Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

Os Twenty One Pilots estreiam-se hoje ao vivo em Portugal

$
0
0
Foto: culturaearte

Os Twenty One Pilots atuam hoje na Altice Arena, em Lisboa, num concerto integrado na etapa da digressão europeia "The Bandito Tour".

A banda, formada por Tyler Joseph e Josh Dun, apresenta o seu mais recente álbum "Trench", naquela que é a sua estreia ao vivo em Portugal.

O concerto em Lisboa contará ainda com The Regrettes, banda liderada por Lydia Night, com influências de garage punk/rock, na primeira parte. 

COMING UP | The Order

$
0
0

A Netflix prece ter tomado o gosto pelo uso da magia. Depois de nos oferecer a sua visão de TheChilling Adventures of Sabrina, chega The Order. Assumidamente teenager, o plot vem embrulhado com histórias de fantasia e personagens como Lobisomens, Magos, Médiuns e outras criaturas. Leve e descontraída, mostra mais uma vez o universo do streaming a aproximar-se ao género de produções feitas pelo The CW, com foco num universo juvenil sem descurar um contexto que possa agradar ao público geral. 

Jack Morton é um caloiro na Universidade de Belgrave. Mas mais que estudar, o objetivo do jovem é outro: Vingar a morte da mãe. Em parceria com o avô, Peter, ele delineou um plano para conseguir chegar perto de Edward Coventry, o seu pai e, até onde sabemos, responsável pela morte da progenitora. No percurso, Jack consegue ser introduzido à Hermética Ordem da Rosa Azul, uma espécie de Iluminati que todos os anos recruta novos membros com a premissa de lhe ensinar magia. 



Como em quase todas as histórias de temática juvenil, rapidamente surge o “amor à primeira vista” com Alysson, a menina inteligente que sabe muito mais sobre a sociedade secreta do que quer admitir. Este é um dos primeiros momentos que quem segue produtos deste género para e pensa: “Onde é que eu já vi isto?” The Magicians, é a resposta. Além das claras semelhanças do visual do protagonista, o romance também segue a mesma linha, para além de um número enorme de sincronismos que encontramos quando gastamos o nosso tempo a analisar as duas narrativas. 

As coincidências não se ficam por aqui e até se tornam num jogo divertido ao encontrarmos comparações com outras tramas. Tal como em As Crónicas de Nárnia, o Jack também encontra uma sala com um armário. Mas do outro lado não há uma passagem para um mundo novo, mas sim um passe só de ida para se tornar num lobisomem. Jack transforma-se numa espécie de híbrido de dois grupos rivais: Os praticantes de magia e os Lobisomens, bem ao estilo de Klaus de The Vampire Diaries.  

Cada lobisomem tem características muito próprias, e variações de poder associados aos seus ancestrais. Mais ou menos como numa versão adaptada de alguns animes, eles representam a função que cada um tem para que o grupo funcione. Sobre isto não precisamos de dar exemplos de produtos semelhantes porque é o modo regular de histórias que envolvam grupos. 

Seguindo nas referências, Harry Potteré um marco em histórias que tenham bruxaria como pano de fundo. No primeiro e segundo episódio de The Orderé como se mergulhássemos, de novo e em diferente escala, na história do Torneio Tribruxo de Harry Potter e o Cálice de Fogo, com missões que colocam em perigo os protagonistas enquanto os obrigam a descobrir mensagens subliminares para garantirem que são bem-sucedidos nos testes. E já que cruzamos caminho com o universo mágico de J. K Rowling, a nova produção do gigante do streaming tem um paralelo de Dumbledor e na sua insistência em atirar Harry para o perigo, só que desta vez este papel é desempenhado pelo avô de Jack ao insistir que ele avance no plano de vingança que têm levando-o a fazer coisas que o poderão colocar em risco tanto na Ordem como com o seu grupo de Lobisomens. 



O tom tem algo de semelhante à produção de The Chilling Adventures of Sabrina, numa leve tentativa de nos dar uma perspetiva um pouco mais adulta, sem que de facto se comprometa a fazê-lo. Tem um rumo fluído com a sorte de assegurar ganchos que a tornem facilmente maratonável. 

Regada de influências de vários livros e filmes, The Order não parece ter pretensiosismos de se distanciar de outras produções e dos seus estereótipos, mas sabe como entreter os fãs do género. Os episódios são coerentes mantendo o mesmo ritmo em toda a série. O final desta temporada mantém suspense no ar para o que está para vir. Não sendo totalmente inovador deixa a mensagem de uma primeira temporada bem encadeada. 

SIC anuncia 2ª edição de Casados à Primeira Vista

$
0
0
Foto: direitos reservados

Vem aí a segunda edição do programa "Casados à Primeira Vista", formato que começou a atual tendência de programas sobre relações amorosas em Portugal.

Ainda não existe data de estreia, mas as inscrições já estão abertas, para todos os que pretendem tentar encontrar o amor.

O vídeo promocional do casting do programa foi divulgado ontem pela estação.





Monstra 2019. Lisboa recebe a 18º edição do festival de cinema

$
0
0
Foto: visitlisboa

A 18.ª edição do MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa arranca a 20 de março e decorrerá até ao dia 31 deste mês.

Este ano, o festival irá prestar homenagem ao cinema de animação do Canadá, através da exibição de 14 filmes desse país, com retrospetivas de trabalhos de vários realizadores, entre os quais Normand Mclaren, Frédérick Back, Carolin Leaf, bem como uma retrospetiva do National Film Board of Canada.

"A BD no Cinema de Animação"é outra das retrospetivas, baseada nas longas-metragens do famoso marinheiro Corto Maltese, bem como uma retrospetiva dedicada ao cinema de animação japonês, exibindo quatro longas-metragens do realizador Satoshi Kon.

A programação da Monstra conta ainda com a antestreia do filme de aventuras "The Queen's Corgi", e as estreias de "Mirai", "This Magnificent Cake!", "Funan", "Tito e os Pássaros", "Dilili a Paris", "Captain Morten and the Spider Queen" e "The Tower".

Mas, há muito mais para ver, entre filmes de terror, documentários de animação, filmes para adultos e cinema de animação experimental, num total de mais de 550 filmes, entre longas, curtas e curtíssimas oriundas de 50 países, com a personagem Tintim a marcar também presença, através do filme "Tintim e os Prisioneiros do Sol".

O Festival Monstra apresentará as sessões no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

"Prisioneira": Conhece aqui as personagens da nova novela da TVI

$
0
0

Foto: TVI
A TVI apresentou recentemente um novo projeto da estação - a novela "Prisioneira" - mostrando que continua a apostar na produção de ficção nacional.  Com estreia prevista para maio, é assinada por Maria João Mira. Passa-se entre Portugal e o Médio Oriente e aborda uma diversidade de temas atuais e relevantes: a inclusão, a sociedade digital, a predominância da pós-verdade e a forma como isto afeta a vida e altera os modos de ser.  

Contando a história de um médico muçulmano que luta por um mundo melhor, a aventura começa quando este se apaixona loucamente por uma portuguesa e a resgata de uma vida com pouco amor. Contudo, este resgate acaba por se transformar numa prisão e num combate desigual pela guarda de uma criança.

Conhece aqui as personagens:

Teresa Cunha (Joana Ribeiro) – é uma assistente de bordo que casa com um muçulmano e vai viver para o seu país. Teresa verá o marido casar pela segunda vez com uma viúva rica. Mãe de um bebé, Teresa decide divorciar-se e voltar para Portugal, porém terá de deixar o filho.
Omar Maluf (Carloto Cotta) – é um médico muçulmano natural do país do Magrebe que se vê obrigado a casar com Samira Ibrahim (interpretada por Vera Kolodzig). Embora este segundo casamento provoque uma rutura entre Teresa e Omar, a verdade é que nunca apaga a paixão.
Samira Ibrahim (Vera Kolodzig) - irmã de um emir, apaixonada desde sempre por Omar, o que fará com que se torne a maior inimiga de Teresa. Samira tem um pecado escondido no passado que é a sua maior fragilidade.
Thiago Rodrigues (Gustavo Tudela) - é piloto de aviação e colega de Teresa. Uma tragédia recente destruiu-o emocionalmente, mas esconde-a para não perder o trabalho com o qual sonhou a vida inteira. Está desde há muito apaixonado secretamente pela namorada do melhor amigo, Omar.
Glória Cunha (Kelly Bailey) – foi alugada com 16 anos com premissão do pai por um homem que depois apareceu morto. A partir daí, vive de pequenos crimes com Fredy, o seu melhor amigo. Glória aproveita um atentado terrorista para dar um golpe que acaba por correr mal.
Fredy Cruz (Lourenço Ortigão) – era ainda um miúdo quando foi despejado pela mãe. Conheceu Glória na casa de correção e tornaram-se inseparáveis. Tem uma oficina mais ao menos legal, mas tal como Glória, também vive de pequenos crimes até que um deles o coloca no centro do furacão.
Tomé Andrade e Sousa (Tiago Teotónio Pereira) - tem tudo o que pode querer mas vive assombrado pela perda do irmão num atentado terrorista. Foi um rapaz bem comportado até conhecer Fredy, e vai ser alvo de uma golpada dos dois amigos (Glória e Fredy), contudo, a vítima pode tornar-se no predador.
Beatriz Drummond (Catarina Bonnachi) – é a namorada de Tomé e filha adotiva de pais milionários (Letícia e Henrique). É uma adolescente feliz mas vê a vida a mudar quando a irmã desaparece e decide ir procurá-la para um país de Magrebe.
Constança Drummond (Catarina Bonnachi) – gémea de Beatriz, é uma jovem educada e tem tudo o que uma rapariga pode desejar mas é bastante diferente da família. Não gosta do mundo em que vive. Deixa-se aliciar por promessas de Fábio e acaba presa numa rede de tráfico humano.
Diogo Lacerda (Paulo Pires) - um inspetor da unidade de contra terrorismo da PJ que investiga um atentado que ocorre em Lisboa. Divorciado e cioso da sua liberdade, Diogo vê a vida invadida por uma filha que desconhecia ter.
Carolina Atalaia (Margarida Corceiro) - tem 16 anos e vivia em Madrid com a mãe que a abandonou para fugir com um homem. Um dia bate à porta de casa de Diogo alegando ser sua filha, fruto de uma noite fugaz.
Monique Matias (Benedida Pereira) - é assistente de bordo e colega de Teresa. Solteira e independente, tem uma paixão secreta por Diogo. Vai encontrar duas adversárias de peso e tem um calcanhar de Aquiles: não é quem diz ser.
Margariga Lacerda (Paula Lobo Antunes) – é a procuradora do MP e tem um perverso prazer em comandar as investigações em que o ex-marido, Diogo, está envolvido. Diogo parece ter seguido em frente, mas Margarida nem por isso.
Lídia Cunha (Joana Seixas) - deixando para trás a degradação da toxicodependência e uma filha, tem agora uma vida invejável e um marido perfeito. Contudo, o regresso do seu amor de sempre pode complicar tudo, o que a leva a ficar entre dois homens.
Júlio Cunha (José Wallenstein) - é um homem rico mas cuja origem da fortuna não se conhece bem. É um bom amigo e um marido ideal. Vai fazer de tudo para escapar de um passado que o marcou.
Vítor Cunha (Diogo Infante) – é um ex-presidiário que quer provar à sua ex-mulher (Lídia), que ela é tão ou mais miserável do que ele. A sua vida é um verdadeiro inferno e um ótimo exemplo da pequenez humana.
Graça Andrade e Sousa (Sandra Faleiro) – é uma política de extrema direita, que projeta a imagem da família ideal mesmo que esta esteja a desmoronar-se. Aproveita a morte do filho num atentado terrorista para ganhar simpatias, mas nada garante que a manipuladora mestre não esteja a ser manipulada.
Mário Andrade e Sousa (Vítor Hugo) - é advogado e sócio da companhia aérea Lusowings. Só mantém o casamento porque é chantageado pela mulher, que sabe de um segredo do seu passado que prejudicou muita gente.
James Maques Farrel (Graciano Dias) – é um spin doctor famoso que elegeu vários políticos nos Estados Unidos da América e foi contratado para promover a campanha de Graça. Mantém uma relação secreta com ela, bem como algumas ligações obscuras a organizações americanas.
Leonor Teixeira (Sara Prata) – é uma advogada que até agora só conseguiu servir cafés, mas que tem uma oportunidade de emprego na Lusowings, a empresa do homem que, alegadamente, deixou o seu irmão incapacitado. Leonor apaixona-se por Mário e acredita na sua inocência.
Henrique Drummond (Ângelo Torres) - é um milionário angolano e dono da Lusowings. Tem tudo o que deseja menos filhos biológicos. Adora a mulher e as filhas gémeas adotivas (Beatriz e Constança) e era capaz de dar a vida por elas.
Letícia Drummond (Ana Cristina Oliveira) – mulher de um milionário angolano (Henrique), não podia ter filhos, por isso, comprou duas bebés gémeas num país do Magrebe. Uma delas (Constança) foge de casa aliciada por um movimento jihadista e, pela primeira vez na vida, Letícia descobre o que é ter um objetivo.
Leila Maluf (Sofia Aparício) – é uma muçulmana convicta e progressista que faz parte de uma família fundamentalista. Casou e teve duas filhas gémeas. Na hora em que estas nasceram, despediu-se delas, para lhes dar a liberdade que nunca teve. Mas o destino levará as filhas para bem perto de si.
Fátima Maluf (Rita Ribeiro) – é a mãe de Omar e uma muçulmana fundamentalista. Acredita que a sociedade ocidental é a fonte do mal. Promove o segundo casamento do filho para salvar a família da ruína e tornar-se-á numa das principais inimigas de Teresa.
Bashir Ibrahim (Diogo Mesquita) – é um emir muito rico, com poder e influência. A sua fortuna, que é em boa parte obtida através de tráfico humano e de armas, serve para apoiar movimentos jihadistas. O seu calcanhar de Aquiles é a irmã Samira, cujo carácter é tão forte e implacável como o dele.
Acácio Teixeira (Sérgio Praia) – um ex-mecânico da Lusowings que sofreu um acidente de trabalho que lhe roubou uma perna, o emprego e a autonomia. Vive para provar que foi tramado e mantém uma paixão secreta por Elsa, vizinha no bairro e ex-colega.
Elsa Cornélio (Rita Salema) - é secretária na Lusowings e é também o “serviço noticioso” da empresa no Bairro porque não tem vida própria. Por Acácio, o seu grande e secreto amor que nem dá por ela, terá coragem de arriscar tudo.
Helena Lopes (Lia Gama) – uma empregada doméstica que mantém em segredo que perdeu um filho que se radicalizou e partiu para o Magrebe. Descobre que tem um neto que nunca conheceu e parte à procura dela.
Sahid Lopes (Lucas Dutra) – é o neto de Helena, tendo sido criado numa comunidade jihadista e perdido o pai num bombardeamento. É resgatado pela avó e trazido para Portugal. A mudança de país provoca o conflito da adaptação a um novo mundo.
Sílvio Cruz (Vitor d’Andrade) – é o irmão de Fredy e foi uma das vítimas do atentado terrorista no aeroporto de Lisboa, onde trabalhava. O incidente atirou-o para uma cadeira de rodas. É um homem justo com fortes valores morais e irá revelar-se um justiceiro na sombra. 

Isabelle Huppert e Robert Wilson em julho no Festival de Almada

$
0
0
Foto: bomdia

A atriz Isabelle Huppert, e o encenador Robert Wilson vão estar em julho, em Portugal, para apresentar a peça de teatro "Mary said what she said", no 36.º Festival de Almada.

A peça é um monólogo, escrito por Darryl Pinckney sobre a rainha Maria da Escócia, interpretado pela francesa Isabelle Huppert, e com encenação do norte-americano Robert Wilson.

O espetáculo, que se estreia em maio, em Paris, e é uma produção do Théâtre de la Ville, dirigido pelo luso-francês Emmanuel Demarcy-Mot, estará em cena, nos dias 13 e 14 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.  

Joaquim de Almeida e Alba Baptista na nova série da Netflix

$
0
0
Foto: seriesdatv

Os portugueses Joaquim de Almeida e Alba Baptista vão participar na nova série da Netflix "Warrior Nun", baseada numa banda desenhada com o mesmo nome.

Alba Baptista vai ser a primeira atriz portuguesa a protagonizar uma série da Netflix, na qual dará vida a Ava, uma jovem de 19 anos que acorda numa morgue, com uma nova vida e um artefacto divino nas costas.

Ela descobre, então, que faz parte de uma ordem antiga que tem combatido os demónios na Terra, e forças poderosas que representam o céu e o inferno querem encontrá-la e obter o seu controlo. 

O ator Joaquim de Almeida também fará parte do elenco da produção. O ator português vai vestir a pele do ambicioso e vaidoso Cardeal Duretti, um mestre estratega e político, que acredita que pecar é aceitável, se os fins justificarem os meios.

Segundo a agência Ellite, as gravações estão a decorrer em Málaga. 

A série vai contar ainda com Toya Turner, Tristan Ulloa, Thekla Reuten, Kristina Tontei-Young, Lorena Andrea e Emilio Sakraya.

COMING UP | Green Book

$
0
0


Em pleno século XXI falar de diferença, ainda, é importante e o vencedor do Oscar de Melhor Filme traz de volta muitos debates sobre a atualidade com uma história ambientada nos anos 60. Green Book tem as doses certas de comédia e drama e é um verdadeiro show de representação de Mahershala Ali e Viggo Mortensen. 

A premissa tem laivos da sinopse de Intouchables e o mesmo tom de Captain Fantastic, filme de 2016 que guiou de novo a carreira de Viggo Mortensen nos holofotes do Oscar. Dois estranhos acabam por se cruzar de forma improvável para viverem a maior aventura das suas vidas numa jornada em que o preconceito é substituído pela amizade e as diferenças sociais se tornam matéria de humor.  

Tony Lip (Mortensen) fica sem emprego para garantir o sustento da sua família. Depois de ter impressionado algumas pessoas influentes ao serviço do bar Copacabana, o seu nome chega aos ouvidos de Don Shirley (Mahershala Ali), um dos mais conceituados pianistas do momento que procurava um motorista. Até aqui tudo bem, não fosse o longa nos ter mostrado o preconceito de Tony com os negros e Shirley ser uma pessoa de cor. Além do racismo, as diferenças sociais entre os dois são enormes e promovem alguns dos melhores momentos do filme com as duas personagens a tentarem adaptar-se às exigências do outro. 



Há um sentimento paternal que é conseguido pela brilhante atuação dos dois atores. Numa das cenas, Tony atira um copo vazio pela janela do carro sendo imediatamente obrigado pelo patrão a recuar e a apanhar o lixo. O inverso acontece com o motorista a lutar a todo o custo para fazer frente à discriminação de que Shirley era alvo sempre que ficavam num hotel, jantavam ou fossem às compras. Numa clara luta contra o “Green Book” que indica os sítios ou coisas às quais quem não for caucasiano tem acesso, é um longa que se insurge num assunto que ainda não é banal nos dias que correm. Deixando de lado a melancolia habitual ao tema, a comédia acaba por roubar a cena numa pespectiva bela de o reinterpretar.

“O lugar dos negros” naquela época é o pontapé de partida para a história dos dois homens, mas o filme faz-se valer de bem mais do que desta tónica importante, mas tão explorada na Sétima Arte. É uma história familiar, que educa para um período histórico ou para a forma como nos devemos comportar na sociedade. É emocionante e afetivo na medida certa. 



Dos cinco Oscars aos quais concorria conseguiu agarrar três, justos. Apesar da derrota de Viggo Mortensen como melhor ator, a vitória do intérprete de Don Shirley é um consolo para os fãs e quem assistir a esta história vai conseguir perceber logo o porquê da justiça da entrega da estatueta ao ator.  

O roteiro tem tudo o que precisa e faz de Green Book um filme que qualquer cinéfilo que aprecie o género vai querer ter à mão para rever quando quiser. Não é o melhor filme que já vi mas entra na lista dos meus favoritos. 

Lancôme promove ação solidária "Hapiness On The Road"

$
0
0
Foto: lancomeportugal

A Lancôme está a promover, de 20 e 22 deste mês, em Lisboa e no Porto, a acção solidária "Happiness On The Road", com o objetivo de apoiar a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, através de uma experiência que junta redes sociais e donativos.

Uma carrinha pão-de-forma irá percorrer alguns pontos de Lisboa e do Porto, convidando as pessoas a tirarem uma fotografia e a partilharem nas redes sociais com a hashtag #fazalguemfeliz. 

Por cada partilha, a Lancôme doará um euro à Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, organização responsável por um vasto número de projectos e iniciativas que promovem a igualdade de género, e defendem os direitos das mulheres.

Além de ajudar, os portugueses que se juntarem à ação poderão ainda ganhar #BeautyGoodies. Por cada fotografia partilhada, cada pessoa poderá girar a Roda da Felicidade Lancôme e habilitar-se a ganhar prémios, entre os quais, amostras do novo perfume La Vie Est Belle, do Génifique Sérum, pequenos ramos de flores, ou gomas e fitas perfumadas.

Hoje, Dia Internacional da Felicidade, a carrinha estará na Avenida da Liberdade (12.30 - 14.30 horas) e na Praça D. Luís I, perto do Mercado da Ribeira (15.30 - 19.30 horas).

Amanhã, podes encontrá-la na Praça de Alvalade (09.30 - 12.00 horas), na Estação do Oriente (12.30 - 14.00 horas) e na Avenida Guerra Junqueiro (15.30 - 19.30 horas). 

Sexta-feira, será a vez do Porto, junto ao El Corte Inglés (09.30 - 12.30 horas), e na Estação de Metro Trindade (14 - 19 horas).

Bryan Adams anuncia dois concertos em Portugal

$
0
0
Foto: mundialfm

Após a edição do seu mais recente álbum, Bryan Adams anuncia o regresso a Portugal, em dezembro, para dois concertos, em Lisboa e Braga.

O músico atuará no dia 6 de dezembro, na Altice Arena, em Lisboa e, no dia seguinte, no Altice Fórum Braga, para apresentar o seu novo disco "Shine A Light", editado no início de março. 

Os bilhetes serão colocados à venda no sábado, 23 de março, havendo uma pré-venda exclusiva das lojas da Fnac, a partir de sexta-feira, dia 22. Os bilhetes estarão também disponíveis na Blueticket.

Leiria Film Fest arranca hoje com forte presença feminina

$
0
0
Foto: visiteleiria

O Leiria Film Fest arranca hoje, numa edição marcada pela forte presença feminina em todos os filmes seleccionados para o festival internacional de curtas-metragens, que se prolonga até domingo.

Ao longo dos cinco dias, serão exibidos 55 filmes, na maior edição de sempre do festival sendo que, de acordo com a organização, os problemas das mulheres são a linha comum a muitos deles "Há filmes sobre violação, tráfico humano, questões de género.".

Também os 6 filmes da sessão competitiva de ficção seleccionados, têm todos protagonistas femininos. 

A organização refere ainda que, ano após ano tem havido, igualmente, um crescente peso feminino na área da realização, tendo sido criada, nesta 6ª edição, uma sessão dedicada a cinema português no feminino, em que serão escolhidas as quatro melhores curtas-metragens do ano, assinadas por realizadoras portuguesas.

Das cerca de mil candidaturas, irão a concurso vinte e quatro filmes, nas secções de animação, documentário e ficção, havendo 12 estreias em Portugal. Os restantes filmes a exibir estão integrados em sessões especiais.

A sessões competitivas do Leiria Film Fest começam na quinta-feira, dia 21, e os vencedores serão anunciados no sábado, dia 24. Domingo, dia 25, são exibidos os filmes vencedores.

Andrew Ridgeley lança em outubro o livro "Wham! George & me"

$
0
0
Foto: concierto

Andrew Ridgeley, cantor, compositor e produtor discográfico, que integrou o duo musical Wham, juntamente com George Michael irá lançar, em outubro, no Reino Unido, o livro "Wham! George & me".

Neste livro, que descreve como "a história de um sonho e das arranhadelas, dos risos e das vidas de dois melhores amigos", Andrew promete revelar alguns dos segredos de George Michael e dos seus tempos nos Wham, uma das duplas musicais mais populares na primeira metade da década de 1980.

O livro já se encontra em pré-venda.




Foto: redam

Ljubomir Stanisic regressa à RTP em "História da Gastronomia Portuguesa"

$
0
0
Foto: noticiasaominuto

O chef Ljubomir Stanisic, que se tornou popular com o programa "Pesadelo Na Cozinha", da TVI, prepara-se para regressar ao pequeno ecrã, desta vez no novo formato da RTP - "História da Gastronomia Portuguesa".

O novo programa dos sábados à noite viaja pela nossa própria história sendo analisado, em cada episódio, um século da história de Portugal, através da gastronomia e hábitos da época.

Em cada século, um dos chefs explorará um livro de receitas, publicado nesse século, com a ajuda de estudiosos e especialistas na matéria que, por sua vez, fazem o enquadramento histórico e revelam factos e curiosidades.

No final do episódio, o chef escolhe uma receita do livro para recriar, respeitando os métodos e utilizando os respetivos ingredientes das cozinhas da época.

O programa estreia no próximo sábado, dia 23 de março, e conta com a participação dos chefs Kiko Martins, Nuno Bergonse, Marlene Vieira, Diogo Noronha e Susana Felicidade.

O primeiro capítulo espreita a história recente, do século XX, e ficará a cargo do chef Ljubomir Stanasic.

"Miss XL" estreia nos cinemas portugueses

$
0
0
Foto: docesousalgadas

Estreia esta quinta-feira, dia 21 de março, nos cinemas portugueses, a comédia "Miss XL", com Jennifer Aniston e Danielle Macdonald nos principais papeis.

Numa pequena cidade do Texas, Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), mais conhecida por "Dumplin", filha adolescente e avantajada de uma antiga vencedora de concursos de beleza, vive com problemas em se sentir bem na sua pele. 
A situação não é ajudada pela pressão imposta pela mãe, Rosie (Jennifer Anniston), uma antiga rainha de concursos de beleza, que tem pouco em comum com ela.

Com o objectivo de agitar águas e aborrecer a mãe, Willowdean inscreve-se no concurso de beleza para adolescentes que Rosie está a organizar - Miss Teen Bluebonnet - mas desta vez como um protesto. 

Para sua grande surpresa, Will ganha vários adeptos, e é apoiada por outras raparigas, que querem participar nesta "revolução de saltos", e mostrar ao mundo que a beleza vem de dentro, obrigando Willowdean e Rosie a aprender a ultrapassar as diferenças.

A realização é de Anne Fletcher.

"Os Sopranos": prequela da série chega ao cinema em 2020

$
0
0
Foto: noticiasaominuto

A prequela da série "Os Sopranos", adaptada para o cinema, já tem data de estreia marcada para 25 de setembro de 2020, mais de treze anos após o fim da série.  

A nova história, escrita pelo criador da série, David Chase, juntamente com o argumentista de cinema e televisão, Lawrence Konner, decorrerá durante a década de 1960 em Nova Jersey, no meio do contexto das tensões entre as comunidades afro-americanas e ítalo-americanas, e dos protestos raciais na maior cidade do estado, Newark.

O protagonista é Alessandro Nivola, como Dickie Moltisanti, o tio de Tony Soprano, e pai de Christopher Moltisanti, personagem que não aparecia na série, porque já tinha sido assassinada.

Michael Gandolfini, filho de James Gandolfini, será o jovem Tony Soprano, escolhido pela evidente parecença física, e domínio dos maneirismos de Tony.

No elenco também estão confirmados Vera Farmiga, Jon Bernthal, Ray Liotta, Corey Stoll, Billy Magnussen e John Magaro.

O realizador do filme, que alterou o título para apenas "Newark", será Alan Taylor.

Ana Bacalhau, Jorge Benvinda, Sérgio Godinho, Vitorino e Filipe Raposo juntos em novo disco

$
0
0
Foto: mag.sapo.pt

Ana Bacalhau, Jorge Benvinda, Sérgio Godinho, Vitorino e Filipe Raposo juntaram-se para participar no disco-livro "Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras Que Tais".

Este disco, editado este mês, reúne canções de roda, lenga-lengas, melodias e versos populares, canções que todos conhecemos na infância e que permanecem na nossa cabeça, num total de 20 temas, entre os quais "Oliveirinha da Serra", "As Pombinhas da Catrina", "Indo Eu, Indo Eu A Caminho De Viseu", "Ah Ah Ah Minha Machadinha", "A Saia da Prima Carolina", "Tia Anica de Loulé" ou "Ó Rosa Arredonda A Saia".

O projecto conta com ilustrações de Cláudia Guerreiro, e tem histórias e contos originais de Ana Bacalhau, Sérgio Godinho e Vitorino, tendo os arranjos dos temas ficado nas mãos de Filipe Raposo. 

"You vs. Wild" - nova série interativa da Netflix com Bear Grylls

$
0
0
Foto: newonnetflix

A Netflix anunciou o lançamento de "You vs. Wild", uma nova série interativa, protagonizada por Bear Grylls, que testará as capacidades de sobrevivência dos espetadores.

Em "You vs. Wild", o público acompanhará as viagens de Grylls ao redor de mundo, e terá a oportunidade de mudar o curso da história em cada episódio, ajudando o aventureiro a sobreviver, prosperar e completar missões nos ambientes mais rigorosos na Terra.

A série, de oito episódios, será lançada a 10 de abril.





Joss Stone - cabeça de cartaz do Festival Monte Verde 2019

$
0
0
Foto: direitos reservados

Joss Stone será cabeça de cartaz do Festival Monte Verde 2019, que se realiza de 8 a 10 de agosto, em São Miguel, nos Açores.

Com apenas 31 anos, mas já com uma longa carreira, Joss Stone é uma das artistas mais consagradas da música Soul e R&B mundial.

Com apenas 15 anos, lançou "Soul Sessions", álbum de estreia, que a catapultou para os tops mundiais. A partir daí, temas como "You Had Me", "Right To Be Wrong" e "Tell Me What We’re Gonna Do Now" fizeram de Joss Stone uma das maiores sensações da música mundial, levando-a a ganhar um Grammy e um Brit Award.

A cantora britânica Joss Stone é, assim, a primeira grande confirmação para a oitava edição do festival, que conta ainda com as confirmações de Vitalic, Mishlawi e Morbid Death.

"Nayola": longa metragem de animação portuguesa com apoio do Eurimages

$
0
0
Foto: cartoonbrew

"Nayola", a longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, vai receber apoio financeiro do Eurimages, fundo criado pelo Conselho da Europa para apoio a produções de cinema que, este ano, irá apoiar a produção de 18 filmes europeus.

Este apoio financeiro é o último passo do financiamento da longa-metragem portuguesa, da Praça Filmes, em coprodução com França, Bélgica e Holanda.

Ao longo de cinco anos de pré-produção e montagem financeira, "Nayola" já sofreu alguns ajustes. Inicialmente previsto para ser correalizado entre José Miguel Ribeiro e Jorge António, com conjugação de imagem animada e imagem real, o filme passará a ser assinado só pelo primeiro, mantendo-se o segundo na produção, e será inteiramente em imagem animada.

Com argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro escrita por José Eduardo Agualusa e Mia Couto, que por sua vez deriva de um conto publicado nos anos 1990 pelo autor angolano, "Nayola" cruza três gerações de mulheres e tem a guerra civil de Angola como pano de fundo.

Até ao final deste ano, o realizador conta entrar em produção, apontando o ano 2021 para a estreia do filme.

"Gabriel" já estreou nas salas de cinema portuguesas

$
0
0


Estreou esta quinta-feira, dia 21 de março, o filme Gabriel, realizado por Nuno Bernardo e produzido pela beActive. Igor Regalla, José Condessa e Ana Marta Ferreira são os protagonistas da história.

"O filme conta a história de um jovem cabo-verdiano que, após a morte da mãe, decide mudar-se para Lisboa e tentar encontrar o pai, um ex-campeão de boxe que já não vê desde criança. Ao chegar a Portugal, Gabriel vai encontrar uma realidade bem diferente daquela que imaginava, vê-se envolvido com um gang local e vai ter de usar os seus dotes como 'boxeur' para conseguir ajudar o pai e a honra da sua família", explicou o realizador do filme ao Fantastic.

Pelo caminho, Gabriel vai contar com o apoio de Elisa (Ana Marta Ferreira), uma rapariga que o vai ajudar com a integração na vida do bairro e que será uma força motivadora para a sua luta e Dani (Almeno Gonçalves), um dos donos do clube de boxe. Nesta busca, Gabriel descobre o passado do seu pai e que o futuro dele depende da sua decisão de aceitar um perigoso combate contra Rui (José Condessa), o invencível lutador do bairro.

Gabriel foi, na sua maioria, filmado em Portugal e conta com um elenco composto por caras bem conhecidas do público, como é o caso do trio de protagonistas. "O filme foi 95% rodado no bairro dos Olivais em Lisboa e contou com a presença do Igor Regalla, que recentemente vimos no filme Ruth, José Condessa (que fez parte do elenco de A Herdeira) e Ana Marta Ferreira (que em 2017  entrou em O Fim da Inocência, o filme português mais visto do ano)", continuou Nuno Bernardo.

A estreia mundial do filme aconteceu na edição de 2018 do Festival de Cinema de Locarno. Gabriel é a primeira longa-metragem de Nuno Bernardo e a quinta produzida pela beActive Entertainment. 

Consulta a lista completa de salas onde o filme está em exibição nesta primeira semana:

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live