Quantcast
Channel: Fantastic - Cultura na palma da tua mão
Viewing all 14888 articles
Browse latest View live

Fantastic Entrevista | Serenela Duarte

$
0
0
Foto: Direitos Reservados

Nesta edição do Fantastic Entrevista, estamos à conversa com Serenela Duarte, uma cantora  nascida em Leiria com formação em música clássica. Foi nomeada para os prémios Fantastic Melhor Música Portuguesa de 2018 com a música "O Céu Além do Mar" e acabou por vencer com mais de 30% dos votos. Nesta conversa abordamos, entre outros temas, início precoce no mundo da música, a formação musical e o primeiro single.

Inicias o teu percurso musical aos cinco anos, quando começaste a ter aulas de piano. Apesar de seres tão nova. Quando é que percebeste que querias enveredar pela área artística?
Sempre fui muito ligada à música e isso deve-se, sobretudo, à minha avó. Aos cinco anos pedi aos meus pais para ter aulas de piano e a vontade de querer fazer da música cada vez mais parte de mim foi-se desenvolvendo naturalmente. Desde que me conheço sinto que a melhor forma de me expressar é através da música e não há nada mais certo do que levar a vida a fazer aquilo que adoramos.

Mais tarde, integras o Coro da Igreja do Souto da Carpalhosa. Com que idade é que tudo começou? O que sentes que aprendeste por fazeres parte deste coro religioso?
Entrei no coro da Igreja por influência da minha avó (ela foi e é um grande marco na minha vida) quando ainda estava a aprender a fazer contas na escola. Após algum tempo, o maestro demonstrou interesse em que cantasse o Salmo a solo na cerimónia da Primeira Comunhão daquele ano e eu aceitei. Aos oito anos de idade cantei, pela primeira vez, para um público – que, posso admitir, era enorme. Esta foi uma experiência determinante para ultrapassar o medo da exposição e sentir sobre mim uma grande responsabilidade que, até então, nunca tinha tido. Hoje em dia só tenho a agradecer a esse maestro pela oportunidade que me deu e por me ter encorajado a continuar na música de forma mais séria.

Em 2011, ficaste em 3º lugar num concurso em Vieira de Leiria. Na altura, já tinhas a certeza que querias ser cantora? Porquê?
O ano de 2011 e esse concurso em particular foram muito importantes para mim. Nessa altura comecei a cantar cada vez mais em público, muito por ter passado a integrar bandas de covers e de ter começado projetos também sozinha (piano e voz). Toda a experiência do palco, de transmitir emoções, de fazer, realmente, música sempre me cativou e, nesse ano, pude experienciar tudo isso mais do que o normal para aquela altura. Por isso sim, já sentia que era a cantar que me sentia verdadeiramente eu.

Foto: Direitos Reservados

És natural de uma aldeia chamada Várzeas. O facto de teres crescido numa terra pequena, condicionou o teu contacto com o meio artístico? Ou, por outro lado, pode até considerar-se um privilégio no que toca à inspiração e criação?
É natural pensar-se que crescer numa pequena aldeia possa ser, de certa forma, limitador, porém não foi, de todo. Na região sempre houve imenso contacto com a música – desde bandas a associações, a escolas de música ou meros jovens que ensinam os mais pequenos. Várzeas é uma aldeia do concelho de Leiria e Leiria é musicalmente bastante ativa (e tem-no sido cada vez mais), o que acaba por ser um privilégio para os leirienses - no que diz respeito ao contacto com a música, estamos a caminhar muito bem.

Achas que a tua formação e experiência musical te podem permitir ir mais longe na música?
Desde muito nova que me habituei ao palco e ao público e tenho apostado seriamente na minha evolução. Neste momento estou a dar os meus primeiros passos no projeto mais sério que tive e acredito, plenamente, que, se caminhar cuidadosamente e no sentido certo, as consequências (boas) virão.

“O Céu Além do Mar” é o nome do teu primeiro single. Como é que o tema tem sido recebido?
“O Céu Além do Mar”, desde o seu lançamento, tem sido muito, muito bem recebido. Nas primeiras horas, lembro-me de receber inúmeras mensagens e telefonemas a congratular o projeto, quer pela música, quer pela letra (ambas de Ricardo Silva). Nada me deixou mais feliz do que ver as pessoas gostarem, verdadeiramente, do nosso primeiro tema.

Foto: Direitos Reservados
Foste a vencedora da “Melhor Música Portuguesa 2018”, tendo o teu single sido eleito pelos leitores do Fantastic. Esta distinção foi importante para ti? Porquê?
Senti que a própria nomeação por parte do Fantastic foi verdadeiramente gratificante. Naquelas duas semanas estive em constante êxtase por ver o meu trabalho e o de toda a equipa ser reconhecido junto de nomes tão notáveis e não há nada melhor que vermos o nosso primeiro trabalho neste patamar! A distinção foi completamente inesperada – mesmo por ter sido o público a votar – e, para além de agradecer imensamente ao Fantastic, agradeço, novamente, a todos os que me ajudaram a alcançar a conquista. Deram-me, de facto, ainda mais força para continuar a trabalhar.

Já estás a pensar no lançamento de novos temas? E um álbum de originais, está dentro dos teus projetos?
Neste momento estou a trabalhar com a equipa na produção do EP de originais a sair este ano, no qual “O Céu Além do Mar” estará incluído. Será um disco diferente, que junta pessoas de diferentes estilos num só e estou muito contente pela peculiaridade que está a tomar.

Quais são as tuas principais influências artísticas?
Sempre ouvi um pouco de tudo, nunca me concentrando apenas num só estilo. O fado apareceu primeiro na minha vida, por isso o fado e a música tradicional portuguesa estão um pouco em tudo aquilo que faço e mesmo na minha própria forma de cantar. À parte disso, procuro beber sempre de diferentes géneros, como o pop, o jazz ou até o funk. Acredito que fazer experimentações destas (bem-sucedidas, claro) apenas fazem da música mais rica, mais singular.

Se pudesses escolher apenas um livro, uma música e um filme, quais escolherias? E porquê?
Há um mês terminei aquele que é o livro mais fascinante que já li: Solaris, do visionário Stanisław Lem. É um livro bastante atual, apesar de ter sido publicado na década de 60, que aborda questões filosóficas verdadeiramente profundas. Vivi muito este livro e, muitas vezes, dei por mim a pensar intensamente naquilo que tinha acabado de ler. Recomendo vivamente!

Escolher uma música, para mim, é um verdadeiro desafio. Por mais que tente, nunca me consigo decidir, por isso seguirei o que tenho ouvido mais: Hideaway, de Jacob Collier.

Quanto ao filme, não há dúvida alguma! La La Land é o filme da minha vida, quer em termos técnicos, quer em termos da história. A música, a meu ver, está brilhante e o que mais me fascina é o facto de que foi tudo pensado exatamente ao pormenor.

Foto: Direitos Reservados

Com que artista português gostarias de colaborar e porquê?
Tenho acompanhado o trabalho do Tiago Nacarato e tenho adorado. Desde que se deu a conhecer acho-o um verdadeiro músico, que transmite tão bem aquilo que está a dizer e que nos faz sentir exatamente a emoção daquilo que canta. Gostava muito de colaborar com ele, pelo menos, num tema.

Quais são as principais dificuldades que tens sentido em afirmar-te no mundo da música em Portugal?
Apesar de sempre ter vivido a música, neste momento, ainda estou a dar os meus primeiros passos, mas noto muito que há uma certa indiferença, em geral, relativamente aos artistas. Ser artista, em todas as suas vertentes, não é, ainda, ser levado com seriedade. Mas acredito que, eventualmente, isso mudará.

Que conselho dás a pessoas que queiram enveredar por uma carreira na música?
Treinem, toquem ao vivo, mostrem trabalho e nunca parem.

Começaste o teu percurso na música muito cedo. Se, por alguma razão, não tivesses seguido esta área em termos profissionais, o que gostarias de fazer?
Sou uma pessoa muito comunicativa e muito dada às pessoas. Ver-me-ia a trabalhar no contacto direto com o público ou até mesmo na área da comunicação.

Até onde gostavas que a música te levasse?
A música tem-me levado a lugares fantásticos e a conhecer pessoas maravilhosas e muito talentosas. Gostava que o continuasse a fazer. Quero muito aprender e trabalhar com todos aqueles que, como eu, são apaixonados por esta arte.

Fantastic Entrevista -  Serenela Duarte
Por André Pereira e Joana Sousa
Abril de 2019


Francis Ford Coppola anuncia novo filme: "Megalopolis"

$
0
0
Foto: comingsoon

Francis Ford Coppola anunciou que vai avançar com um dos seus projetos de sonho no cinema: "Megalopolis".

O projeto é uma ambição antiga de Coppola, que chegou a filmar algumas imagens exploratórias após anunciá-lo no Festival de Cannes, mas foi suspenso após os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001.

Descrito como tendo a escala épica do seu "Apocalypse Now" (1979), a história decorre em Nova Iorque e aborda a tentativa de um arquiteto de criar uma utopia na cidade, combatida pelo presidente da câmara.

O argumento está pronto, a intenção é avançar com a produção ainda este ano, e o realizador já começou a contactar informalmente alguns potenciais atores surgindo, entre os nomes apontados, o de Jude Law.


"TIM": álbum póstumo de Avicii chega em junho

$
0
0
Foto: direitos reservados
"TIM", o álbum póstumo de Tim Berling, DJ sueco conhecido pelo nome artístico de Avicii, será lançado a 6 de junho deste ano.

Avicii morreu a 20 de abril de 2018, quando estava perto de terminar o seu novo disco deixando, segundo a Universal Music, "...uma coleção de músicas quase finalizadas, juntamente com notas, conversas por e-mail e mensagens de texto sobre as músicas".

A família decidiu não manter a música escondida partilhando-a, em vez disso, com os seus fãs espalhados por todo o mundo.

Os compositores, com os quais o DJ e produtor estava a colaborar neste álbum, continuaram o processo para chegar o mais perto possível da sua visão, conta a editora.

As receitas do álbum de Avicii irão reverter para a organização sem fins lucrativos Tim Bergling Foundation, que tem como propósito, entre outras coisas, prevenir doenças mentais e o suicídio.

O single "SOS", primeiro a ser extraído do álbum, chega amanhã.


Prémios Fantastic - O Melhor de 2018 | Vencedores

$
0
0

Os nossos leitores escolheram os formatos e personalidades que se destacaram na televisão e no cinema, em Portugal, durante o ano de 2018. Hoje, divulgamos a lista completa dos vencedores dos Prémios Fantastic - O Melhor de 2018

Em baixo, encontras a lista completa dos vencedores e as percentagens de cada categoria.


MELHOR CONCURSO OU REALITY-SHOW
Dança com as Estrelas (TVI) | 29.76% 
Joker (RTP1) | 27.98%
Pesadelo na Cozinha (TVI) | 16.7%
Apanha se Puderes (TVI) | 10.39% 
 Casados à Primeira Vista (SIC) | 10.04% 
 Cosido à Mão (RTP1) | 5.12%



MELHOR PROGRAMA DE HUMOR
Levanta-te e Ri (SIC) | 25.95%
Donos Disto Tudo (RTP1) | 25.26%
Missão: 100% Português (RTP1) | 23.23%
D'Improviso (SIC) | 13.48%
Terra Nossa (SIC) | 7.54%
Cabaret da Coxa: Especial (Sic Radical) | 4.54%


MELHOR MAGAZINE OU TALK-SHOW 
5 para a Meia-Noite (RTP1) | 70.26%
Você na TV (TVI) | 15.32%
Júlia (SIC) | 5.16%
Late Night Secret (TVI) | 3.9%
Cá por Casa (RTP1) | 2.79%
Fugiram de Casa de Seus Pais (RTP1) | 2.57%



MELHOR PROGRAMA CULTURAL 
Cartaz Cultural (SIC) | 44.02%
Visita Guiada (RTP2) | 24.85%
Cinemax Curtas (RTP2)| 16.86%
Curso de Cultura Geral (RTP2) |5.7%
Siga o Coelho Branco (RTP2) | 4.78%
Super Diva - Ópera para Todos (RTP2) | 3.79%


MELHOR APRESENTADORA ENTRETENIMENTO 
Filomena Cautela (RTP1) | 52.05%
Cristina Ferreira (TVI) |31.56%
Diana Chaves (SIC) | 9.44%
Júlia Pinheiro (SIC) | 3.84%
Sílvia Alberto (RTP1) | 2.37%
Catarina Molder (RTP2)0.75%


MELHOR APRESENTADOR ENTRETENIMENTO 
Vasco Palmeirim (RTP1) | 27.52%
Manuel Luís Goucha (TVI) | 26.53%
César Mourão (SIC) | 22.91%
Rui Unas (SIC Radical) | 11.46%
Herman José (RTP1) | 9.48%
Santiago Lagoá (TVI) | 2.1%



MELHOR ESPAÇO DE INFORMAÇÃO OU DOCUMENTÁRIO 
Repórter TVI - Quando tudo Falha (TVI) | 26.89%
Sexta às 9 (RTP1) | 21.37%
Vidas Suspensas (SIC) | 19.32%
Deus e o Diabo (TVI) | 12.76%
All Aboard - Dentro da Eurovisão (RTP1) | 10.78%
A Procuradora (SIC) | 8.88%



MELHOR JORNALISTA FEMININO 
Clara de Sousa (SIC) | 37.37%
Ana Leal (TVI) | 27.02%
Ana Sofia Cardoso (TVI) | 14.68%
Conceição Lino (SIC) | 11.1%
Cristina Esteves (RTP1) | 4.96%
Rita Marrafa de Carvalho (RTP1) | 4.88%



MELHOR JORNALISTA MASCULINO 
Rodrigo Guedes de Carvalho (SIC) | 34.70%
José Alberto Carvalho (TVI)| 34.48%
Bento Rodrigues (SIC) | 18.02%
Pedro Mourinho (SIC) |7.39%
Joaquim Sousa Martins (TVI) | 4.31%
José Carlos Castro (CMTV) | 1.09%



MELHOR TELENOVELA 
Valor da Vida (TVI)| 29.57%
Alma e Coração (SIC) | 21.3%
Jogo Duplo (TVI) | 18.54%
Paixão (SIC) | 12.1%
Vidas Opostas (SIC) | 9.59%
O Sábio (RTP1) | 8.9%



MELHOR ATRIZ (TELENOVELA) 
Rita Pereira (TVI) | 31.16%
Dalila Carmo (TVI) | 19.35%
Joana Santos (SIC) | 17.56%
Fernanda Serrano (TVI) | 15.84%
Soraia Chaves (SIC) | 10.02%
Manuela Couto (SIC) | 6.08%



MELHOR ATOR (TELENOVELA)
José Condessa (TVI) | 37.12%
Diogo Infante (TVI) | 29.3%
Renato Godinho (SIC) | 11.69%
João Jesus (SIC) | 9.66%
João Lagarto (TVI) | 7.64%
João Arrais (SIC) | 4.59%



MELHOR SÉRIE OU MINISSÉRIE 
A Teia (TVI) | 46.5%
1986 (RTP1) | 19.33%
Onde Está Elisa? (TVI) | 11.51%
3 Mulheres (RTP1) | 9.38%
Sara (RTP2) | 9.34%
Circo Paraíso (RTP1) | 3.95%



MELHOR ATRIZ (SÉRIE OU MINISSÉRIE) 
Mafalda Marafusta (TVI) | 44.39%
Victoria Guerra (RTP1)| 21.91%
Maria João Bastos (RTP1) | 11.47%
Gabriela Barros (RTP1) | 9.25%
Beatriz Batarda (RTP2) | 9.05%
Ana Cristina Oliveira (TVI) | 3.93%



MELHOR ATOR (SÉRIE OU MINISSÉRIE) 
Diogo Morgado (TVI) | 54.4%
Nuno Lopes (RTP2) | 12.97%
Eduardo Madeira (RTP1) | 11.45%
José Raposo (RTP1) | 8.41%
Marco D'Almeida (TVI)| 7.02%
Adriano Carvalho (RTP1) | 5.74%


MELHOR SÉRIE INTERNACIONAL 
La Casa de Papel (Netflix) | 60.71%
This Is Us (NBC) | 13.16%
Elite (Netflix)| 9.62%
The Handmaid's Tale (Hulu) | 6.52%
You (Netflix) | 6.43%
The Haunting of Hill House (Netflix) | 3.56%



MELHOR MÚSICA DE GENÉRICO
Believer - Imagine Dragons (A Teia)| 37.01%
Chorando Ficou - Blaya (Valor da Vida) | 20.47%
Alma e Coração - Carlão, Moullinex e Silk (Alma e Coração) | 18.01%
Electrificados - João Só, Lena D'Água, Catarina Salinas (1986) | 11.82%
Vida Tão Estranha - Rodrigo Leão (Vidas Opostas) | 10.39%
Marigold - Nice Weather for Ducks (Verão M) | 2.31%


PRÉMIO REVELAÇÃO – TELEVISÃO 
Rita Pereira | 29.05%
Margarida Serrano| 22.98%
Madalena Almeida17.65%
Laura Dutra | 12.14%
João Gadelha |7.22%
Miguel Moura e Silva |4.32%
Filipe Matos | 4.06%
Carina Caldeira | 2.57%



MELHOR PROJETO DIGITAL 
Maluco Beleza | 36.88%
Erro Crasso | 26.36%
Comunidade Cultura e Arte | 14.67%
MathGurl | 9.02%
CoffeePaste | 6.59%
Fumaça | 6.48%



MELHOR FILME (LONGA-METRAGEM)
Pedro e Inês | 49.37%
Parque Mayer| 21.03%
Soldado Milhões | 17.12%
Aparição | 7.31%
Raiva | 2.89%
O Labirinto da Saudade | 2.28%


MELHOR FILME (CURTA-METRAGEM) 
3 Anos Depois | 28.37%
Sheila | 21.81%
Self Destructive Boys | 13.23%
Fidalga | 12.75%
Entre Sombras | 12.35%
Sleepwalk | 11.49%


MELHOR FILME INTERNACIONAL
A Star is Born| 36.02%
Bohemian Rhapsody | 28.76%
The Incredibles 2 | 20.79%
Roma | 7.9%
The Favourite | 4.73%
Shoplifters | 1.8%


MELHOR REALIZAÇÃO
António Ferreira | 32.04%
Gonçalo Loureiro | 19.62%
Teresa Villaverde | 19.03%
Filipa Reis e João Miller Guerra | 17.58%
Fernando Vendrell | 7.29%
Manuel Mozos | 4.44%



MELHOR ATRIZ PRINCIPAL
Daniela Melchior | 28.68%
Joana de Verona | 27.56%
Margarida Vila-Nova | 25.51%
Diana Marquês Guerra | 9.94%
Isabel Ruth | 4.88%
Ana Vilaça | 3.43%



MELHOR ATOR PRINCIPAL
Diogo Amaral | 56.81%
Igor Regalla | 19.7%
João Arrais | 12.39%
João Cravo Cardoso | 5.05%
Francisco Froes | 3.67%
Rui Neto | 2.37%



MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA 
Rita Blanco | 54.02%
Catarina Furtado | 17.55%
Ana Bustorff | 10.64%
Anabela Teixeira | 7.6%
Ana Cristina Oliveira | 5.94%
Rita Cabaço | 4.25%


MELHOR ATOR SECUNDÁRIO 
José Fidalgo | 45.44%
Vítor Norte | 30.61%
Raimundo Cosme | 7.34%
Miguel Borges | 6.42%
Adriano Luz | 5.17%
Rui Morrison| 5.03%


PRÉMIO REVELAÇÃO - CINEMA
Alba Baptista| 34.21%
Miguel Nunes| 18.64%
Anna Eremin| 14%
Miguel Raposo | 9.34%
João Cachola | 8.42%
João Veloso | 6.25%
Justin Amorim | 5.56%
Flávio Ferreira | 3.57%

"Play - Prémios da Música Portuguesa": Eis a lista completa dos vencedores

$
0
0
Resultado de imagem para premios play rtp

Apresentada por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves, a primeira gala dos Play - Prémios da Música Portuguesa teve lugar esta terça-feira no Coliseu dos Recreios em Lisboa e foi emitida em direto pela RTP1.

Ao longo da noite, foram distinguidos os melhores da música nacional e internacional, divididos por doze categorias, sendo a de Melhor Canção escolhida pelo público, que atribuiu o troféu a Estradas do Céu de Valas e Raquel Tavares.

Conhece, agora, a lista completa de vencedores:

Melhor Grupo
Dead Combo

Melhor Álbum Fado 
“Maria” de Carminho

Melhor Artista Solo 
Dino d’Santiago

Melhor Canção
'Estradas no Céu' feat. Raquel Tavares e Valas

Melhor Álbum
“Mundo Nôbu” de Dino D’Santiago

Artista Revelação
Conan Osiris

Melhor Videoclip
'Amor em Tempo de Muros' de Pedro Abrunhosa

Prémio Lusofonia
Matias Damásio – 'Nada Mudou'

Melhor Canção Internacional
Kendrick Lamar– 'All The Stars' (com SZA)

Melhor Artista Internacional
Kendrick Lamar

Prémio da Crítica
Dino d’Santiago

Prémio Carreira
Carlos do Carmo

Camila Cabello estreia-se no cinema como Cinderela

$
0
0
Foto: variety

Camila Cabello vai fazer a sua estreia no cinema, como atriz, numa nova abordagem da história do clássico conto de fadas -Cinderela. 

A trama, que transportará a história para a atualidade, foi reimaginada por James Corden, ator e apresentador, que será também um dos produtores do filme.

Os detalhes estão a ser mantidos em segredo e não há data de estreia, mas o estúdio Sony Pictures colocou o projeto a avançar a grande ritmo.

Com 22 anos, a artista norte-americana irá também colaborar na composição e produção das músicas originais para o filme, que será escrito e realizado por Kay Cannon.

COMING UP | Grey's Anatomy

$
0
0

Esta foi uma das maiores aventuras a que me desafiei no mundo das séries. Em um mês e meio assisti a 14 temporadas de Grey’s Anatomy. Mas muitos me perguntam: Porquê? A resposta é simples. Sou um fã super assíduo de How to get away with Murder, uma das séries da Shondaland, produtora da série médica mais longa da história e de outras. Nos intervalos entre temporadas comecei a ver Scandal, a “segunda filha” de Shonda Rhimes para o canal americano ABC, e na expectativa de perceber se todo aquele ambiente dramático e misterioso se mantinha em Grey’s decidi começar a aventura de ver mais de 300 episódios. 

Parti com bastantes preconceitos, devo confessar. A longevidade da série, as críticas ao enrolar dos vários plots e a velha história de que tudo se resumia ao envolvimento sexual entre os vários cirurgiões faziam com que perdesse vontade de sequer começar a assistir. Mas, o primeiro episódio agarra qualquer um, a maneira como as personagens conseguem garantir que ganhemos interesse em saber mais sobre eles faz com que quando dermos por isso já tenhamos passado metade da segunda temporada. Isso deve-se muito ao grupo carismático que se junta. O George está destinado a ser para sempre um dos queridos do público, a Izzie quebra muito bem estereótipos presentes à época e é a primeira a dar a entender que há ali muito por contar. A Christina é brilhante, o humor dela consegue carregar às costas até o episódio mais longo, e o Alex é o bad boy por quem demoramos mais a sentir apresso, mas que tem todo o mérito de virar completamente a opinião do espectador de temporada para temporada. 

A história é uma verdadeira "montanha russa", pelo menos nas primeiras 9 temporadas. Na minha opinião, tudo acontece de uma maneira muito encadeada e até as tão faladas mortes de personagens são meio de nos agarrar. Há algumas gralhas e repetições. Mas há muito mais de bom que de mau, e só a partir da 10 temporada chegamos ao momento em que perdemos o “fogo” de continuar a ver. 



Quando terminei a 14º Temporada, a maioria das pessoas perguntou-me qual foi o meu episódio favorito. Não consigo decidir entre alguns momentos altos da história, mas a queda do avião foi para mim o momento mais alto da série e também aquele em que agradeci mais por ter visto a série em maratona e não da forma natural. 

E já que falamos em maratonar, para mim esta foi uma vantagem. É inegável que a partir da 10ª Temporada o argumento começa a não aguentar o peso da idade e fica com algumas dificuldades em arranjar novas histórias para a vida de personagens como Alex Karev, Miranda Bailey, Richand Weber ou até da própria Meredith a quem já tinha acontecido um pouco de tudo. A introdução de novos personagens nestas temporadas também foi mais oco que nas anteriores em que a profundidade era um ponto alto. Contudo, como ainda tinha bem presente a fase de ouro de Grey’s Anatomy não me afetou tanto assim esta mudança repentina para um ritmo mais lento, visto que ainda continuava com muita vontade de ver onde tudo isto ia parar. 



Por fim, falar que tenho sim uma personagem favorita, a Miranda Bailey que consegue ser o ponto de equilíbrio entre a profissão e a vida pessoal fazendo com que a série não perca parte importante da sua premissa: Ser um drama médico. 

Esta é uma série de empatia, que consegue agarrar quem estiver predisposto a passar longas horas em frente ao ecrã, mas deixo um conselho: Não se foquem na história de Meredith, há personagens tão mais interessantes e histórias que vos vão apaixonar muito mais.

Cristina Ferreira com participação especial na série "Golpe de Sorte"

$
0
0
Foto: atelevisao

Cristina Ferreira fará uma participação especial na nova produção da SIC "Golpe de Sorte".

Na trama, a apresentadora dará vida a ela própria, e irá entrevistar Céu, papel de Maria João Abreu, a protagonista da história que, depois de 40 anos a vender fruta na praça, ganha o Euromilhões.

Esta não é a primeira vez que Cristina Ferreira faz uma participação numa novela. Já o tinha feito algumas vezes na TVI, ao lado de Manuel Luís Goucha. Desta vez, a tarefa será só sua.

As cenas serão gravadas nos estúdios da "Casa da Cristina".

José Condessa e Bárbara Branco interpretam "Romeu e Julieta"

$
0
0
Foto: inatel

José Condessa e Bárbara Branco vão estar no Teatro da Trindade, em Lisboa, a partir da próxima quarta-feira, 17 de abril, a protagonizar "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. 

Foi Diogo Infante, ator e diretor do Teatro da Trindade Inatel, que já havia contracenado com ambos  noutros projetos, que decidiu juntar a dupla, reconhecendo o enorme potencial que ambos revelaram.

A peça, com encenação de João Mota, terá direito a uma Estreia Solidária, uma iniciativa conjunta da Fundação INATEL, do Teatro da Trindade e do Teatro da Comuna, em que a receita reverterá na integra a favor do Hospital Geral da Machava, um dos intervenientes locais nas ações de ajuda humanitária às vítimas de Moçambique.

O casal de atores vai partilhar o palco com Carlos Paulo, Diogo Tavares, Eduardo Breda, Francisco Sales, Gonçalo Botelho, Guilherme Filipe, Hugo Franco, Luís Garcia, Manuela Couto, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão, Patrícia Resende e Rogério Vale. 




Foto: ecultura

Daniela Ruah de volta à ficção nacional em "A Espia"

$
0
0
Foto: direitos reservados

Depois de 11 anos de ausência, Daniela Ruah está de volta à televisão portuguesa, e à ficção nacional, como protagonista da nova série da RTP - "A Espia".

A história passa-se durante a Segunda Guerra Mundial, e Daniela Ruah interpretará uma agente dupla que trabalha, tanto para os Aliados, como para os nazis.

Realizada por Jorge Paixão da Costa, e com argumento de José de Pina e Rui Cardoso Martins, "A Espia"é uma produção da própria RTP, em parceria com a Ukbar Filmes.

A série terá oito episódios, e as gravações decorrem entre maio e julho, tendo como cenário Lisboa, Porto e algumas regiões de Espanha. 

Fora de Casa | 11 a 24 de abril

$
0
0


Quinzenalmente, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para as semanas de 11 a 24 de abril.



Resultado de imagem para ii expo canina ponte de lima
(imagem Blogue do Minho)

II EXPO CANINA | PONTE DE LIMA

Ponte de Lima acolhe, nos dias 13 e 14 de abril, das 9 às 18 horas, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, a Exposição Canina Nacional e Internacional, numa organização do Município de Ponte de Lima com o apoio do Clube Português de Canicultura.
Estarão presentes cerca de 1500 cães para disputar o Certificado Nacional e Internacional ao Campeonato de Beleza da Canicultura.
Em simultâneo, decorrem duas Exposições Internacionais da Felinicultura, e uma Prova para o Campeonato Nacional de Agility.




Resultado de imagem para berro festival de teatro
(imagem C. M. Mafra)

BERRO FESTIVAL | ERICEIRA

A primeira edição do BERRO – Festival de Teatro decorre em Abril, nos dias 12, 13 e 14, em Mafra.
Este BERRO nasce pelas mãos de três companhias de teatro distintas - FAÍSCA TEATRO, TEATRO UMANO e BRUTA, por amor às artes teatrais, e pela vontade de continuar a explorar novos caminhos proporcionando, a todos os seus visitantes, 3 dias repletos de ofertas, nesta que é uma das maiores vertentes do mundo das artes performativas.
A não perder, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, pelas 21.30 horas.




esta vida é uma cantiga cartaz.jpg
(imagem O Informador)

"ESTA VIDA É UMA CANTIGA" | ESTORIL

"Esta Vida é uma Cantiga", o musical da ArtFeist Produções Artísticas, regressa aos palcos, numa versão atualizada, e encontra-se em cena no Auditório do Casino Estoril.
Este espetáculo reúne os maiores êxitos do teatro e cinema em Portugal contando, para a sua interpretação, com Henrique Feist, Marta Alves, Susana Félix e Valter Mira, numa celebração dos 150 anos do Teatro de Revista e dos 80 anos do Cinema Musical em Portugal.
Sessões de quinta a sábado, pelas 21.30 horas, e domingos às 17 horas, até ao final de maio.




Imagem relacionada
(imagem Turismo do Porto)

"I’M YOUR MIRROR" | PORTO

O Museu e Parque de Serralves recebe Joana Vasconcelos, com a exposição "I’m Your Mirror", que pode ser visitada até 24 de junho.
Esta mostra reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, que inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a "Cama Valium", "A noiva", "Burka", "Coração independente vermelho", "Marilyn" e "Lilicoptère", assim como novos trabalhos, especialmente criados para esta mostra, como "Finisterra", "I’ll Be Your Mirror" ou "Solitário", todos estes já de 2018.
"I’m Your Mirror" estende-se do museu até aos jardins do Parque de Serralves através de monumentais esculturas de exterior, que prometem surpreender todos os que por elas passarem.




A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, árvore, ar livre e natureza
(imagem Facebook)

SALTO | AVEIRO

Os Salto apresentam ao vivo o novo disco de originais "Férias em Família", que conta com 9 temas, entre os quais, os singles "Rio Seco" e "Teorias". 
Neste concerto, os Salto vão celebrar uma nova era, que traz consigo uma mudança de sonoridade e uma inevitável maturação. Além das canções do novo disco, a banda recupera algumas das canções mais marcantes dos trabalhos anteriores "Salto" e "Passeio das Virtudes", como "Deixar Cair", "Por Ti Demais", "Mar Inteiro" ou "Lagostas".
A não perder, no dia 20 de abril, pelas 21.30 horas, na Sala Principal do Teatro Aveirense.




B de Dança
(imagem Visit Portugal)

B DE DANÇA | BRAGA

Em abril, a dança invade todos os palcos e enche a Avenida Central de ritmo e movimento.
O B DE DANÇA, evento organizado pelo Município de Braga, em parceria com várias escolas de dança bracarenses, promete uma semana intensa e carregada de energia positiva.
De 20 a 29 de abril, a cidade enche-se de actividades para todas as idades, como workshops, aulas abertas, exibições, concursos e espectáculos das diferentes propostas do mundo da dança, num vasto e eclético programa que celebra e exalta o Dia Internacional da Dança.
Para além da Avenida, a dança invadirá outros espaços emblemáticos como o Theatro Circo, Auditório Vita, Museu Nogueira da Silva, o Conservatório Calouste Gulbenkian e Casa dos Crivos, entre outros.




Easter Fun Day | Páscoa 2019
(imagem Evensi)

EASTER FUN DAY | LAGOA

O Coelho da Páscoa chega ao Carvoeiro Clube De Ténis, no dia 20 abril, a partir das 10.30 horas, com muitos jogos, animação e diversão para as crianças.
Entre as diversas avtividades, os mais novos poderão encontrar: castelo insuflável, pinturas faciais Zig Zag, trabalhos manuais, jogos, barbecue, música, espetáculo de arara e muitas outras.
A entrada para os adultos é grátis, enquanto as crianças pagam 3 euros.




Exposição de Ilustração Digital, de Sara Teixeira
(imagem Visit Portugal)

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO DIGITAL | GUARDA

Estará patente, até ao dia 11 de maio, no Teatro Municipal da Guarda, a Exposição de Ilustração Digital, de Sara Teixeira, onde a artista apresenta alguns dos seus mais famosos trabalhos, 
Apaixonada pela cor, pelas formas, e sobretudo pela comunicação de ideias, seguiu sempre uma vertente artística na sua formação dedicando-se, em simultâneo, à sua grande paixão - a ilustração - vendo reconhecido o seu trabalho com prémios, e expondo por diversas vezes em Paris.
Sara Teixeira criou as imagens de marca "J'Aime Paris", "Eu Amo Aveiro" e "Eu Amo Lisboa", para murais e painéis de azulejo, assim como criações para Eder Lopes, Cuca Roseta, Tiago Monteiro, entre outras grandes personalidades. 


Fora de Casa - Edição 110
Por Marta Segão

Livro de Cristina Ferreira nomeado para prémio internacional

$
0
0

Foto: youtube

O livro "Falar (Inglês) é Fácil", lançado o ano passado por Cristina Ferreira, é um dos cinco finalistas de um dos maiores prémios da língua inglesa.

Os ELTons Innovation Awards, concedidos anualmente pelo British Council, reconhecem e celebram a inovação no campo do ensino de inglês. 

O livro da apresentadora foi um dos escolhidos, de entre 150 projetos, de 45 países, e dá várias dicas dos professores de Cambridge, sobre como aprender esta língua.

Os vencedores serão anunciados a 10 de junho em Londres.

Morreu a cantora Dina

$
0
0
Foto: Sapo Mag
Faleceu, esta quinta-feira à noite a cantora Dina que, desde 2006, lutava contra uma fibrose pulmonar. A artista tinha 62 anos.

Ondina Maria Farias Veloso nasceu no Carregal do Sal, a 18 de Junho de 1956 e tornou-se conhecida pela sua participação no Festival RTP da Canção em 1982. Em 1992, venceu o concurso com o tema "Amor de Água Fresca", ficando em 17º lugar no Festival Eurovisão da Canção, na Suécia. 

Ao longo da sua carreira, a intérprete de "Há Sempre Música Entre Nós" e "Amor de Água Fresca" lançou vários álbuns que marcaram a música portuguesa: "Dinamite (Dina)" (1982), "Aqui e Agora" (1991), "Guardado em Mim" (1993), "Sentidos" (1997), "Guardado em Mim 2002" (2002) e "Da Cor da Vida" (2008).

Dina estava à espera de um transplante de pulmão desde janeiro de 2018. Apesar da doença ter sido diagnosticada há 12 anos, a situação agravou-se o ano passado.

A última vez que subiu ao palco foi em 2016, num espetáculo em que celebrou 40 anos de carreira. A despedida aconteceu devido ao seu problema de saúde. Nessa data, 15 músicos portugueses subiram ao palco do Teatro São Luiz, em Lisboa para homenageá-la.

"A Nossa Tarde". Novo programa de Tânia Ribas de Oliveira estreia dia 22 na RTP1

$
0
0
Foto: Direitos Reservados

Está revelado o nome do novo programa das tardes da RTP1. A Nossa Tarde estreia no dia 22 de abril e será emitido de segunda a sexta, com apresentação de Tânia Ribas de Oliveira. Cada emissão, em direto, contará com uma duração aproximada de 90 minutos.

A Nossa Tarde trata-se de um formato “mais emocional, com mais presença na rua, mais histórias de pessoas e sem rubricas fixas”, anunciou José Fragoso. 

“É um programa desenhado para a Tânia. Pode-se, por exemplo, homenagear uma grande figura e ter inúmeros convidados. A novidade é que ela pode encarnar uma profissão e ver como funcionam as coisas, por exemplo, numa padaria ou na polícia”, acrescenta o diretor de programas da estação pública.

O novo formato de Tânia Ribas de Oliveira substitui o Agora Nós na programação da RTP que, atualmente, é apresentado por Vanessa Oliveira. O formato chega ao fim no dia 17 de abril, quarta-feira, sendo depois substituído pelo especial Tradições da Páscoa até à estreia de A Tarde é Nossa.

Foto: Direitos Reservados

COMING UP | The Chilling Adventures of Sabrina

$
0
0


Depois de uma primeira parte focada na família e na aceitação, Sabrina Spellman regressa com a sua história para tocar pontos fortes da atualidade: O empoderamento feminino e a autodescoberta.

Há espaço para bem mais que feitiços e conversas satânicas sobre a Igreja da Noite, na segunda parte da série da Netflix. O foco é fazer crescer os seus personagens num ritmo semelhante ao percurso adolescente, mas mergulhado num universo fantástico. Saltámos o período de introdução, e se já conhecemos Harvey, Hilda, Zelda, Ross, Susie, e todos os outros, é hora de lhe dar camadas, de os desenvolver. Vamos imaginar que toda a série é uma alegoria ao crescimento, a primeira leva de episódios foi o início da puberdade com as pequenas descobertas em destaque, já os novos episódios representam o desenvolvimento e construção de personalidade.

Claro que Sabrina não é linearmente uma alegoria. Contudo, praticamente todos os membros do círculo íntimo da jovem bruxa encontraram algo novo sobre si próprios no desenrolar do plot. Susie talvez seja uma das transformações mais impactantes. Inspirada pelos ensinamentos da avó, como nos é revelado anteriormente, descobre a coragem para assumir quem realmente é. Susie dá lugar a Theo, um jovem rapaz que habita no corpo de uma rapariga e que tem de enfrentar o Bullywing para se conseguir afirmar. Pelo meio, surge a mensagem da igualdade de género e o fim da representação do que é feminino e masculino.


A luta contra o preconceito caminha de mão dada com toda a trama. A misoginia e desvalorização da mulher é um dos lemas, que começa logo no primeiro episódio com Sabrina a concorrer ao lugar de Top Boy, uma espécie de Delgado de Turma dos estudantes do Coven da Academia das Artes Ocultas. Os discursos de Blackwood, o Sumo Sacerdote da Igreja da Noite, a mulher-objeto, o assédio, e o estereótipo. Tudo é abordado de forma séria como chamada de atenção para uma questão que em pleno século XXI continua a existir. Em cada episódio conseguimos encontrar uma trajetória de uma personagem que tenha sido alvo da subjugação. Os estereótipos são usados como inspiração para o argumento que brinca com os ciúmes e com a inveja alheia.


O fim do mundo volta a ser a base de tudo. Cansado destas repetições de temas? Calma! Bem ao género de Supernatural, Lúcifer desce à terra, mas com prioridades renovadas. Sim ele quer gerar o apocalipse, mas primeiro coroar Sabrina como Rainha dos Infernos. Sim, vamos conseguir aplicar muita da mitologia que Sam e Dean Winchester nos ensinaram, desta vez num universo alternativo em que o próprio inferno e seus devotos se viram contra o criador. A dinâmica é diferente e apesar dos pontos comuns, o que encontramos é apenas uma justificação para as ações da Professora Wardwell, ou melhor Lillith.

Zelda e Hilda continuam a ser destaques no elenco com toda a sua dose de humor negro, mas também pelo seu desenvolvimento pessoal, na descoberta de novos objetivos. Assim como Prudence que nesta seasondescobre que nem sempre o que mais queremos é o melhor para nós. Numa série cujo público-alvo são adolescentes, Prudence é a representação da repressão dos pais, enquanto Blackwood, é um exagero da forma como um pai pode influenciar as decisões dos filhos.


The Chilling Adventures of Sabrinaintensifica a mesma abordagem noir e estilo narrativo de Riverdale. Apesar de se arrastar no início. Falta-lhe uma base sólida para conseguir avançar sem estar constantemente a autoexplicar-se. No entanto, a partir de meio da temporada seguimos um percurso inverso com um desenrolar de histórias em catadupa. Tudo aparece, tudo acontece. Pode até gerar algum desconforto, pois tudo é resolvido de forma abrupta. Mas não é. Há espaço para criar um elo em tudo o que acontece sem quebrar convenções.

Com parte 3 e 4 em produção, o produtor Roberto Aguirre-Sacasa já nos fez concluir que os acertos vão continuar a existir, num olhar atento às minorias e a questões bem polémicas, mas com a leveza de um drama teenager.


COMING UP | Game of Thrones - O início do Fim

$
0
0


O Inverno chegou, depois de tanto tempo de espera, a HBO acabou com o tormento dos fãs. A oitava temporada de uma das sagas que mais impactou a Cultura Pop na atualidade está de regresso para o capítulo final. A guerra do trono termina agora, mas quem vence?

14 de abril de 2019 é a data que lançou a primeira flecha para o fim da epopeia. Num episódio de uma hora tudo avança a um ritmo um pouco mais acelerado ao que estamos habituados nas histórias de George R. R.  Martin mas sem deixar escapar uma "migalha" do futuro. Ou será que deixou? Jon Snow e Daenerys chegam a Winterfell, depois de o filho adotivo de Ned Stark se ter ajoelhado perante a Mãe dos Dragões e lhe ter cedido o comando do Norte. Visivelmente apaixonados, o casal prepara-se para ter de se impor perante a desconfiança do povo e a revolta de Sansa. Mas Varys, que incorpora os ouvidos dos Sete Reinos numa só pessoa deixa bem claro que algo maior poderá ameaçar o casal: “Nada dura para sempre”, garante o conselheiro logo nos primeiros minutos do episódio.



O capítulo deixa já uma certeza: Esta será uma seasonde encontros. Personagens que, apesar de protagonistas, dividem as suas lutas sem nunca se cruzarem vão ter palco para o fazer agora. Quem se distanciou vai agora reencontrar-se. Arya é uma das personagens que se prepara para enfrentar o seu passado novamente. Depois de sete temporadas de treinamento, raiva e de ter sobrevivido a vários conflitos, a jovem reencontra-se com Jon Snow, mas não só… Gendry, o interesse amoroso da jovem Stark volta a dividir plateau com a guerreira. The Hound, que pertence à famosa lista de pessoas a quem Arya pretende tirar a vida, também rumou ao Norte e logo no primeiro episódio tem o seu frente-a-frente com a personagem de Maise Williams.

fan service em algumas questões. Lyanna Mormont que fez sucesso na sétima parte da obra está de regresso para servir de voz do povo sobre Daenerys. Mas não é a única com monólogos épicos, Tyrion tem o seu momento de defesa do herói com um discurso sobre a postura e personalidade do Bastardo. Por outro lado, Jon Snow monta pela primeira vez um dos dragões da herdeira dos Targaryan num passeio “romântico” com a sua rainha.



O arranque parece ter sido um prelúdio para mostrar o ritmo diferente que a história se propõe a apresentar. Tudo é muito bem envolvido, como de resto já era esperado, com cada narrativa a seguir o seu rumo. Não há nenhum desfecho, nem sequer se sentem, ainda, sinais do final. Exceto, claro, pelo facto de que todas as personagens que acompanhamos durante todos estes anos estarem finalmente a convergir no mesmo espaço e tempo.

O primeiro passo está dado, com a maestria de conquistar o coração e imaginação dos fãs, mas será que seis episódios não são pouco tempo de antena para uma obra com um contexto tão grande como Game of Thrones?

FOX Comedy celebra aniversário de "Os Simpsons" com maratona da série

$
0
0
Foto: direitos reservados

A série "Os Simpsons" irá celebrar o seu 30º aniversário no final do ano, mas a FOX Comedy antecipa a comemorações com uma emissão especial, durante três dias.  

A 19 de abril, à meia noite, começa a ser emitida a primeira temporada da série. As 24 horas seguintes são exclusivamente dedicadas a ela. No domingo, dia 21, às 17.45 horas, o canal transmite a antestreia dos seis primeiros episódios da 30.ª temporada.

A série já ganhou vários prémios e menções, como um Peabody Award, 28 Emmy Awards, 29 Annie Awards, cinco Genesis Awards e sete Environmental Media Awards.

"Os Simpsons" tiveram também uma versão em cinema, têm um parque temático na Universal Studios, e receberam uma estrela na Walk of Fame em Hollywood.

Já foi, entretanto, anunciado que, apesar da fusão entre Walt Disney Company e 21st Century Fox, a animação será renovada para mais duas temporadas. 

"Quero-te Tanto!": comédia de Vicente Alves do Ó estreia esta semana

$
0
0
Foto: starsonline

"Quero-te Tanto!", o novo filme do realizador Vicente Alves do Ó, inspirado na história verídica de um casal de assaltantes, no Alentejo, estreia esta quinta-feira nos cinemas portugueses.

"Quero-te Tanto!"é uma comédia romântica, que conta a história de um casal lisboeta que descobre que vai ser pai, e tenta fazer um assalto para resolver os seus problemas financeiros, mas acaba por ser detido.

Da produtora Ukbar Filmes, em coprodução com a TVI, o filme conta com a participação dos atores Pedro Teixeira e Benedita Pereira, como protagonistas, e ainda Dalila Carmo, Fernanda Serrano, Paulo Pires e Alexandra Lencastre, entre outros.

Francisco Adam morreu há 13 anos

$
0
0

Foi a 16 de abril de 2006 que Francisco Adam, o ator que ficou conhecido com a personagem Dino em Morangos com Açúcar, faleceu de uma forma trágica. 

Treze anos depois da sua morte, o jovem que morreu aos 22 anos ainda é recordado pelos fãs da série.  

Francisco Adam sofreu um aparatoso acidente de viação numa reta da Estrada Nacional 118, em Alcochete. Regressava de uma sessão de autógrafos em Coruche, na madrugada do domingo de Páscoa. 

No mesmo dia, a TVI emitiu o último episódio de Morangos com Açúcar 3 - Férias da Páscoa, que obteve um dos melhores resultados de sempre da série, com 18.7% de audiência média e 50.7% de share.

Mais tarde, a 2 de maio, foi para o ar o episódio que marcou o desaparecimento de cena de Dino. A viagem de balão de ar quente prevista para a declaração de amor a Susana (Diana Chaves) foi alterada pela produção, que preparou uma despedida simbólica e emotiva. 

Na história, Susana chegou atrasada ao encontro com Dino e o rapaz despediu-se do seu amor atirando o chapéu do balão, partindo sozinho naquela que seria a sua última viagem. Depois, os atores do elenco juntaram-se e despediram-se de Francisco Adam, numa cena marcante.


"Bons Sons": Luísa Sobral, Dino D'Santiago e Tiago Bettencourt em destaque na edição de 2019

$
0
0
Foto: Festivais Verão

O BONS SONS é um festival de música portuguesa na aldeia de Cem Soldos, em Tomar. Ocorre de 8 a 11 de agosto e o grande objetivo é a promoção dos talentos musicais nacionais, explorando tantos os géneros tradicionais, como as interpretações modernas, com artistas de várias gerações em 8 palcos.
Para além da música, o festival também organiza workshops e atividades para todas as idades, assim como oportunidades de emprego e formação que têm como objetivo manter a juventude ocupada na região. Este ano a lotação do festival foi reduzida a 35 mil pessoas, para garantir que a aldeia seja vivida de uma forma perfeita, seja durante os concertos, durante os passeios, as pausas ou na utilização de serviços e atividades do festival.
Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais:
  • PASSE 4 DIAS:
    • 30€ - até 31 de dezembro;
    • 35€ - entre janeiro e março;
    • 45€ - entre abril e julho;
    • 50€ - agosto (também disponível nas bilheteiras do recinto);
  • Bilhete Diário:
    • 22€ - entre abril e julho;
    • 25€ - agosto (também disponível nas bilheteiras do recinto).



Viewing all 14888 articles
Browse latest View live