Goodman) consegue organizar uma missão à ilha. Como braços-direito Randa leva Preston Packard (Samuel L. Jackson), Tenente-Coronel do Exército dos Estados Unidos e James Conrad (Tom Hiddleston), antigo capitão da Força Aérea. 
A Ilha da Caveira esconde muitos mistérios, mas nenhum deles é tão gigantesco com Kong, o macaco com mais de 30 metros de altura que domina desde tempos imemoriais. Mas qual será o segredo que esconde Kong? O que o leva a ser tão agressivo e demolidor com os forasteiros? 

Kong: Ilha da Caveira estreia a 19 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, no TV Cine 1. 

Fingertips comemoram 15 anos de carreira com o regresso de Zé Manel

$
0
0


Os Fingertips regressam aos palcos em 2018 para comemorar os 15 anos do lançamento do álbum "All Bout Smoke 'N Mirrors", com o carismático vocalista e letrista dos Fingertips, Zé Manel.

O cantor junta-se de novo ao compositor Rui Saraiva e a Jorge Oliveira para uma digressão, onde vamos poder ouvir ao vivo todos os sucessos da banda.

Mas um regresso não é feito apenas de recordações e, como tal, os Fingertips têm estado em estúdio a gravar temas originais, sendo que o primeiro será lançado ainda durante o mês de janeiro.

Tudo começou em 2003 com o lançamento o primeiro álbum de originais "All Bout Smoke 'N Mirrors", uma estreia arrebatadora, com os primeiros singles "Melancholic Ballad (for the Leftlovers)" e "Picture of my Own" a invadirem as rádios e televisões portuguesas, levando a banda a atingir os primeiros lugares nas tabelas nacionais. Outros primeiros lugares e conquistas se seguiram até 2018.

Este ano, para celebrar estes 15 anos de existência, os fãs podem ainda contar com a edição de novas canções originais e a re-edição de toda a discografia da banda em formato digital.

No iníco do segundo trimestre de 2018 será disponibilizada uma edição especial em CD, com 15 faixas que serão escolhidas entre as cerca de 90 canções originais do catálogo da banda. 

SIC aposta na versão portuguesa de "Next Top Model"

$
0
0

A SIC está a preparar a versão portuguesa do conhecido programa America's Next Top Model. O formato original é emitido nos EUA e conta com mais de 20 edições de sucesso.

Em Portugal, o reality-show será apresentado por Pedro Guedes, avança a revista TV Mais. De acordo com a mesma publicação, a modelo e apresentadora Kelly Baron será uma das juradas do formato.

Next Top Model é um programa  que junta as componentes de talent-show e reality-show, tratando-se de uma competição de modelos a nível mundial. Os candidatos chegam à competição com um único objetivo: vencer. Muito mais do que uma disputa entre modelos, este é um reality show que retrata personalidades, comportamentos e acima de tudo a capacidade de superação.

Embora não seja conhecida a data de estreia, a adaptação portuguesa de America's Next Top Model deverá ser exibida, em primeiro lugar, na SIC Mulher. A transmissão na SIC generalista não está, para já, confirmada.

Foto: Move
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live