Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

TVI mantém programação habitual em véspera de Natal

$
0
0
TVI
Apesar de não alterar significativamente a sua programação, como tem sido habitual nos últimos anos, a TVI terá dois programas especiais para acompanhar ao longo dia e noite da véspera de Natal.

Com o Diário da Manhã e No Monte do Maneldurante a ocuparem o horário matutino, a  tarde da TVI ficará marcada pelo filme O Filho de Deus, que começa às 14h00, seguindo-se mais uma edição de A Tarde é Sua, ás 16h30, e um especial de Natal do Apanha se Puderes, a partir das 19h10. 

No horário nobre, a novidade é a emissão do filme Jacinta, que terá início pelas 23h45, seguindo-se a Mensagem de Natal do Cardeal. Antes disso, a programação mantém-se, com a transmissão habitual, no horário, das telenovelas Valor da Vida e A Teia, que serão emitidas a partir das 21h35.

"A Tarde é Sua" com novidades em 2019

$
0
0


TVI

O cenário de A Tarde é Sua vai sofrer alterações em 2019, ano em que completa 8 anos de emissão. A partir de 2 de Janeiro, vais poder assistir a uma renovação total do cenário, bem como ao surgimento de novos conteúdos.

O programa de Fátima Lopes nas tardes da TVI não vai ser exceção e acompanhará as mudanças e novidades da TVI para 2019, sendo que as alterações mais visíveis serão ao nível da imagem. O cenário utilizado atualmente está no ar desde 2014.

A TVI já promove estas novidades, num spot em vídeo que está a ser emitido em antena:


Melhor Música Portuguesa 2018 - Semifinal 2 | Os Resultados

$
0
0


De 9 a 30 de dezembro, os leitores do Fantastic vão eleger aquela que será considerada a Melhor Música Portuguesa de 2018.

Das 20 músicas apresentadas na Semifinal 2, os leitores elegeram as 10 favoritas, que passaram para a Final.

 Revelamos agora as canções mais votadas::

  • Mano a Mano - Salvador Sobral
  • Nova Lisboa - Dino D’santiago
  • Paraíso - Diogo Piçarra
  • Preguiça - Janeiro
  • Quem Me Dera – Mariza
  • Sempre Bem - Capitão Fausto
  • Só Nas Canções - Martim Vicente
  • True Love Will Find You In The End - Captain Boy E Surma
  • Verdade Sem Consequência - D'Alva
  • We're Bad News – Xande

Este domingo, dia 23, às 20h, abrimos a votação da grande final. No dia 30 de dezembro, data em que será anunciada a Melhor Música Portuguesa de 2018, iremos também revelar todos os resultados percentuais das três fases.

Assiste ao vídeo com o resumo das 10 canções selecionadas nesta semifinal:

"Das Boot - O Submarino" estreia em fevereiro no AMC

$
0
0
Imagem: AMC
O AMC acaba de anunciar a data de estreia de Das Boot - O Submarino, que chega em exclusivo a Portugal a 10 de fevereiro de 2019, domingo. A série bélica é a sequela do mítico filme de Wolfgang Petersen que, em 1981, adaptou o bestseller de Lothar-Günther Buchheim.

A série, que foi um êxito de audiências na Alemanha, conta com um elenco internacional que inclui nomes como Thomas Wlaschiha, Lizzy Caplan, Vincent Kartheiser, Vicky Krieps, Rick Okon, Rainer Bock e August Wittgenstein, entre outros, a série acompanha as vidas da tripulação de um submarino alemão e membros da Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

No outono de 1942, com a França ocupada, o navio U-612 prepara-se para a sua viagem inaugural numa guerra cada vez mais sangrenta. A jovem tripulação liderada pelo capitão Klaus Hoffman (Rick Okon) enfrenta a sua primeira missão em condições claustrofóbicas. Ao aumentar o nível de tensão e ao quebrar-se a lealdade, as suas personalidades são levadas ao limite.

Entretanto, no porto de La Rochelle, a vida de Simone Strasser (Vicky Krieps) vê-se trastornada ao entrar numa operação perigosa e numa história de amor proibida, dividida entre o seu compromisso com a Alemanha e a Resistência. Durante o processo, os seus valores serão questionados. Será possível que tudo aquilo em que acreditava fosse mentira?

Uma história de espionagem e sobrevivência, ‘Das Boot (O Submarino)’ explora o caos emocional da vida em terra e mar durante a Segunda Guerra Mundial e a realidade de uma guerra brutal.

Em Portugal será emitida aos domingos, às 22h10. Confirmada está também a segunda temporada, cuja rodagem terá início em 2019. Das Boot - O Submarino é produzida por Sky Alemanha, Bavaria Fiction, e Sonar Entertainment.

"Desfile de Estrelas". Canal Hollywood com programação especial nos dias 24 e 25 de dezembro

$
0
0

Nos dias 24 e 25 de Dezembro, o Canal Hollywood aposta numa programação especial a que chamou "Desfile de Estrelas". Neste 'Natal à Hollywood', o canal temático reúne nove filmes para todas as idades.

Julie e Julia, uma comédia protagonizada por Meryl Streep, chega ao Canal Hollywood no dia 24 de dezembro, pelas 14h55, para contar a história verídica de como a vida e o livro de cozinha de Julia Child inspirou Julie Powell em início de carreira. Neste filme, vamos ficar a saber como preparar 524 receitas em 365 dias e conhecer a magia da cozinha francesa.

De seguida, pelas 19h00, o canal estreia Cavalo de Guerra, um drama realizado por Steven Spielberg sobre a história de uma amizade entre um cavalo e um rapaz, Albert, que o doma e treina. Quando são forçados a separar-se, o filme segue a extraordinária viagem do cavalo e o seu percurso na guerra.

O Jogo Final, um filme de ação que reúne nomes como Harrison Ford, Asa Butterfield, Ben Kingsley ou Viola Davis, estreia às 21h30. A história decorre num futuro próximo em que o jovem Ender Wiggin é recrutado para liderar a luta contra os Formics, uma raça alienígena hostil, que quase acabou com a vida humana durante a sua primeira invasão ao planeta Terra.

Na tarde de 25 de dezembro,  Alvin e os Esquilos é emitido pelas 13h15, para animar as crianças portuguesas com as aventuras destes hilariantes esquilos. A comédia traz-nos a história de um produtor musical que descobre três esquilos falantes em sua casa, sendo que as aventuras começam quando estes pequenos animais dão a conhecer os seus dotes musicais.

Pelas 14h55, a magia continua na companhia destas simpáticas criaturas com a estreia de "Alvin e os Esquilos 2, em que o famoso trio de esquilos regressa para lidar com as pressões relacionadas com a escola, a fama e um grupo rival de esquilas conhecidas como ´The Chipettes´. A estreia de Alvin e os Esquilos 3: Naufragados" chega ao canal pelas 16h30.


Paddington, o famoso urso peruano, marca presença no dia 25 de dezembro, pelas 18h05, para animar a tarde de Natal com as divertidas desventuras de um pequeno urso que viaja até Londres em busca de um lar. Perdido na Estação de Comboios de Paddington, começa a temer que a vida da cidade não seja como imaginava, até que conhece a família Brown, iniciando um ciclo de aventuras que prometem divertir toda a família.

Big Hero 6: Os Novos Heróis é emitido na terça-feira pelas 19h45, uma comédia de aventura repleta de ação, sobre a relação de amizade entre um robot XXL, Baymax, e um rapaz prodígio da robótica, Hiro Hamada. Juntamente com mais alguns amigos, acabam por formar um grupo de heróis da alta tecnologia que promete não deixar ninguém indiferente.

Para encerrar este especial natalício, pelas 21h30, o canal escolheu o famoso sucesso cinematográfico baseado no clássico Cinderela, um filme live action que promete encantar espectadores de todas as idades.

"Donos Disto Tudo" chega ao fim dia 31 com especial de fim-de-ano

$
0
0


A RTP1 já definiu a programação para a última noite de 2018. Este ano, a estação emitirá uma emissão especial do concurso Joker e, logo depois, o último episódio de DDT - Donos Disto Tudo.

Às 21h00, a estação emite um especial do concurso apresentado por Vasco Palmeirim, com uma vertente solidária. Nessa noite, Joker terá como concorrentes Marisa Liz e Tiago Pais Ferreira, dos Amor Electro.

Logo depois, às 22h15, Donos Disto Tudo – Especial Fim de Ano marca o final do programa de humor da RTP. Numa noite diferente, marcam presença a Vizinha do Norte (Joaquim Monchique) que encontra todo o elenco na sua escada,  a Rainha de Inglaterra (Ana Bola) e o casal Megan e Harry (Gabriela Barros e Pedro Luzindro). 

Mas como em Portugal também temos festa, o "Revelhão" conta com a Lady Betty e José Castelo Branco (Ana Bola e Joaquim Monchique) e ainda com as previsões para 2019 que nos chegam a dobrar: Maria Helena (Joaquim Mocnhqiue) e Maya (Eduardo Madeira). Ficaremos ainda a conhecer o natal de Ronaldo e da sua mãe (Manuel Marques e Eduardo Madeira).

Pelas 23h15, a RTP aposta no especial Viva 2019. José Carlos Malato, em direto, da Praça do Povo, e Vanessa Oliveira, diretamente do Casino do Funchal, dão-no a conhecer os últimos preparativos para celebrar o término de 2018 e a fazer a contagem decrescente para o início do novo ano, onde não faltará o espetáculo pirotécnico tão conhecido à escala mundial.

Ao longo da emissão a RTP segue todos os preparativos em Albufeira, pelo repórter Tiago Góes Ferreira, na Avenida dos Aliados, no Porto, com Joana Teles, e em Lisboa, diretamente do Terreiro do Paço, com Catarina Camacho. A RTP une os portugueses, residentes ou a viver no estrangeiro, numa emissão que visa mostrar como os portugueses assinalam a passagem do ano.

"La La Land" estreia dia 1 de janeiro na RTP1

$
0
0


O filme realizado por Damien Chazelle estreia na televisão portuguesa  no dia 1 de janeiro. La La Land é emitido no primeiro dia de 2019, às 22h15, na RTP1.

A história passa-se em Los Angeles, nos EUA. Mia tem um sonho: singrar em Hollywood e tornar-se uma estrela de cinema mundialmente conhecida. Ao mesmo tempo que insiste em mostrar o seu talento nos vários "castings" onde, por infortúnio, nunca é seleccionada, vai sobrevivendo à custa de um pequeno ordenado de empregada de mesa. 

Sebastian, por seu lado, é um pianista prodigioso mas pouco valorizado que ambiciona ter o seu próprio bar, onde possa dar largas à paixão pelo jazz. Um dia, sem que o esperassem, os seus destinos cruzam-se e eles apaixonam-se perdidamente. Apesar do amor sincero e do esforço por incentivar os sonhos um do outro, aquela é uma cidade estranha, onde a competição e a busca individual pela fama geram inevitáveis obstáculos aos relacionamentos.

O filme conta com um elenco de luxo, do qual fazem parte nomes como Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend, Rosemarie DeWitt, Finn Wittrock, Callie Hernandez, Sonoya Mizuno, Jessica Rothe, Tom Everett Scott e Josh Pence.

Melhor Música Portuguesa 2018 - Votação Final

$
0
0

De 9 a 30 de dezembro, os leitores do Fantastic vão eleger aquela que será considerada a Melhor Música Portuguesa de 2018. 

Das 40 músicas em competição, os leitores escolheram 20 finalistas através de duas semifinais. Nesta votação final a música mais votada será eleita a Melhor Música Portuguesa de 2018.

As votações estão abertas até dia 29 de dezembro às 23h59. No dia 30 de dezembro será revelada a grande vencedora e serão divulgados os resultados percentuais das 3 fases de votação. Podes votar uma vez por dia.

ASSISTE AO VÍDEO COM O RESUMO DAS 20 MÚSICAS FINALISTAS:


eleição da MMP 2018 é composta por três fases de votação:
  • Semifinal 1: De 9 a 15 de dezembro, os leitores elegem as 10 primeiras finalistas. 
  • Semifinal 2: De 16 a 22 de dezembro, os leitores elegem mais 10  finalistas.
  • Final: De 23 a 29 de dezembro, as 20 músicas mais votadas nas fases anteriores voltam a competir entre si. A mais votada é eleita a MMP 2018. A vencedora é revelada no dia 30.
Notas:
01. O objectivo da iniciativa #MMP2018 é promover a música nacional. 
02. Qualquer música poderá ser seleccionada, independentemente do seu género.
03. As músicas a concurso deverão ter sido lançadas no ano de 2018.
04. Uma música poderá ser nomeada caso a canção tenha letra em português, seja cantada por um artista português ou por um artista que pertença à comunidade lusófona. 
05. A selecção dos 40 semifinalistas está a cargo da equipa do Fantastic - Mais do Que Televisão.



Segunda Opinião | "O que esperar de 2019?"

$
0
0

O novo ano ainda não chegou mas as nossas generalistas já anunciaram os seus principais trunfos para 2019, um ano que ficará marcado pela mudança e novidade em todos os canais, principalmente nas privadas. 

A RTP1 vai continuar a apostar na renovada "Praça da Alegria", que traz a essência do Porto ao canal público. O objetivo é recuperar o sucesso do programa de Sónia Araújo e Jorge Gabriel. As tardes ficarão a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, que terão um "Agora Nós" renovado em termos de conteúdo e, provavelmente, de imagem. 

Os talk shows viram os seus números melhorarem no último mês, o que significa que serão apostas seguras de 2019. Também seguro está "O Preço Certo", que começou a dar prémios aos espectadores de casa. O fim de "DDT: Donos Disto Tudo" já foi anunciado e gerou algumas controvérsias, mas o formato vai mesmo chegar ao fim. Na informação, "Prós e Contras", Sexta às 9" e "Linha da Frente" terão novas edições. O "Festival da Canção" será aposta mais um ano pelo grupo RTP. 

A RTP2 continuará a apostar em "Apaga a Luz para eu te Ouvir", um programa de língua gestual, que segue a linha do canal em apostar em conteúdos diferenciados. Também no canal 2, já com 50 anos, chegam novos desenhos animados ao "Zig Zag" e novas edições de "Sociedade Civil" e "A Fé dos Homens". Documentários e séries estrangeiras continuarão no ADN, assim como o clássico "Desporto 2". A informação segue com "Jornal 2". 

Na SIC, a grande revelação do ano será a estreia de Cristina Ferreira em "O Programa da Cristina". O canal já anunciou uma nova temporada de "Casados à Primeira Vista" e "O Carro do Amor", que esta com data de estreia marcada para o inicio do próximo ano. "Júlia" continuará a ser o talk show das tardes e terá "Avenida Brasil" no período das 18h. Para já, sabe-se que a sucessora de "Vidas Opostas" terá Inês Castel Branco e Diogo Amaral. Ao sábado "Alta Definição" vai continuar, assim como "Fama Show" ao domingo, que volta a receber Cláudia Borges, depois da gravidez. 

O canal de Queluz de Baixo vai estrear um novo "Você na TV!", que chega com Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha. O formato terá novas rubricas e comentadores, dos quais não sabe muito acerca. As tardes, com o "A Tarde é Sua" ganharão um novo cenário e grafismo. "Remédio Santo", que não tem conquistado os espectadores, deve mudar de horário ou ganhar uma nova parceira para aumentar o inicio de tarde. Já "Apanha se Puderes" chegará ao fim para uma nova temporada de "Morangos com Açúcar". 

2019 deve ser o ano de estreia de "First Dates" e também a continuação de "Conta-me como És". Para já não se sabe se "Selfie" ficará no ar, nem como a TVI vai organizar os sábados, visto que "Apanha se Puderes" vai sair da programação. Aos domingos o "Somos Portugal" terá o mesmo destaque. "Dança com as Estrelas" continua no ar e o seu sucessor está em aberto, mas a escolha deve recair em "Secret Story 8". A ficção deve contar com a continuação de "Onde está Elisa?". 

O ano de 2019 trará novidades e a continuação da luta pela subida de audiências dos canais em sinal aberto. A SIC e a TVI continuarão a lutar pelo primeiro lugar, enquanto a RTP deve manter a terceira posição. Uma nova medidora de audiências vai agitar o mercado televisivo e substituir a GFK/Caem. Com tudo isto, é caso para dizer: o novo ano, promete.


Segunda Opinião - 136ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/

Morreu Manuela Cassola, a Justina de "Inspetor Max"

$
0
0
Foto: Sapo.pt
Faleceu Manuela Cassola, atriz de 93 anos que começou a sua carreira no teatro. O seu último trabalho foi como Justina na série Inspetor Max, da TVI 

Nascida a 19 de junho de 1925, a atriz morreu esta quarta-feira em Portalegre, como confirmou à agência Lusa uma fonte do hospital da cidade alentejana. De acordo com Ilídio Pinto Cardoso, o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, a atriz deu entrada no hospital já morta.

No Facebook da atriz, a filha confirmou a informação.


RTP procura a melhor banda de Portugal em novo talent-show

$
0
0
QuintoCanal

Com o The Voice Portugal ainda em exibição até ao final de 2018, a RTP tem já um novo objetivo em mente: encontrar o melhor grupo musical do país.

Apesar de ainda não ser conhecido o nome oficial, a RTP já promove o novo talent show onde irá procurar a melhor banda portuguesa.

Se tens entre 15 a 22 anos, uma banda e o sonho de subir a um palco e mostrar todo o teu potencial vocal, inscreve-te ligando para o número 760 100 130 (0,60€ + IVA), por e-mail para cantar@rtp.pt com o contacto, nome, idade e localidade, ou enviando um vídeo por WhatsApp para o número 916 131 177.

Versão portuguesa de Lip Sync Battle estreia na SIC

$
0
0
Resultado de imagem para Lip Sync Battle

Com a versão norte-americana de Lip Sync Battle transmitida pela MTV Portugal, a SIC aposta agora na versão portuguesa do programa que vai colocar famosos frente-a-frente numa competição de dança e playback, com estreia anunciada para janeiro. 

As celebridades convidadas a competir terão de encarnar um cantor da forma mais fiel possível, vestindo-se a rigor, imitando os passos e fingindo que cantam. No final de cada programa é escolhido um vencedor.

Enquanto na versão norte-americana a apresentação estava entregue ao ator LL Cool J e a Chrissy Teigen, a condução da versão portuguesa deverá ficar a cargo de César Mourão e João Manzarra, de acordo com o Correio da Manhã.

Vê no vídeo abaixo o Top 10 das atuações de Lip Sync Battle:

"First Dates" estreia dia 2 de janeiro na TVI

$
0
0
Foto: TVI
O novo dating show da TVI já tem data de estreia. First Dates, apresentado por Fátima Lopes e Ruben Rua, chega aos ecrãs da estação no dia 2 de janeiro, quarta-feira. O formato será exibido de segunda a quinta às 19h15.

Gravado no verão, o programa irá agora para o ar no mesmo horário em que a SIC emite O Carro do Amor, um formato semelhante que estreia também no dia 2 de janeiro. Produzido e exibido em mais de 20 países, o formato da TVI chega agora a Portugal. 

Em cada episódio de First Dates, duas pessoas desconhecidas vão jantar juntas e em comum têm um ideal: estão à procura do amor. "O programa irá reunir as mais empolgantes e divertidas emoções na procura do amor: desde o primeiro olhar até à dúvida sobre se este poderá ou não transformar-se numa avassaladora história de amor", pode ler-se na página da TVI.

O programa foi originalmente pensado para ser exibido nas noites de domingo, contando com 10 episódios de aproximadamente 90 minutos. Agora, First Dates estreia num formato diferente, contando com mais episódios e uma estrutura de edição diferente. 

"O Carro do Amor"é o novo formato diário da SIC

$
0
0
Foto: SIC
O Carro do Amor estreia dia 2 de janeiro na SIC e vai para o ar de segunda a sexta às 19h. A nova experiência social da SIC substitui Casados à Primeira Vista e tem o mesmo objetivo: juntar um casal de desconhecidos.

A grande diferença entre O Carro do Amor e Casados à Primeira Vista está no objetivo deste encontro entre os casais. Enquanto no novo formato da SIC, os concorrentes participam para se conhecerem durante uma viagem de carro cheia de imprevistos, no programa de Diana Chaves os participantes juntavam-se para casar.


Em O Carro do Amor, os candidatos que procuram o par ideal são orientados por Valentina, um GPS imprevisível, que provoca os concorrentes com perguntas indiscretas, situações inusitadas e convidados surpreendentes.

Diretamente de Casados à Primeira Vista vêm dois coaches. Cris Carvalho e Eduardo Torgal, que marcaram presença no painel de especialistas do formato de casamentos, vão agora ajudar a interpretar a linguagem e o comportamento dos concorrentes de O Carro do Amor.



"Apanha se Puderes" entra na recta final e ganha novo horário

$
0
0
Foto: TVI
A poucas semanas do final, Apanha se Puderes continua na grelha da TVI no início de 2019, mas num novo horário. A partir de 2 de janeiro, o concurso de Cristina Ferreira vai para o ar às 18h15.

Apesar de ter deixado a TVI em Agosto, Cristina Ferreira tinha já gravado uma temporada inteira do concurso, cuja exibição sempre teve prevista até ao início de 2019. Mesmo com a estreia de O Programa da Cristina na SIC, a estação de Queluz continuará a apostar no concurso diário.

Com a estreia de First Dates no horário das 19h, Cristina Ferreira e Pedro Teixeira passam agora a ir para o ar na faixa horária anterior. Para já, não é conhecido ainda o número de episódios inéditos de Apanha se Puderes por exibir.

Apanha se Puderes passa, agora, a ser transmitido no mesmo horário que a telenovela Gabriela, que vai para o ar na SIC e que está também na recta final. Para a substituir, a estação de Carnaxide estreia também, a 2 de janeiro, Avenida Brasil.



Melhor Música Portuguesa de 2018 - E a vencedora é...

$
0
0

De 9 a 30 de dezembro, os leitores do Fantastic elegeram aquela que foi considerada a Melhor Música Portuguesa de 2018. Depois de três fases de votação, chegou o momento de conhecermos a grande vencedora.




Com mais de 30% dos votos, O Céu Além do Mar, de Serenela Duarte, foi a eleita dos nossos leitores, na votação mais participada de sempre da Melhor Música Portuguesa.

Vê, em baixo, as tabelas com os resultados completos de todas as fases de votação.




A eleição da MMP 2018 é composta por três fases de votação:
  • Semifinal 1: De 9 a 15 de dezembro, os leitores elegem as 10 primeiras finalistas. 
  • Semifinal 2: De 16 a 22 de dezembro, os leitores elegem mais 10 finalistas. 
  • Final: De 23 a 29 de dezembro, as 20 músicas mais votadas nas fases anteriores voltam a competir entre si. A mais votada é eleita a MMP 2018. A vencedora é revelada no dia 30. 
Notas: 
01. O objectivo da iniciativa #MMP2018 é promover a música nacional. 
02. Qualquer música poderá ser seleccionada, independentemente do seu género. 
03. As músicas a concurso deverão ter sido lançadas no ano de 2018. 
04. Uma música poderá ser nomeada caso a canção tenha letra em português, seja cantada por um artista português ou por um artista que pertença à comunidade lusófona. 
05. A selecção dos 40 semifinalistas está a cargo da equipa do Fantastic - Mais do Que Televisão.

Segunda Opinião | "Você na TV" vs. "O Programa da Cristina": a nova 'guerra das manhãs'

$
0
0
Imagem: TVI

Ela chama-se Cristina e veio da Malveira. Chegou à televisão portuguesa em 2002, mas foi em 2004 que se juntou a ele. Ele chama-se Manuel e em 2019 celebra 40 anos de carreira. A dupla maravilha, que durante 14 anos se tornou imbatível na TVI separou-se. De colegas a rivais, esta é a história de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

Quando, a 22 de agosto, a notícia de que Cristina Ferreira trocaria a TVI pela SIC chegou à imprensa, muitos não acreditaram. Na verdade, a transferência do ano caiu como uma “bomba” no panorama audiovisual português. Porque “em equipa que ganha não se mexe”, seria expectável que a dupla do Você na TV! se mantivesse no ar, junta, durante mais alguns anos. Mas tal não viria a acontecer.

Aquela que é, atualmente, a mulher mais influente da televisão portuguesa achou que seria a hora da mudança. Arriscou tudo, trocou 15 anos de sucesso na TVI, por um novo projeto na SIC. Porque Cristina Ferreira é mais do que televisão. 

A apresentadora prepara-se para estrear a 7 de janeiro um novo programa nas manhãs da SIC. O Programa da Cristina passa a fazer companhia aos portugueses de segunda a sexta, às 10h da manhã. A apresentadora estará sozinha – algo que só acontecera uma vez na TVI, na condução de Dança com as Estrelas – e poderá agora trazer o formato que sempre sonhou apresentar. 

O cenário do programa é uma casa – com todas as divisões e objectos a que tem direito – algo diferente do que se costuma fazer no daytime em Portugal. Certo que a ideia base de Cá Por Casa, apresentado por Herman José na RTP1, é a mesma, mas o programa do humorista tem outros moldes e tem vindo a ganhar uma identidade própria, bem diferente daquela que se espera de O Programa da Cristina. 


Imagem: SIC

Enquanto a eterna “saloia da Malveira” se muda de malas e bagagens para a estação de Carnaxide, Manuel Luís Goucha mantém-se em Queluz e ganha uma nova parceira. Ao Manuel juntou-se uma Maria, naquela que será a nova era do Você na TV!. O nome mantém-se, a cara masculina também, mas o resto muda. Novo cenário, nova imagem, novos conteúdos e uma nova apresentadora: Maria Cerqueira Gomes. A cumplicidade entre os dois existe, o público está curioso com a Maria e, a verdade, é que o formato parte com uma grande vantagem: a liderança de audiências e fidelização dos espectadores. 

Maria Cerqueira Gomes vem do Porto Canal, onde apresenta formatos diários em direto há 12 anos – tendo sido Olá Maria!, o seu último trabalho no canal temático. A apresentadora do norte tem 35 anos e junta-se agora a Goucha para trazer um Você na TV! ainda mais animado e dinâmico do que o anterior. 

O objetivo é claro: derrotar Cristina Ferreira nas audiências e assegurar a continuidade da liderança da TVI em 2019. “Amigos, amigos, negócios à parte”, já dizia o ditado. E esta parece ser máxima desta que será a “guerra televisiva” mais esperada do próximo ano. Cristina Ferreira ou Manuel Luís Goucha, quem sairá vencedor?

Segunda Opinião - 137ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/

Fantastic elege os 10 melhores filmes de 2018

$
0
0

O ano de 2018 chegou ao fim e o Fantastic fez um balanço dos melhores filmes estreados nas salas de cinema em Portugal. Das várias películas que passaram pelo grande ecrã do nosso país, destacamos dez que consideramos serem as melhores do ano.

Sendo impossível reunir numa só lista todos os bons filmes estreados em 2018, esta foi a selecção da equipa do Fantastic. Conhece a nossa lista, sem ordem de preferências, da qual fazem parte obras cinematográficas vindas dos EUA, França e Portugal.

Resultado de imagem para Linha Fantasma filmspot
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Linha Fantasma, de Paul Thomas Anderson

Nomeado para seis Óscares, o filme de Paul Thomas Anderson acabou por levar para casa apenas um, o de Melhor Guarda-Roupa. Ainda assim, este filme de época sobre o mundo da alta-costura inglesa destaca-se pelo seu rigor técnico e narrativo.

A história passa-se em Londres, na década de 1950. Reynolds Woodcock é um estilista conceituado que trabalha em parceria com Cyril, sua irmã, a criar roupas para alguns membros da elite e realeza britânica. Apesar de habituado a viver rodeado por mulheres belíssimas, Reynolds nunca se entregou a ninguém. Mas a sua vida muda quando conhece Alma, uma jovem empregada de balcão que se torna sua amante e principal fonte de inspiração.

Resultado de imagem para Três Cartazes à Beira da Estrada
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh

Aclamado pela crítica, o filme venceu dois Óscares, nas categorias de Melhor Actriz Principal (Frances McDormand) e Melhor Actor Secundário (Sam Rockwell,).  E é o elenco excepcional que se destaca em Três Cartazes à Beira da Estrada, uma comédia negra escrita também de forma sublime pelo próprio realizador, Martin McDonagh.

O filme começa sete meses depois do brutal assassinato de Angela, a filha adolescente de Mildred Hayes. Inconformada com a actuação das autoridades, que parecem pouco empenhadas em encontrar o culpado, Mildred resolve chamar a atenção para o caso alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. As frases que publica em cada um questionam directamente a competência de William Willoughby, o chefe de polícia. Essa atitude vai desencadear uma espiral de violência na cidade, com a polícia a querer demonstrar a falsidades das acusações e Mildred a tentar a todo o custo que seja feita justiça.

Resultado de imagem para Chama-me Pelo Teu Nome
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)

Chama-me Pelo Teu Nome, de Luca Guadagnino
Escrito por James Ivory e realizado po Luca Guadagnino, estefilme dramático sobre o amor e a 
descoberta da sexualidade é, sem dúvida, um dos grandes destaques do ano. Chama-me Pelo Teu Nome inspira-se na obra com o mesmo nome escrita pelo italiano André Aciman e estreou no Festival de Cinema de Sundance. Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Amira Casar, Esther Garrel e Victoire Du Bois dão vida às personagens principais.

A narrativa desenrola-se no Verão de 1983. Elio, de 17 anos, vive com a família em Itália, numa bela mansão do século XVII. O pai, um professor de arqueologia de renome, convida Oliver, um norte-americano de 24 anos, a passar alguns meses em sua casa, para o ajudar num projecto. Extraordinariamente inteligente, culto e educado, Elio é também um rapaz tímido e pouco preparado para a vida, que pouco tem em comum com a personalidade exuberante de Oliver. Apesar disso, à medida que o tempo vai passando e se vão conhecendo mais profundamente, uma atracção difícil de ignorar surge entre os dois.

Resultado de imagem para A Forma da Água
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
A Forma da Água, de Guillermo Del Toro

Nomeado para treze Óscares, o filme de Guillermo Del Toro levou para casa quatro, sendo dois deles os mais desejados: Melhor Filme e Melhor Realizador. A Forma da Água foi ainda distinguido com o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e dois Globos de Ouros nas categorias de Melhor Filme e Banda Sonora, entre muitos outros prémios.

A narrativa desenrola-se no início da década de 1960. Elisa Esposito é uma rapariga muda que trabalha como funcionária de limpeza num laboratório de segurança máxima em Baltimore, EUA. A sua vida altera-se quando ali chega um humanóide anfíbio capturado nos mares da América do Sul que é mantido em cativeiro e usado em vários testes laboratoriais. Com o passar do tempo, Elisa começa a afeiçoar-se a ele e entre os dois surge algo muito parecido com amor. Quando os cientistas decidem usá-lo como cobaia num programa espacial, ela resolve salvá-lo. Para isso, terá a ajuda de Zelda e Giles, os seus mais fiéis amigos.

Resultado de imagem para Assim Nasce uma Estrela
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Assim Nasce uma Estrela, de Bradley Cooper
Bradley Cooper estreia-se como realizador nesta que é o remake do filme homónimo de 1937. A quarta versão do original realizado por William A. Wellman surpreendeu o público e a crítica, destacando-se as interpretações do também realizador e de Lady Gaga. Para além da componente dramática, também a música é um dos pontos fortes de Assim Nasce Uma Estrela.

O filme segue a história de Ally e Jackson, protagonistas da trama. Apesar de sobreviver à custa de um ordenado miserável como empregada de mesa, Ally nunca abandonou o sonho de se tornar uma estrela. Um dia, conhece Jackson Maine, um cantor consagrado com tendências autodestrutivas que reconhece o seu talento musical e resolve ajudá-la. Os dois apaixonam-se e vivem uma grande história de amor. Mas, ao mesmo tempo que ela começa a atingir o estrelato e a emocionar multidões, Maine torna-se vítima da implacável máquina que tem o poder de criar e destruir vedetas. Dominado pelo vício do álcool e drogas, Jackson inicia uma verdadeira descida aos infernos, deixando marcas profundas no seu relacionamento com Ally.

Resultado de imagem para Roma, de Alfonso Cuarón
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Roma, de Alfonso Cuarón

Foi  o vencedor do Leão de Ouro na 75.ª edição do Festival de cinema de Veneza e trata-se de um filme autobiográfico filmado a preto e branco que recria uma época conturbada da História do México e uma fase importante da infância de Alfonso Cuarón. O realizador de Roma acumula, ainda, a fotografia e montagem. Num dos filmes mais surpreedentes do ano, a produção da Netflix chegou às salas de cinema e conta com um elenco composto por Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Nancy García García , Marco Graf, Daniela Demesa e Jorge Antonio Guerrero.

Na história, que decorre na década de 1970, Cleo, de origem indígena, é empregada em casa de António e da sua esposa Sofia. Para além da responsabilidades domésticas, ela tem a seu cargo as quatro crianças do casal. Cleo é a primeira a levantar-se para acordar as crianças, alimentá-las e levá-las à escola e também a última a deitar-se depois de deixar tudo em ordem para o novo dia. Enquanto isso, o casamento está em ruptura e o país em mudança.

Resultado de imagem para Pedro e Inês, de António Ferreira
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Pedro e Inês, de António Ferreira

Realizada por António Ferreira, esta é uma nova versão da intemporal história de amor de Pedro e Inês. Diogo Amaral, Joana De Verona e Vera Kolodzig são os protagonistas deste filme que resulta da adaptação do romance "A Trança de Inês", de Rosa Lobato de Faria, que, por sua vez, se inspira na trágica história de amor entre o rei D. Pedro (1320-1367) e Inês de Castro, rainha póstuma de Portugal. 

O filme foi selecionado para competir no Festival Internacional de Cinema de Montreal (Canadá) e apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil). Esta conhecida história de amor é, agora, contada em três versões e séculos distintos: no passado, no presente e no futuro. Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos, uma e outra vez. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias e a época em que vivam, o seu amor é impossível.

Resultado de imagem para The Florida Project, de Sean Baker
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
The Florida Project, de Sean Baker

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, este filme dramático escrito e realizado por Sean Baker conta com Brooklynn Prince, Christopher Rivera, Valeria Cotto, Aiden Malik, Bria Vinaite e Willem Dafoe nos papéis principais. The Florida Project destaca-se pela dureza e verdade que conseguimos ver, numa história onde as crianças protagonistas estão magistralmente bem dirigidas.

No filme, Moonee tem seis anos e vive com Halley, a mãe, num motel de beira de estrada próximo do parque da Walt Disney. Ela é alegre e inteligente e os seus dias são passados a brincar com as crianças que ali habitam; já Halley é uma jovem inconsequente que sobrevive graças a subsídios estatais e alguns biscates mais ou menos legais. Mas é Bobby, o gerente, quem vai garantindo a segurança necessária àquele pequeno grupo de crianças, que o olham como se de um verdadeiro pai se tratasse.

Resultado de imagem para Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer 

Embora a crítica não seja unânime, Bohemian Rapsody acabou por se destacar como um dos filmes mais bem conseguidos do ano. A realização é de Bryan Singer - embora o realizador tenha abandonado o projeto a meio das rodagens,  sendo substituído pelo não-creditado Dexter Fletcher. Rami Malek é o protagonista e é o grande destaque do elenco, um papel que certamente lhe valerá uma série de nomeações para os principais prémios de cinema do ano.

Este é um filme autobiográfico sobre os Queen, uma das maiores bandas de rock de sempre. Apesar de ter Freddie Mercury como foco principal, é mostrada a amizade entre os seus elementos e as circunstâncias que os tornaram verdadeiros ícones do panorama musical da época. Um desses momentos cruciais acontece no concerto Live Aid, realizado no Estádio de Wembley (Londres), a 13 de Julho de 1985, onde Mercury - recebendo a ovação de uma plateia de quase 80 mil pessoas e vários milhões de espectadores em mais de 100 países -, abriu o espectáculo com "Bohemian Rhapsody". 


Resultado de imagem para Não Deixeis Cair Em Tentação, de Cedric Kahn
Foto: Divulgação (Direitos Reservados)
Não Deixeis Cair Em Tentação, de Cedric Kahn

Com realização do francês Cédric Kahn, Não Deixeis Cair em Tentação é um drama forte e, possivelmente, um dos grandes destaques do cinema francês contemporâneo. Segundo um argumento seu, de Fanny Burdino, Samuel Doux e Aude Walker, este filme conta com interpretações de Anthony Bajon, Damien Chapelle, Alex Brendemühl, Louise Grinberg e Hanna Schygulla. 

Depois de quase morrer de "overdose", Thomas percebe que é chegado o momento de mudar de vida. É assim que concorda em participar num programa de reabilitação para jovens toxicodependentes localizado numa zona isolada nas montanhas. Ali, sem qualquer medicação ou tratamento médico que o ajude a enfrentar a abstinência, tem de seguir três regras fundamentais: disciplina, trabalho e oração. Apesar de, a princípio, se sentir revoltado com as estritas normas da instituição, Thomas acaba por encontrar naquele lugar a tranquilidade e pacificação de que necessitava.

Fora de Casa | 3 a 16 de Janeiro

$
0
0


Quinzenalmente, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para as semanas de 3 a 16 de janeiro.




Resultado de imagem para forever king of pop
(imagem Serviços PT)

"FOREVER KING OF POP" | ESTORIL

"Forever King of Pop", um espetáculo de homenagem à vida e carreira de Michael Jackson, chega ao Salão Preto e Prata, no Casino Estoril, a 10 de janeiro. 
O único espectáculo sobre Michael Jackson que tem o apoio da família Jackson, privilegia a emoção, intensidade e ritmo que este colocava em cada concerto. 
Temas como Billie Jean, Beat It, Bad, I Want You Back, Smooth Criminal, Human Nature, Thriller, entre outros, são cantados e tocados ao vivo, enquanto as coreografias são recriadas ao mais ínfimo detalhe. 
A memória de quem foi e é Michael Jackson em Forever King of Pop, num espectáculo a viver por qualquer fã.




Imagem relacionada
(imagem Fnac)

CIRQUE DU SOLEIL "OVO" | LISBOA

O Cirque du Soleil regressa à Altice Arena, em Lisboa, de 3 a 13 janeiro de 2019, com um dos mais emocionantes espetáculos da companhia: "OVO".
Composto por 50 artistas, de 14 países, especializados em atos acrobáticos, “OVO” conta a história de uma precipitada corrida para um ecossistema cheio de vida e de cor, onde insetos trabalham, comem, rastejam, brincam, lutam e até se apaixonam.
A vida flui com toda a intensidade neste universo animado, até que, um dia, um ovo misterioso aparece no meio dos insetos. A surpresa e a curiosidade pelo objeto icónico tornam-se no enredo perfeito para uma história única, que para além de retratar o ciclo da vida na sua ordem mais natural, aborda o amor inocente entre uma sedutora joaninha e o inseto desajeitado que nasce do ovo invulgar.





(imagem C.C. Olga Cadaval)

"O ESPÍRITO DA DANÇA" | SINTRA

No próximo dia 12 de janeiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, sobem a palco cerca de 900 alunos das Academias Ai!aDança, para transmitir a sua paixão pela dança através do espetáculo "O Espírito da Dança", que se inspira na dança como forma de poesia do corpo e da vida.
Ballet Clássico, Dança Espanhola, Dança Contemporânea, Hip Hop, Dança Oriental, Ritmos Latinos são algumas das técnicas que entrarão em cena, interpretadas por bailarinos que irão exprimir-se com toda a sua essência.
O espetáculo será apresentado em três sessões: 15, 18 e 21.30 horas.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline (www.ticketline.sapo.pt), Fnac, Worten e na Bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval.




Resultado de imagem para depois do medo bruno nogueira
(imagem Bilheteira Fnac)

"DEPOIS DO MEDO" - BRUNO NOGUEIRA| PONTA DELGADA

"Depois do medo" marca o regresso de Bruno Nogueira ao stand up, bem como o regresso à escrita de sinopses na terceira pessoa do singular.
Neste seu novo espectáculo, Bruno Nogueira aborda questões que só incomodam pessoas que têm demasiado tempo livre. Entre os temas interessantíssimos poderão encontrar a intrigante problemática das pessoas que, sem terem nada na boca, mastigam quando estão a olhar para alguém a comer. Um encantador processo mental.
Como podem ver, o mundo, tal como o conhecem, vai ficar exactamente igual. Mas o Bruno, tal como o conhecem, vai ficar muito mais aliviado de ter semeado os problemas dele na vossa cabeça.
A não perder no dia 12 de janeiro, pelas 21.30 horas, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.




Resultado de imagem para grease fórum luísa todi
(imagem Fórum Luísa Todi)

"GREASE, O MUSICAL" | SETÚBAL

De 11 a 13 de janeiro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, estará em cena "Grease, o Musical", adaptado pela produtora Yellow Star Company, a partir da história de Jim Jacobs e Warren Casey, de 1971.
Depois de uma temporada de sucesso no Casino Estoril, onde foi visto por mais de 35 mil pessoas, o espetáculo iniciou uma digressão nacional.
O musical, com encenação de Paulo Sousa Costa, é protagonizado por Diogo Morgado e Marina Marques Guedes, num elenco que contará ainda com nomes como Ana Queirós, Beatriz Barosa, Jorge Rosa, Maria Sampaio, Ricardo Trêpa e Samuel de Albuquerque.
As sessões serão nos dias 11 e 12 de janeiro às 21.30 horas, e dia 13 de janeiro, às 17 horas.




Resultado de imagem para A Antiga Mulher Theatro Circo janeiro 2019
(imagem We Braga)

"A ANTIGA MULHER" | BRAGA

De 8 a 10 de janeiro, na Sala Principal do Theatro Circo, em Braga, estará em cena a peça "A Antiga Mulher", da autoria de Roland Schimmelpfennig.
No centro do espetáculo, está uma história tão antiga quanto a humanidade e, portanto, de uma modernidade constantemente renovada: Romy, antiga amante de Frank, casado há quase 20 anos com Claudia, bate à porta do apartamento do casal. Ela quer encontrar o seu primeiro amor, o homem que lhe prometeu há 24 anos, que a amaria para sempre.
Com interpretações de André Laires, Carlos Feio, Eduarda Filipa, Solange Sá e Sílvia Brito, "A Antiga Mulher" poderá ser vista dia 8 de janeiro, às 21.30 horas, e dias 9 e 10 de janeiro, às 15 e às 21.30 horas.




A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, barba
(imagem Facebook)

"SENTA-TE A RIR" | ESPINHO

O humorista António Raminhos regressa a Espinho, dia 5 de janeiro, acompanhado de Pedro Miguel Ribeiro para um serão de muitas gargalhadas.
Figura incontornável quando se fala de humor em português, António Raminhos apresenta-se agora com Pedro Ribeiro para um espectáculo peculiar, pelas 20 horas, no Casino de Espinho.
Ambos partilham a comédia como um modo de vida e prometem tornar este serão inesquecível.




Resultado de imagem para mississippi gospel choir porto
(imagem Ticketline)

MISSISSIPI GOSPEL CHOIR | PORTO

O Mississipi Gospel Choir traz, à Sala Principal do Coliseu do Porto, no dia 11 de janeiro, pelas 21.30 horas, o espetáculo "Aleluia!", uma recolha intensa a partir das canções espirituais do século XIX, de profundas raízes religiosas, até à homenagem às canções de protesto e às marchas pela liberdade, onde não faltam temas bastante conhecidos tais como "Oh Happy Day!".
As grandes vozes da música negra regressam, pela décima vez, ao nosso país, com uma proposta renovada, para fazer vibrar novamente o público com a sua mistura de vitalidade e de espiritualidade temperada com os ritmos do funk e do blues.


Fora de Casa - Edição 102
Por Marta Segão

Fantastic Entrevista - Xande

$
0
0
Foto: Manuel Casanova
Cantor, compositor e produtor, Xande lançou o seu primeiro single, We're Bad News, em fevereiro de 2018. A música foi eleita pelos leitores do Fantastic como a segunda melhor canção do ano. Xande nasceu em Setúbal e, desde pequeno, teve um forte gosto pelo mundo da música. Com um EP lançado em junho do ano passado, Xande é o nosso convidado nesta edição do Fantastic Entrevista

Como é que surge o teu projecto como Xande?
O plano era terMore Than a Thousand e Xande tudo ao mesmo tempo, mas como ainda não tinha tido a coragem para me expor totalmente ao público que me seguia em More Than a Thousand, ficava com ideias soltas “na gaveta”. Quando esse projeto acabou, eu senti necessidade de escrever, pedi ajuda ao Filipe Survival na produção. Como ele me conhece a 100%, foi muito simples. Eu levava uma ideia da guitarra e voz e, juntos, criámos uma música por dia. Ao fim de seis dias tínhamos o meu primeiro EP, "It is what it is".

Qual a origem do teu nome artístico?
O meu pai chama-se Vasco Ramos, ele teve o primeiro filho (o meu irmão, oito anos mais velho do que eu) e chamou-lhe Vasco Miguel. Não estava nos planos terem mais um filho, mas depois apareci eu. O meu pai não queria que eu crescesse a pensar porque é que o meu irmão tinha o mesmo nome do pai e eu não. Por isso chamou-me Vasco Alexandre. Como éramos três 'Vascos' em casa, o Vasco era o meu pai, o meu irmão Miguel e eu sempre fui Xande, porque Alexandre era comprido (risos). Então desde que me lembro que sou mais Xande para familia e amigos do que Vasco. 

As músicas do teu EP são todas escritas inteiramente em inglês. Existe alguma razão para teres as músicas apenas em inglês?
Eu adorava que me saíssem naturalmente letras em português, mas desde pequeno, mesmo sem saber falar inglês, eu fingia discursos numa língua inventada (risos). Na escola, tinha 100% nos testes de inglês e em português tinha sempre negativa, nunca soube porquê. Mas tenho muito respeito à nossa língua e aos artistas que escrevem bem em português. Aliás, eu lancei uma música em português no dia 25 de Dezembro de 2018, dedicada aos meus pais. Chama-se "Os Meus Velhos" e é como um desabafo meu. Pode ser que com o tempo eu venha a melhorar a escrita em português, o suficiente  para poder partilhar convosco.


Porquê só agora?
Foi quando, literalmente, tive coragem para me sentar e não me preocupar com outro sonho. Acho que foi também por me começar a conhecer melhor, pois passei uns momentos menos bons onde tive de procurar ajuda médica e, como se costuma dizer, há males que vêm por bem. Foi das melhores coisas que me aconteceu na vida, pois agora sou muito mais saudável psicologicamente e fisicamente do que alguma vez fui. Às vezes é preciso batermos no fundo para nos levantarmos e vermos quem realmente somos e o que queremos para nós, não o que os outros querem de nós! Muito importante! E isto é uma das “coisas” que quero para mim.


Tal como referiste, o teu EP chama-se "It Is What It Is". Qual a razão da escolha deste nome?
Sinceramente foi por eu estar à procura de mim mesmo musicalmente e saber que talvez fosse levar com críticas de amigos e desconhecidos, que eu devia ser isto ou aquilo, que deveria escrever em português ou inglês ou que não devia ter um projecto a solo calmo, por exemplo. Cheguei ao fim do dia na casa do meu irmão Filipe Survival, olhámos um para o outro e dissemos “Olha, It is what it is, né my man?"(risos) E assim ficou. É a realidade.

Tornaste-te conhecido como vocalista da banda More Than a Thousand. Do que é que tens mais saudades?
Tenho saudades dos concertos, da energia pura que sentia, das pessoas aos saltos e aos gritos e a deixarem tudo o que tinham ali, quase como terapia. Tenho saudades de conhecer pessoas humildes e corajosas o suficiente para nos virem dar força com simples palavras que para nós “músicos/artistas”  tanto precisamos ás vezes, para nos dar aquele “propósito” e esperança. E tenho ainda saudades dos meus irmãos, mas estou constantemente com eles. Ou em almoços e jantares, ou quando trabalharmos juntos em projectos musicais, ou ainda através de chamadas telefónicas só para não dizer nada de especial. Mas está lá sempre a intenção. Tenho saudades de estarmos todos aos gritos na carrinha a rir.

Quais são as tuas principais influências musicais?
Eu oiço mesmo muita coisa... mas para Xande gosto de pensar assim em exemplos como Deftones, Sigur Rós e Aerosmith. Estes estão-me sempre no sangue. Gosto de música dos 80 e 90, com a liberdade das bandas sonoras de filmes... Thomas Newman, James Horner, Hans Zimmer. Coisas mais recentes, sinto a FKA TWIGS, Adele, Sia, Miguel, Rihanna, Dua Lipa. E um pouco mais antigo, mas sempre bom, temos o Rui Veloso e Pedro Abrunhosa.


A tua música tem um som bastante internacional. Tens o objectivo de te internacionalizar?
Sim, claro. O meu sonho desde miúdo é tocar TOURS, ou seja, tocar todos os dias, apenas com um ou dois dias off por semana. Infelizmente o nosso país é pequeno e não podemos cansar as pessoas sempre a repetir os mesmos artistas. Sendo assim, tenho de sair para fora também, tal como saí com More Than a Thousand e correu lindamente depois de muito esforço. 

Como tem sido a recepção dos teus fãs e amigos ao trabalho que tens realizado?
Tem sido muito positiva, estão sempre a incentivar, apoiar e a partilhar, o que é muito importante. Já o Rick Ross dizia: "Os teus amigos têm de ser os primeiros a partilhar". E felizmente os meus têm-me apoiado muito.

Para além de cantor e de letrista, és também produtor. Quais são os maiores desafios como produtor?
Um produtor, a meu ver, tem um trabalho muito parecido ao de um psicólogo. Temos de tentar entender as pessoas, o que elas estão a tentar dizer, para onde querem ir e, por fim, dizer para onde nós achamos que é o caminho certo (que nada é certo). Mas pronto, no fundo é a visão do produtor para aquele artista, sem ofender ou ferir os egos das pessoas, explicar o porquê e como podemos atingir o objectivo em mente. Parece simples mas nem sempre é. Existem músicos muito fechados e é difícil fazê-los tentar criar fora da zona de conforto. Mas com muita calma e paciência consegue-se sempre chegar a uma boa visão e trabalho de equipa. 

Com que artista português gostarias de colaborar e porquê?
Adorava colaborar com o Rui Veloso. Sinto bué o feeling dele, é uma coisa que não sei explicar. Ouvi-lo faz me sentir em casa e compreendido. Adorava colaborar com a Carminho, pois é uma força dura da natureza e eu podia trazer algo de diferente a uma canção de Fado. Adorava colaborar com a Blaya, já desde os More Than a Thousand  que sou fã da energia dela. É mesmo “real”, tal como eu, e como são dois mundos opostos musicalmente adorava encontrar um meio termo. Acho que ia ser muito bom. Adorava colaborar também com um dos maiores songwriters português, o Agir. Sinto tudo o que ele faz não sei porquê, gosto sempre genuinamente! Adoro o Piçarra, acho que nos íamos entender musicalmente muito rápido! Adoro a onda e o vibe dele! And last, but not least, adoro o Dengaz, Regula e o Gson. Adorava dar a voz a um refrão deles ou eles a um dos meus! 

No podcast da Ana Isabel Arroja indicaste que tens uma paixão por música de bandas sonoras. É um sonho fazeres música para um filme?
Sim, amava! Ia deixar-me muito nervoso. Aliás, só de pensar já fico (risos). Mas adorava ter uma honra dessas! Eu tenho um filme escrito por mim, desde 2009. Pode ser que um dia ele venha a ver a luz do dia e eu me estreie. Seria dois em um!

Para que género de filmes gostarias de fazer uma banda sonora?
Romance, drama ou filme biográfico.


Se te pedisse para me indicares um livro, um filme e uma música que todos devessem ler, ver e ouvir, que títulos me dirias?
Um livro seria "Who Says You Can´t You Do", de Daniel Chidiac. Filmes, seriam dois: o Meet Joe Black e o Rocky Balboa. Uma músca não sei, mas a que estou a ouvir neste momento é “Starlit", de Thomas Newman.

Este ano a tua música "We're Bad News" foi nomeada para a votação Melhor Música Portuguesa 2018 , no Fantastic, que tem como objectivo apoiar a musica nacional. Acabou por ser eleita a segunda melhor canção portuguesa do ano. Qual é a importância deste tipo de iniciativas para os artistas?
Eu fiquei super contente, acho um sonho vocês darem a oportunidade a artistas “pequenos” como eu, com projectos que precisam de toda a ajuda possível, para chegar às pessoas. São iniciativas destas que fazem com que as pessoas dêem às vezes mais atenção a coisas que lhes estão a passar ao lado. Por isso muito obrigado pela oportunidade e pela confiança.

O que é que ainda gostavas de alcançar na música?
Nunca minto sobre isto. Em primeiro lugar gostava de poder viver somente do meu projecto, o suficiente para mim e para poder ajudar os que me rodeiam. Depois gostava de continuar a andar pelo mundo a tocar e conhecer pessoas boas, comidas boas e sítios bonitos. Gostava de fazer tours com artistas que eu gosto e colaborar com eles. Gostava de trabalhar com produtores “assustadores” de renome para poder aprender mais sobre mim e como melhorar mais como músico e songwriter.

Fantastic Entrevista - Xande
Por André Pereira e Rita Pereira 
Janeiro de 2019
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live